Funai não libera recursos para coordenadorias

Geral


A Coordenação Técnica Local (CTL) da Funai (Fundação Nacional do Índio), localizada na Rua Zico Macorim, 475, poderá ser fechada por falta de funcionários.
Depois de praticamente 40 anos trabalhando em reservas em todo o Brasil, Luiz Gonzaga de Almeida Santos, coordenador técnico da Funai e único funcionário destacado nesse tempo todo, requereu sua aposentadoria.
 
Não se sabe ainda como a situação vai ficar, assim que o pedido for deferido. A hipótese mais provável, porém, é que a unidade seja desativada, diante da total falta de interesse do governo federal atualmente pelas questões indígenas.
Para começar, a Coordenação Técnica Local da Funai funciona em um espaço cedido pela Sasmt, em sua sede. A maior parte dos equipamentos foi conseguida por Luiz Gonzaga, que não tem recursos para manutenção.
Ao longo dos últimos anos, os principais programas de apoio aos índios ficaram à míngua, diante da falta de repasses de recursos financeiros e materiais. Muitas vezes, mesmo o deslocamento do coordenador, é feito com recursos próprios.
A coordenação da Funai em Tupã é responsável pela Aldeia Vanuíre, no município de Arco-Íris, onde moram cerca de 220 índios de diversas etnias, como kaingang, krenac, terena, fulniô e aticum, e pela Aldeia Icatu, no município de Braúna, onde residem cerca de 180 indígenas.
Embora o governo federal ignore as atribuições, é de competência da Funai promover a educação básica aos índios, demarcar, assegurar e proteger as terras por eles tradicionalmente ocupadas, estimular o desenvolvimento de estudos e levantamentos sobre os grupos indígenas. 
 
O órgão ainda tem a responsabilidade de defender as comunidades indígenas, de despertar o interesse da sociedade nacional pelos índios e suas causas, gerir o seu patrimônio e fiscalizar as suas terras, impedindo as ações predatórias de garimpeiros, posseiros, madeireiros e quaisquer outras que ocorram dentro de seus limites, e que representem um risco à vida e à preservação desses povos.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias