SAÚDE : Programa de castração de cães e gatos fêmeas já conta com 580 inscrições

Geral


O programa de castração da Secretaria Municipal de Saúde teve início no dia 4 de fevereiro e disponibilizou 600 vagas de inscrições. Até o momento, já foram preenchidos 580 cadastros para a castração gratuita de cães e gatos fêmeas. As inscrições seguem até acabarem as 20 últimas vagas disponíveis.
De acordo com o responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Robson Luís Pereira, os interessados em realizar o cadastro devem comparecer na Secretaria de Saúde, munidos de documento com foto e comprovante de residência e, no ato da inscrição, preencher um formulário com informações sobre o pet. “O cadastramento é feito exclusivamente na secretaria, onde o responsável pelo animal receberá uma guia com o agendamento da data da castração”, explicou. Vale lembrar que com a data agendada, o responsável será encarregado de levar o pet à clínica onde o procedimento será realizado.
Robson contou que a cota é de 100 castrações por mês. Portanto, os moradores podem realizar sua inscrição até que todas as vagas sejam preenchidas. “É muito importante que a população que ainda não se cadastrou não perca tempo, pois restam apenas 20 vagas que serão preenchidas rapidamente. As vagas das pessoas que se cadastraram e não compareceram no dia marcado, serão remanejadas”, explicou.

Animais machos
A prefeitura também oferece de forma gratuita o serviço de castração de cães e gatos machos. No entanto, o procedimento, que é realizado no Centro de Zoonoses, ainda não teve início.  “Estamos reestruturando este serviço com profissionais capacitados. Em breve, divulgaremos a data de início”, disse o responsável pelo CCZ.
 
Importância da
castração
A castração é um procedimento que dura em média 20 a 40 minutos. Consiste na retirada dos testículos dos machos e dos ovários e do útero das fêmeas. A cirurgia é segura e favorece a rápida recuperação do animal, sendo executada com anestesia geral, o que proporciona o mínimo de desconforto.
Os cães e os gatos podem ser castrados a partir dos seus 4 meses de idade, sem que isso interfira no seu desenvolvimento normal. Também não há limite de idade para que a cirurgia seja feita.
Além do controle populacional, a castração evita a incidência de várias doenças, como tumores de próstata e de mama, e também ajuda a moldar o comportamento em relação à agressividade e à demarcação de território.
Vale lembrar que uma cadela com filhotes recém-nascidos precisa esperar de 30 a 40 dias para ser castrada. Para gatos, o procedimento exige mais rapidez, pois, enquanto as cadelas entram no cio a cada 6 meses, uma gata pode ficar prenha ainda durante o período de amamentação.
Mais informações sobre as castrações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde pelo fone (14) 3404-2200 ou na Rua Paiaquás, 370.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias