Capadócia, um pedaço da Turquia que merece ser melhor explorado

Variedades


GB Edições

22/4/2021 - Com o agravamento da pandemia em todo o mundo e a escassez de vacinas, o melhor que se tem a fazer no momento é evitar longas viagens, principalmente as internacionais. Mas vale a pena pesquisar e planejar uma viagem inesquecível para assim que for seguro. E a dica desta semana é a Capadócia, uma verdadeira pérola na Turquia.
A Capadócia é uma região turística importante, e em tempos normais atrai visitantes do mundo inteiro que querem desbravar as magnificas paisagens do local. Por lá o turismo foi impulsionado a partir da década de 1940 quando foi realizado um importante trabalho sobre as igrejas da região e isto atraiu a atenção para aquela região.
Nos anos de 1980 se verificou avanços na área de infraestrutura para receber visitantes principalmente em hotelaria, sendo que as novas construções são integradas à paisagem original, procurando sempre preservar o patrimônio. Por isso, quem visita o local pode observar que alguns edifícios, construídos segundo os padrões modernos de arquitetura, parecem encravados nas formações vulcânicas.  
A culinária, produtos artesanais confeccionados em cerâmicas e materiais têxteis são atrações à parte que chamam muito a atenção do visitante. O balonismo é uma das principais atividades turísticas da Capadócia; admirar tantas belezas naturais do alto é uma experiência inesquecível.  Inúmeros balões coloridos costumam sobrevoar a região e oferecem espetáculo extra também para quem está em terra.
Se você gostou e quer dar uma espiadinha em tudo isso, a boa notícia é que já tem agência de turismo oferecendo pacotes de viagens para esta magnifica região.
Faça uma pesquisa e programe sua viagem para quando a pandemia passar. Os brasileiros não precisam de vistos para entrarem na Turquia, apenas passaporte válido; também são aceitas as carteiras de habilitação brasileira e por isso é muito fácil alugar um carro por lá. Na Capadócia as estradas são bem sinalizadas e o tráfego seguro, apesar da aridez daquela região.
Sendo uma das regiões mais antigas do mundo, a Capadócia é um destino turístico bastante procurado. O local está localizado na Anatólia, bem no centro da Turquia, e chama a atenção principalmente por suas construções encravadas nas pedras. Por ali peregrinaram os primeiros cristãos que se beneficiaram dos abrigos subterrâneos para escaparem da perseguição impetrada pelo então poderoso Império Romano. Vale a pena se debruçar um pouco sobre a rica história da região, que passou por várias guerras que buscavam o controle do território que ficava na chamada Rota da Seda, importante via de comércio do precioso tecido e de outros produtos.
Atualmente, a Capadócia compreende uma área de aproximadamente quinze mil quilômetros quadrados e a população beira a um milhão de habitantes; o território que fica ao Sul de Ürgüp é  um dos mais procurados quando o assunto é turismo.
As suas características geológicas são o resultado de fenômenos vulcânicos e da erosão natural que formaram uma paisagem única; existem cidades subterrâneas e inúmeras habitações e igrejas encravadas nas rochas, muitas delas com afrescos maravilhosos, tanto que desde o ano de 1985, o Parque Nacional de Göreme foi declarado pela Unesco Patrimônio Mundial da Humanidade e é muito popular na Capadócia, apresentando a maior concentração de construções religiosas em cavernas de toda aquela região.
As atividades vulcânicas datam dez milhões de anos e foram se depositando às lavas basálticas muito resistentes. Com o passar do tempo, alterações climáticas abriram fendas e o solo desagregou-se, a água e a neve infiltraram-se acentuando a erosão, isolando cones de material mais resistente e escavando o solo formado de material mais macio. É digno de nota os cones formados de rocha basáltica e por lá chamados de “chaminés das fadas” porque são coroados por grandes pedras planas, que podem aparecer isoladamente ou em grupos. Sem dúvida alguma, uma paisagem única no planeta.
Além disso, tais caprichos da natureza também originaram vales forrados de tufo, um tipo de rocha bem macia que se desfaz formando zonas planas e poeirentas e esculpindo novas formas na paisagem. É importante lembrar que as atividades vulcânicas foram interrompidas há milhares de anos, no entanto a erosão continua e, dia a dia, vai dando novos contornos à arquitetura, obrigando a população a se adequar às mudanças.

A Capadócia é terra natal de alguns santos, entre eles São Jorge. Como dito anteriormente, a região foi palco de muitas guerras; no Século XVIII, o grão vizir Paxá fez de Nevsehir, sua aldeia natal, a capital regional da Capadócia e assim continua até os dias atuais. O curioso é que Nevsehir é apontada como sendo uma das comunidades mais ricas da Turquia, apesar de sua aparência modesta, sem nenhuma ostentação de riqueza.
Sem dúvida alguma uma viagem inesquecível!

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade