Mobilidade urbana: Plano Diretor prevê construção de um anel viário

Geral


Com um fluxo de veículos cada vez mais intenso, principalmente nas proximidades dos trevos de acesso ao município, Tupã busca alternativas que possam melhorar a mobilidade urbana,  desafogando  o trânsito em regiões onde o tráfego de veículos se torna cada vez mais lento e com registro de muitos acidentes.
Este é o caso do trevo principal, com acesso pela J. E. Ari Fernandes, projetado no início da instalação da cidade, quando não se imaginava a situação atual. Esta via, além de estreita, conta com diversas empresas dos mais diversos ramos, incluindo oficinas e borracharias.
O secretário Municipal de Planejamento, Valentim César Bigeschi, disse que desde o ano de 2009 a construção de um anel viário é um projeto que já consta no sistema viário municipal. “O Plano Diretor possui esse tratado e cabe às administrações futuras realizar o projeto. Mesmo que seja em etapas”, afirmou.
Bigeschi explicou que deverão ser construídos vários anéis viários no município, mas o maior, em termos de recursos e extensão, é o projeto de um anel viário com interligação entre o 3º Distrito Industrial, fazendo contorno pelo Câmpus da Unesp, proximidades do Frigorífico Estrela, aeroporto, rotatória do aeroporto e acesso à Rodovia “Comandante João Ribeiro de Barros”, a SP-294, proximidades da Base da Polícia Militar Rodoviária”.

Cabe ressaltar que, além dos recursos que deverão ser aplicados na construção do anel viário, a prefeitura deverá, ainda, realizar as desapropriações das áreas que serão utilizadas para a implantação do projeto, o que irá encarecer ainda mais as obras. Estima-se que o valor dessa obra seja de aproximadamente R$ 50 milhões.
Indicação
No ano de 2012, o ve-reador Antônio Alves de Sousa,  “Ribeirão”, um dos autores da proposta, apresentou indicação, com base em um abaixo-assinado, com cerca de 300 assinaturas de moradores, que solicitavam a construção de um anel viário no município.
Na indicação, o pedido era referente à implantação de um sistema de anel viário interligando a SP-294, nas proximidades da Polícia Rodoviária, com as proximidades do antigo Thermas, estrada vicinal Tupã-Queiroz, zona Leste, sendo concluído no 3º Distrito Industrial com acesso à rodovia.  “Em razão do alto custo dessas obras, isso poderia ser feito em etapas, mas começando no trecho inicial deste pedido, proporcionando um acesso mais rápido e adequado aos veículos agropecuários pesados que diariamente buscam acesso entre a SP-294 e a vicinal rumo à Queiroz, tudo isso em face do grande volume de tráfego de caminhões, carretas e treminhões que vão ao Frigorífico Estrela, Granja Yabuta e Usina de Açúcar e Álcool de Queiroz, entre outras propriedades rurais localizadas nesta movimentada estrada vicinal”, afirmou o vereador.
A proposta estabelece que a obra deve ser feita  rapidamente, pois o tráfego pesado de veículos é realizado pela área urbana,  obrigando estes veículos adentrarem através do trevo do IBC, passando pela Rua Brasil sentido até a Rua Timborés, a qual se tornou uma importante via de ligação entre o centro de nossa cidade e as regiões da Vila Abarca.
De acordo com o vereador, o local também se tornou ponto de referência de tráfego para quem necessita ir até as chácaras localizadas nas proximidades e no loteamento do aeroporto, com intensa movimentação de veículos e motos.  Portanto, decorrem daí os motivos pelos quais a Rua Brasil e a Rua Timborés, assim como parte da Avenida Tamoios, não estarem mais suportando o tráfego tão intenso e pesado, trazendo inúmeros transtornos a um número bem elevado de moradores”, destacou.
A Planta Geral da Estância Turística de Tupã já conta com a previsão de implantação de um anel viário que possibilitará a interligação da Rodovia SP-294 com a Vicinal Tupã-Queiroz, afastando o tráfego de caminhões das áreas centrais, tendo marco inicial a via marginal localizada nas proximidades do 3º Distrito Industrial, necessitando apenas e tão somente de recursos para a realização desta grandiosa obra, com a implantação de infraestrutura necessária e, logo após, de pavimentação asfáltica e demais serviços de urbanismo.

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