Ensino médio: Educação entrega versão final do currículo paulista

Geral


2/7/2020 - A Secretaria Estadual da Educação encaminhou ontem, quarta-feira (1º), ao Conselho Estadual da Educação, a versão final do currículo paulista referente ao ensino médio. O documento foi construído de maneira conjunta, desde o ano passado, com seminários regionais que envolveram mais de 160 mil estudantes e 18 mil professores.
Neste ano, a Seduc organizou seis seminários online, com a participação de 70 mil profissionais da rede para discutir o texto. No total, o documento recebeu contribuições de 98.856 representantes da sociedade civil, além de professores e estudantes.
O resultado é um currículo alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2018 pelo Ministério da Educação, às diretrizes para construção dos itinerários formativos e aos desejos dos estudantes do século 21.
Com sua nova formulação, o currículo pretende transformar e dar mais sentido à etapa final da educação básica, elevando índices de aprendizagem e diminuindo taxas de evasão.  
Na próxima etapa, o texto receberá os ajustes do Conselho Estadual e seguirá para homologação do secretário.
A implementação ocorrerá de forma escalonada, a partir de 2021, aos alunos das 1ª séries do ensino médio. Em 2022, aos alunos das 1ª e 2ª séries, e em 2023 aos estudantes de todo o ciclo, incluindo as PEI, a EJA e o ensino médio noturno. Hoje a rede estadual de São Paulo possui 1,2 milhão de alunos matriculados no ensino médio em mais de 3.700 escolas.  
 
A estrutura

O currículo paulista do ensino médio foi estruturado em duas vertentes: a formação básica de todas as áreas do conhecimento; e a dos itinerários formativos.

Os alunos terão como opção 11 itinerários formativos:
- Quatro áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza);
- Formação técnica e profissional;
- Seis áreas do conhecimento integradas (linguagens e matemática; linguagens e ciências humanas; linguagens e ciências da natureza; matemática e ciências humanas; matemática e ciências da natureza; ciências humanas e ciências da natureza).
Os alunos devem escolher o itinerário formativo de acordo com seu projeto de vida e as possibilidades ofertadas pelas escolas.
O aprofundamento curricular a ser ofertado na escola será uma decisão da equipe gestora, junto aos professores, a partir do estudo de demanda feito com os estudantes.
A oferta de itinerários formativos irá acontecer para todas as turmas de ensino médio, inclusive nas escolas do Programa de Ensino Integral (PEI), na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no ensino médio noturno.
Os componentes do Inova Educação, como as disciplinas eletivas, tecnologia e inovação e projeto de vida, também farão parte dos itinerários.
 
Formação
de professores
e material didático

Para garantir a implementação do currículo nas escolas, a Seduc vai investir em formação de professores e na construção de materiais didáticos.

 

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