Aulas à distância atendem nova demanda de mercado

Geral


Com quatro cursos de nível superior e 200 vagas disponíveis, o polo da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) em Tupã, localizado no prédio da antiga estação da Fepasa, facilitou o acesso aos estudos de quem não tinha condições de pagar por uma faculdade particular e ainda com a oferta de novas disciplinas.
O encontro presencial dos alunos acontece quinzenalmente. Os alunos recebem o conteúdo das aulas em  apostilas, contam com fórum de discussão, e tutor on-line. Para aumentar a interação e a discussão sobre os temas abordados no curso, alunos criaram grupos de turmas em um aplicativo, para tirar dúvidas sobre as aulas.
“O conteúdo me surpreendeu. Por ser um curso à distância, pensei que seria algo mais superficial e sem muito aprofundamento. Mas superou minhas expectativas”, disse o assessor parlamentar e aluno do curso de gestão pública, Paulo Nakayama.
No curso de gestão pública, Nakayama ressaltou que muitos alunos já possuem contato com a vida pública. “A maioria está lapidando os conhecimentos que já tinham e se aperfeiçoando”, disse.

A grade curricular do primeiro semestre do curso conta com a disciplina de inglês, comunicação, expressão e redação oficial, e sociedade Estado e governo. O curso de gestão pública dura 8 semestres (quatro anos) e o diploma será emitido pela Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo).
Paulo Nakayama se formou em jornalismo em uma faculdade com aulas presenciais. Ele destacou que a diferença ao estudar em uma faculdade à distância é a presença imediata e constante de professores e alunos para a eliminação de dúvidas. “Na faculdade presencial, você conta com o professor e alunos sempre ao seu lado, com a possibilidade de realizar debates. Nesse caso, você vive mais o conteúdo. Já na faculdade à distância é necessário se adaptar a uma nova rotina de estudos e se disciplinar. O contato com alunos e professores é mais distante”, afirmou.
Uma das vantagens de estudar no ensino público à distância, segundo o jornalista, é contar com acesso gratuito de livros, na biblioteca virtual. “Temos um acervo com mais de mil livros na área que estamos estudando, disponíveis para baixar gratuitamente”, disse.
Em Tupã, a Univesp conta com quatro cursos de nível superior e 200 alunos - 50 em cada curso. 
Os cursos oferecidos no polo da Univesp de Tupã são de engenharia de computação, pedagogia, licenciatura em matemática e tecnólogo em gestão pública, oferecido em parceria com a Fatec.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias