Praça ‘Sérvulo de Castro’ deve receber melhorias

Geral


Em uma área de 1.600 m², a Praça “Sérvulo de Castro”, que fica na Rua Iporans com Rua Tupinambás, em frente a escola “Anísio Carneiro”, também deverá receber os trabalhos de restauração, conforme projeto da Secretaria Municipal de Obras e Planejamento. 
Atualmente, a praça possui playground e quiosques para jogos e lazer. “Os serviços preliminares de manutenção foram realizados nos equipamentos da praça. No momento, a prefeitura aguarda a chegada de materiais para finalizar e complementar o serviço. Também será feita a substituição dos equipamentos muito degradados”, informou também, em nota, a Secretaria de Planejamento. 

Ainda segundo a secretária de Obras, Jeane Rosin, logo que foi implantado o projeto da praça, inaugurada em 2008, ainda no governo do professor Waldemir Lopes, passou também por projetos de revitalização. Depois, com o governo passado, segundo Rosin, as praças não receberam as devidas manutenções. “No governo de 2008 a 2012, em que atuei, fizemos constantes manutenções, até o final do governo. Depois, entrou outro governo, que não deu a devida atenção e as praças não receberam manutenção. Agora, com o atual governo, encontramos essa situação crítica dos espaços”, lamentou a secretária.

Atualmente, a Secretaria de Planejamento e Obras prossegue com o projeto de revitalização das praças. 
“A intenção é que consigamos reformular boa parte dos espaços, até o final do ano, dentre eles, os espaços públicos, rotatórias, praças e parques”, citou a secretária Jeane Rosin. 
O projeto começou pela Praça dos 100 Anos da Imigração Japoensa e, depois, passou para o Parque Linear. Também foi feita a pintura, limpeza e troca de iluminação na Praça “Anísio Carneiro”, no chamado “Circuito do Findalinha. E, depois, a equipe seguiu para a Praça Dom Bosco. “Na Praça Dom Bosco, demos uma pausa para revitalizar alguns aspectos da Praça da Bandeira, que recebeu o Tupã Junina. Agora, a equipe volta para a Praça Dom Bosco, para o término. Depois, vai para a praça da Marajoara e Parque do Atleta”, informou ainda a secretária. 

Conforme o orçamento, a intenção é passar por todos os espaços e praças públicas até dezembro. 
Recentemente, a Praça “Sérvulo de Castro” também foi alvo de moradores de rua e viciados, que utilizavam o espaço de forma inadequada. “Fizemos uma limpeza geral, porque a praça estava ocupada por moradores de rua e viciados em drogas. Fizemos uma ação em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, uma intervenção e orientação para essas pessoas. A ideia é recuperar aquele espaço e devolvê-lo à comunidade”, reforçou Rosin.

Ainda segundo Jeane, se tiver espaço ideal, a pasta deverá instalar também aparelhos de ginástica ao ar livre na Praça “Sérvulo de Castro”.
Em nota, a pasta informou também que o arquiteto da prefeitura, Luís Henrique de Souza, esteve no local e conversou com os andarilhos e moradores de rua da região. “Conforme os mesmos, a intervenção no playground não se tratava de uma moradia, mas sim de uma brincadeira das crianças da região. A prefeitura fez o fechamento do playground e recolheu o material”. 

Por fim, a secretária Jeane Rosin destacou a importância dos cuidados e preservação dos espaços públicos. “Principalmente por ser uma estância turística, as praças precisam ser bonitas, acolhedoras e possibilitar seu uso. É preciso criar essa mentalidade de cuidar das praças, preservar os espaços. Os prefeitos vão embora, os secretários vão embora, nossos cargos são passageiros, mas a cidade fica. Esses espaços são da população e devem ser preservados”, finalizou a secretária Jeane Rosin. 
Com isso, ganha a cidade e os seus moradores. Não se deve esquecer que Tupã é uma estância turística, que deve cuidar bem de seus espaços, para que atendam as expectativas não só de seus moradores, mas também dos visitantes.

E cabe aos moradores tomar os devidos cuidados, não só na manutenção mas também para evitar os atos de vandalismo, que têm sido cada vez mais comuns nos espaços públicos.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade