Caio Aoqui é o prefeito em exercício mais jovem

Policial


Ao assumir a prefeitura no último final de semana, o vice-prefeito Caio Aoqui (PSD) tornou-se o prefeito em exercício mais jovem da história de Tupã. 
Com a licença do prefeito José Ricardo Raymundo (PV) no último sábado, dia 9, Aoqui assumiu a prefeitura e fica  até o próximo sábado, dia 16, dia em que Raymundo retornará de viagem.
Segundo o artigo 59 da Lei Orgânica do Município, o prefeito poderá se licenciar do cargo, mediante autorização legislativa, para tratar de interesse particular desde que o afastamento não ultrapasse 45 dias por ano. Ou seja, o afastamento de  Raymundo está dentro do prazo exigido pela legislação. O prefeito também poderia estar fora do município, sem se afastar do cargo, mas teria que ser responsável pela assinatura de documentos. Nesse caso, o vice-prefeito não poderia assinar documentações, sem o licenciamento do prefeito, pois precisaria do poder de gestão para isso. 
O prefeito em exercício disse que nesse período a prefeitura não encaminhará projetos para análise da  Câmara Municipal. “Vamos continuar com os mesmos trabalhos. Só iremos publicar um decreto regularizando a atividade de vendedores ambulantes para o Tupã Junina”, afirmou.
Aoqui disse, porém, que assumir a prefeitura “é um sonho de criança”.
O prefeito em exercício disse que, diferente de outras crianças da sua idade, em vez de jogar futebol, por exemplo, brincava de eleições com a sua irmã e seu primo já falecido. “Eu sempre vencia as eleições, porque eu votava em mim e minha irmã também”, disse.
Aos oito anos de idade, quando ainda residia em Arco-Íris, Caio Aoqui quase fez o então prefeito José Luiz da Silva responder por crime eleitoral. “O juiz eleitoral da época, Reynaldo Mapelli, chamou a atenção do José Luiz, porque havia ‘santinhos’ seus colados de forma irregular nos postes da cidade. Mas era eu quem colava, sem saber que isso era errado”, ressaltou.

Levantamento
Segundo levantamento feito pelo setor de apoio técnico e operacional da prefeitura, Manoel Gaspar, que nasceu no dia 2 de fevereiro de 1955, assumiu a Prefeitura de Tupã no dia 1º de janeiro de 1997, aos 41 anos; Jesus Guimarães, que nasceu no dia 17 de maio de 1945, assumiu a prefeitura no dia 1º de fevereiro de 1983, aos 37 anos; Thiago Santos nasceu no dia 20 de novembro de 1977, assumiu a prefeitura, interinamente, no dia 26 de março de 2013, aos 35 anos; e Caio Aoqui, que nasceu no dia 11 de fevereiro de 1991, assumiu a prefeitura, interinamente, no dia 9 de junho de 2018, aos 27 anos.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias