Saúde alerta sobre riscos de dengue neste período

Geral


O Ministério da Saúde divulgou no final de semana um alerta com recomendações contra possíveis criadouros do mosquito “Aedes aegypti”, que transmite a dengue, zika vírus e febre chikungunya, para pessoas que viajam durante um período mais prolongado, como acontece no carnaval. 
 
A preocupação se justifica porque o ciclo de reprodução do vetor do ovo até a forma adulta, leva em média apenas uma semana.
 
O principal pedido é para que os moradores, antes da saída, sempre façam uma vistoria para eliminar os recipientes que possam acumular água parada, servindo como criadouro do mosquito.
 
O ciclo de reprodução do mosquito pode levar de 5 a 10 dias. Por isso, mesmo em uma viagem curta, é preciso estar atento. Qualquer recipiente esquecido no quintal pode facilmente se tornar um foco do mosquito e afetar toda a vizinhança. 
 
Por isso, basta atentar e verificar se a caixa d’água está vedada, a calha totalmente limpa, pneus sem água e em lugares cobertos, garrafas e baldes vazios e com a boca virada para baixo, entre outras pequenas ações que podem evitar o nascimento do mosquito.
 
Neste ano, por enquanto, Tupã não registrou ainda nenhum caso positivo de dengue. Manter a doença distante, porém, depende da ação de cada um.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias