IPVA: Arrecadação registrou alta de 6% em 2019

Economia


O município de Tupã arrecadou no ano passado R$ 12.828.334,43 em repasses do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
Segundo dados da Sefaz (Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo), o valor apresentou aumento de 6,08% em relação ao ano de 2018, quando o município arrecadou R$ 12.093.071,24 com repasses estaduais do imposto.
O valor foi positivo, mesmo com a desvalorização da frota, inclusive para o imposto no ano passado, por conta da renovação da frota. Com mais carros novos circulando, maior é o valor a ser pago pelos proprietários.

Pagamento
Hoje, quinta-feira, dia 16, vence o prazo para o pagamento integral, com desconto de 3%, ou da primeira parcela do IPVA de 2020 para os veículos com final de placa 6. O calendário segue até 22 de janeiro para os veículos com placa final 0, desconsiderando os finais de semana.
A quitação pode ser de três maneiras: à vista com desconto de 3% (janeiro), à vista sem desconto (fevereiro) ou em três parcelas, de janeiro a março, de acordo com a data de vencimento da placa. Para efetuar o pagamento, basta se dirigir a uma agência bancária credenciada com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor), e realizar o recolhimento do IPVA 2020.
O contribuinte pode utilizar os terminais de autoatendimento, os guichês de caixa, pela internet ou débito agendado, ou outros canais oferecidos pela instituição bancária para fazer o pagamento. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas.

Cartão de crÉdito

É possível quitar o IPVA 2020 com cartão de crédito nas empresas credenciadas pela Secretaria da Fazenda e Planejamento. As operadoras financeiras conveniadas têm autonomia para definir o número de parcelas e adequar a melhor negociação com o contribuinte.
Para mais informações, os proprietários dos veículos podem entrar em contato com a secretaria pelo telefone 0800-170110 (por telefone fixo), (11) 2450-6810 (exclusivo para chamadas por telefone móvel) e pelo canal Fale Conosco, no portal.fazenda.sp.gov.br.

Licenciamento
Antecipado
Para antecipar o licenciamento anual, deverão ser quitados integralmente todos os débitos que recaiam sobre o veículo, compreendendo o IPVA, a taxa de licenciamento, o prêmio do Seguro DPVAT e, se for o caso, multas de trânsito.

Imposto

O IPVA é um imposto anual pago pelos proprietários ou possuidores de veículos. O valor do IPVA é calculado com base no valor do veículo e sua quitação é um requisito para o licenciamento. Vale lembrar que 20% dos recursos arrecadados com o IPVA são destinados para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e o remanescente do valor é repartido 50% para o Estado e a outra metade para o município de registro do veículo. A quota parte estadual vai compor o orçamento anual e, dessa forma, destinar-se-á às diversas áreas de atuação do Estado, dentre as quais, a saúde, a educação, a segurança pública e a infraestrutura.

 

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade