Caps atende pacientes de três municípios

Geral


A Prefeitura de Tupã inaugurou o Caps II (Centro de Apoio Psicossocial), no mês de setembro de 2017, com atendimentos a pacientes com problemas psiquiátricos, na Rua Iracema, 100.
A unidade atende uma população de cerca de mais de 70 mil habitantes, dos municípios de Tupã, Arco-Íris e Queiroz.
O serviço tem limite de atendimento, podendo receber, por dia, até 45 pacientes com transtornos mentais considerados graves. O Caps II atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, contando com equipe multidisciplinar para isso.
De acordo com a Prefeitura de Tupã, até o mês de setembro do ano passado (data em que comemorou um ano de atendimentos na unidade), 5.257 atendimentos foram distribuídos pela equipe técnica multiprofissional. No mesmo período, 408 pacientes eram acompanhados pelo serviço, distribuídos pelas três modalidades de tratamento existentes, que são Intensivo, Semi-Intensivo e Não Intensivo.
O  CAPS II é um serviço de referência para as pessoas que apresentam intenso sofrimento psíquico, que lhes impossibilita de viver e realizar seus projetos de vida.
São atendidas, preferencialmente, pessoas com transtornos mentais severos ou persistentes, ou seja, pessoas com grave comprometimento psíquico, incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) e também crianças e adolescentes com transtornos mentais.
Com a medida, a prefeitura busca “desmistificar” o conceito “saúde mental” dos pacientes, segundo o conceito oficial. Os pacientes com transtornos mentais de menor gravidade serão atendidos pelos postos de saúde do município. Os casos de maior complexidade serão encaminhados para o Caps II.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias