jdiario@diariotupa.com.br

Semana da Solidariedade
Segunda noite de festa acontece hoje

          A 32ª edição da Semana da Solidariedade realiza hoje a sua segunda noite de atrações, às 20 horas, na Praça da Bandeira. O evento acontecerá até a próxima terça-feira, dia 21 de abril, feriado de Tiradentes, com shows, praça de alimentação e parque de diversões, que estarão à disposição do público para beneficiar as entidades filantrópicas e, assim, angariar fundos para os seus trabalhos sociais.
A estrutura montada no largo da Matriz recebe as entidades que estão responsáveis pelo setor gastronômico, que são: Apae, com a venda de bisteca, frango assado e filé cubano; Lions Clube Curumim (CIM), com arroz carreteiro, galinhada, mandioca frita e chouriço; Rotary Clube Tupã, com a venda de espetinho de carne bovina e de frango, sanduíche de pernil com porção de mandioca com bacon, milk shake de café, café gelado, sorvete de café e chá de frutas; e a Ong Artevidas, com a venda de cachorro-quente e acarajé.
As entidades AAART, Aapehosp/Casa do Garoto e Associação Dom Bosco vão fazer a venda de seus tradicionais produtos artesanais.

Parque de diversões
O parque de diversões, com brinquedos espalhados por diversos espaços da Praça da Bandeira, promete atrair os “baixinhos”, com muitas atrações também para os mais “altinhos”.
A estrutura do parque de diversões está montada entre o Paço Municipal e a Diretoria de Ensino.
Shows
Depois de conferir ontem o show com o cantor Guilherme de Paula, que ocorreu no palco do Espaço Cultural “José Anselmo Filho - Zé Pretinho”, o público contará neste final de semana com diversas atrações.
Na noite de hoje haverá show com o cantor Fernando Jacaré. Amanhã, sábado, dia 18, a conhecida dupla Mauro & Maicon se apresentará no palco de atrações. No domingo, dia 19, a dupla Matheus Minas & Leandro cantará suas principais canções.


Há 30 anos - 17 DE ABRIL DE 1985
Tancredo Neves está morrendo

          O presidente eleito Tancredo Neves está morrendo e tudo é só uma questão de horas. Já não existe qualquer esperança com relação ao seu estado clínico e só um verdadeiro milagre poderá reverter toda essa situação de angústia e de dor que assola o território brasileiro, que já começa a conhecer a triste experiência da orfandade.
Trinta e quatro dias depois da primeira cirurgia, realizada ainda em Brasília, Tancredo Neves sobrevive ainda hoje graças ao auxílio das máquinas. Os rins e os pulmões já não funcionam mais, e o coração é o único órgão vital que ainda demonstra uma ligeira resistência.
Tancredo Neves continua sob efeito de sedativos. A última vez em que esteve lúcido foi na manhã de sexta-feira. O respirador mecânico envia para os pulmões 90% de oxigênio e destes apenas 60% são processados. Com isso, os médicos apontam para a possível ocorrência de lesões. A frequência cardíaca está sendo mantida a 116 por minuto e a respiratória a 26. A pressão é de 14 por 6.


Meio Ambiente
Feriado terá coleta de lixo orgânico e reciclável

          A coleta de lixo orgânico assim como a coleta seletiva dos resíduos recicláveis ocorrerá normalmente durante a véspera e feriado de Tiradentes, dias 20 e 21, segunda e terça-feira que vem.
O secretário Municipal de Meio Ambiente, Renan Victor Pontelli, pede a colaboração da população para que descarte corretamente os resíduos de acordo com suas características, realizando a separação e a destinação correta, para facilitar a coleta pelos funcionários da pasta.
Lixo orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. Pode-se citar como exemplos de lixo orgânico: restos de alimentos orgânicos (carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos), papel, madeira, ossos, sementes e outros.
A reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou outro. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora. Alguns materiais recicláveis: plástico, papel, vidro, alumínio, ferro, garrafas PET e papelão, entre outros.
Qualquer reclamação ou sugestão, basta ligar para o telefone (14) 3496-3346.


Crônicas
Humildade, ato divino e esplendoroso!...
Concisa reflexão

         
(*) Dr. Emílio Gimenez

A humildade, como se sabe, é um dos mais nobres sentimentos ou dom cristão. A humildade exige da pessoa um alcance espiritual muito grande. O homem humilde tem como característica o modo de agir guiado pelo respeito, atenção e sensatez em relação à pessoa que se dirige. A simplicidade de tal pessoa se sobrepõe à soberba, pois a pessoa humilde tem conduta marcada pela modéstia e, em regra, com singeleza ela emite opinião pública sobre um fato ou fala com alguém pedindo ou ordenando que faça alguma coisa.
A pessoa simples, mesmo possuindo evidente e invejável capacidade intelectual e, bem assim, invulgar aptidão técnica e profissional sobre as demais, jamais subjuga ou humilha.
A humildade, então, é antônima da arrogância, esta pintada por cor preta, uma vez que a pessoa arrogante, em regra, por não possuir o privilégio de ser inteligente, capaz e sábio, para conseguir impor seu ponto de vista, faz uso habitual e reiterado de quando falar com alguém destratá-lo ou desprezá-lo.
A humildade não é, por assim dizer, sinônimo indicativo de pessoa covarde, que não enfrenta de frente uma situação ou um problema. Pelo contrário, é um ato sublime e próprio de pessoas que, ao nascer, já trouxeram consigo este maravilhoso dote humano.
O humilde, mesmo que ocupando o invejável cargo público ou mesmo ostentando uma situação financeira balanceada, jamais busca reduzir a capacidade de outrem, o que não acontece, em regra, com pessoa prepotente e petulante, que por força do cargo ou da riqueza, imagina ser superior ou diferenciado do seu semelhante.
Aliás, de conformidade com a doutrina cristã, a humildade é característica da pessoa que toma por base a si mesmo para ter consciência do que está realizando de bom, isto é, a própria nulidade diante de DEUS, a exemplo de Jesus (Filipenses 2:2-8).
Madre Calcutá se referindo à pessoa modesta disse: “a humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações, tem modéstia e ausência de orgulho e arrogância. A humildade consta praticamente em todos os textos bíblicos”, onde se diz que: “quem se humilha será exaltado e quem se exalta será humilhado”.
O humilde, por vezes, nem enxerga ou valoriza sua evidente capacidade, competência e sabedoria e, em regra, essas pessoas são extremamente vinculadas às coisas da cristandade, da humanidade, da fraternidade e da solidariedade, para com outrem que, por capricho do destino tem dificuldade para se colocar no meio social e profissional.
Com efeito, tomando-se como fonte de argumentação as premissas mencionadas, tem-se que a pessoa humilde é dotada pelos princípios éticos, sociais e bíblicos e possui em si espirito diferenciado, pois em regra, se relaciona com as pessoas com respeito, educação e atenção, dai, ser considerada por seus pares como um cidadão simples, porém, respeitado e admirado.

(*) Dr. Emílio Gimenez,
juiz da 3ª Vara Cível da Comarca de Tupã (SP)


Trânsito
Número de suspensões de CNH cai em Tupã

          O número de suspensões do direito de dirigir caiu 11% em Tupã, comparando o primeiro trimestre de 2014 com o mesmo período deste ano. O comparativo foi realizado pela reportagem do DIÁRIO com base nos dados repassados pelo Detran.SP.
O órgão do governo estadual informou que entre os meses de janeiro a março de 2014, 111 motoristas ultrapassaram os 20 pontos em suas respectivas CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) e perderam o direito de dirigir. No mesmo período de 2015, este número caiu para 99 notificações. As causas dessas ocorrências não foram informadas pelo departamento de imprensa do Detran.

A diminuição das suspensões está relacionada ao aumento do valor das multas e da pontuação, dependendo da infração praticada. Com receio de serem autuados, os motoristas passaram a se precaver contra as infrações de trânsito.
O Detran.SP destacou que o condutor que atingir ou ultrapassar 20 pontos no prazo de 12 meses, será notificado e responderá a um processo administrativo para suspensão do direito de dirigir, conforme determina a legislação federal de trânsito.
O órgão ressaltou que os condutores responderão ao mesmo processo caso cometam uma única infração gravíssima, que por si só pode gerar a suspensão da habilitação. “Como, por exemplo, conduzir depois de ter ingerido bebida alcoólica, praticar racha, pilotar moto sem o capacete e ultrapassar em mais de 50% a velocidade máxima permitida na via”, frisou.

Em todo o Estado, o condutor é notificado sobre a instauração do processo por correspondência enviada ao endereço de cadastro da CNH e por publicação no Diário Oficial do Estado.
Instâncias
para defesa

O motorista notificado pelo Detran.SP não tem o direito de dirigir suspenso imediatamente, pois a lei garante a ele o direito de apresentar defesa, conforme prevê a resolução 182 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Após receber a notificação, o condutor tem o direito de se defender contra o processo de suspensão nas seguintes instâncias: defesa prévia ao setor de pontuação do Detran.SP; recurso em 1ª instância à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) do Detran.SP; e recurso em 2ª instância ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran). “Além de recorrer do processo de suspensão, o cidadão tem o direito de recorrer das multas recebidas (também nas mesmas instâncias) que, juntas, resultaram na soma dos 20 pontos”, destacou o Detran.SP.
Vale ressaltar que o recurso das multas deve ser feito diretamente ao órgão autuador, que não é necessariamente o Detran.SP, podendo ser a prefeitura, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) ou a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O processo de suspensão só pode ser concluído após o trânsito em julgado da decisão administrativa. Ou seja, quando for julgado e o cidadão não recorrer ou quando não houver mais instâncias para recurso.

Recurso online

Os condutores podem apresentar defesa e recurso à Jari contra o processo de suspensão do direito de dirigir de forma online, pelo portal do Detran.SP. Basta acessar o endereço www. detran.sp.gov.br, criar login e senha, clicar em “Serviços Online” (selecionar CNH - Serviços de Habilitação) e, por fim, entrar na opção “Solicitar e acompanhar defesa e recurso de suspensão de CNH”.
Em seguida, deve-se preencher os argumentos de defesa e anexar os documentos necessários para o julgamento. Depois, o cidadão acompanha o andamento e o resultado (se foi deferido ou indeferido) também pelo portal.

Suspensão x
cassação

É preciso saber que suspensão e cassação não são palavras sinônimas. Em relação a essa dúvida que muitos motoristas possuem, o Detran.SP esclarece a diferenciação entre esses temas.
O período de suspensão do direito de dirigir varia de 1 a 12 meses, dependendo da gravidade das infrações cometidas. O período de cassação sempre é de dois anos.

Para reincidentes no período de 12 meses após o cumprimento da suspensão, as penalidades aplicadas variam de seis meses a dois anos.
O motorista terá a CNH cassada se dirigir durante o período de suspensão ou se for reincidente, no prazo de 12 meses, nas infrações previstas no inciso III do artigo 162 e nos artigos 163, 164, 165, 173, 174 e 175 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Quem tiver a CNH cassada, passados os dois anos, terá de se reabilitar, refazendo os exames teórico e prático, além dos exames médico e psicotécnico.

Curso de
reciclagem

Depois de cumprir a suspensão, o condutor terá a CNH de volta e poderá dirigir ao apresentar o certificado de conclusão do curso de reciclagem, que deve ser feito durante o período de suspensão.
Ao entregar a CNH, o Detran.SP emitirá um encaminhamento para o condutor fazer o curso de reciclagem de 30 horas.
O curso é oferecido pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs). Alguns estabelecimentos oferecem a modalidade de curso a distância: o aluno estuda o conteúdo em casa com uma apostila e depois faz uma prova no CFC.
Ao final do curso, o condutor deve fazer uma prova de 30 questões. Para ser aprovado e receber o certificado, é preciso acertar mais de 70% (pelo menos 21 questões).

Indicação de
condutor

Assim como o recurso de multas, a indicação de condutor deve ser encaminhada sempre para o órgão que registrou a autuação. A indicação deve ser feita quando o dono do veículo receber uma multa cometida por um terceiro que conduzia no momento em que a infração foi registrada. Desta forma, a pontuação referente à multa será inserida no prontuário do condutor que realmente cometeu a infração.
Mesmo enviando a indicação de condutor dentro do prazo e para o órgão correto, o dono do veículo que receber os pontos e for notificado sobre a instauração do processo de suspensão de CNH (no caso de esses pontos, somados aos que ele já possuía no prontuário, contribuírem para ultrapassar a pontuação máxima permitida), ele poderá recorrer contra a suspensão junto ao Detran.SP, comprovando que fez a indicação de condutor.
Os cidadãos podem obter informações sobre o processo de suspensão no portal do Detran.SP, na área de “CNH-Habilitação”> ”Suspensão do direito de dirigir”, no link a seguir: http://www. detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/habilitacao/fichaservico/suspensao.


Loterias
Prêmio da Mega vai a R$ 33 milhões

          Nenhuma aposta feita em todo o Brasil conseguiu acertar as seis dezenas do concurso 1.695 da Mega-Sena, que foram: 24, 36, 38, 43, 44 e 58. Com isso, o prêmio ficou acumulado em R$ 25.988.372,92, com estimativa de pagar, na noite de amanhã, R$ 33 milhões.
O valor acumulado para o próximo concurso de final zero (1.700) é de R$ 3.290.560,02. O acumulado para a Mega da Virada chegou a R$ 19.449.959,88.
A quina pagou R$ 22.201,93 para 128 apostas. Já a quadra premiou 8.910 apostas com R$ 455,64.
A arrecadação total do concurso foi de R$ 48.540.870,00.

Lotofácil

O concurso 1.196 da Lotofácil apresentou as dezenas 01, 02, 04, 06, 07, 08, 09, 11, 12, 16, 17, 18, 19, 20 e 23. Três apostas, de Betim/MG, São Leopoldo/RS e São Paulo/SP acertaram as 15 dezenas, com cada uma recebendo R$ 696.392,77.
A estimativa de prêmio para o sorteio do concurso 1.197, na noite de hoje, é de R$ 1.700.000,00.
O valor acumulado para sorteio especial da Independência chegou a R$ 39.059.790,16.
As demais faixas de prêmios foram: 14 acertos, 354 apostas ganhadoras, com R$ 1.815,89; 13 acertos, 15.957 apostas, com R$ 15,00; 12 acertos, 176.143 apostas, com R$ 6,00; e 11 acertos, 1.056.763 apostas ganhadoras, com R$ 3,00.
A arrecadação total foi de R$ 20.577.646,50.

Lotomania

O concurso 1.546, sorteado em Marília, apresentou as dezenas: 04, 08, 09, 17, 19, 25, 27, 35, 39, 43, 47, 51, 56, 61, 62, 73, 74, 75, 77 e 87. Não houve ganhadores nas faixas de zero e nem de 20 acertos. O prêmio ficou acumulado em R$ 1.760.799,49, com estimativa de pagar, na noite de amanhã, R$ 2.200.000,00.
O acumulado para o sorteio especial de Páscoa é de R$ 880.399,83.
As demais faixas de prêmios foram: 19 acertos, 7 apostas ganhadoras, com R$ 37.713,11; 18 acertos, 132 apostas, com R$ 1.999,94; 17 acertos, 1.417 apostas, com R$ 116,43; e 16 acertos, 8.288 apostas ganhadoras, com R$ 19,90.
A arrecadação total foi de R$ 5.354.646,00.

Dupla Sena

O concurso 1.376 da Dupla Sena sorteou, no 1º sorteio, as dezenas 01, 05, 19, 29, 39 e 49 e, no 2º sorteio, 01, 05, 16, 34, 35 e 43. Uma aposta, feita em Brasília/DF, acertou a sena no primeiro sorteio, recebendo R$ 2.177.368,49.
Como não houve ganhador no segundo sorteio, o valor, de R$ 189.669,83, ficou acumulado para o primeiro sorteio, no concurso 1.377, cujas dezenas serão conhecidas na noite de hoje. Se houver ganhador, ele levará R$ 400 mil.
No primeiro sorteio, a quina pagou R$ 2.188,50 para 65 apostas. Já a quadra premiou 2.748 apostas com R$ 49,30.
No segundo sorteio, a quina teve 39 apostas ganhadoras, com R$ 3.647,49. A quadra pagou R$ 50,66 para 2.674 apostas.
A arrecadação total foi de R$ 3.077.717,00.

Loteria Federal

O concurso 4.962 da Loteria Federal teve o primeiro prêmio distribuído em São Paulo/SP.
Confira abaixo os resultados:
1º prêmio - 22109 - R$ 300.000,00
2º prêmio - 41455 - R$ 18.600,00
3º prêmio - 13260 - R$ 18.300,00
4º prêmio - 31566 - R$ 18.000,00
5º prêmio - 18759 - R$ 17.067,00

Loteca

A Loteca do último final de semana teve apenas uma aposta ganhadora com 14 acertos, feita na cidade de Salvador/BA, que recebeu o prêmio de R$ 230.573,72. Já com 13 acertos foram 115 apostas ganhadoras, com R$ 613,77.
Para a rodada de jogos deste final de semana, a previsão de prêmio é de R$ 300 mil para quem acertar os 14 jogos.
A arrecadação total foi de R$ 1.229.334,50.



Postos de Saúde de Parnaso e da Santa Rita serão inaugurados na próxima semana

          Ampliando os investimentos em saúde, a prefeitura realiza na próxima semana a entrega de mais duas importantes obras para a população, na área de saúde.
De acordo com o prefeito Manoel Gaspar, no sábado da semana que vem, dia 25 de abril, a partir das 20 hora, acontece a inauguração das obras de reforma da Unidade Básica de Saúde da Vila Santa Rita de Cássia. E no dia seguinte, domingo, 26 de abril, também a partir das 10 horas, a prefeitura entregará a Unidade Básica de Saúde de Parnaso.
Segundo Gaspar, as obras vão garantir a melhoria da qualidade de atendimento da população, além de proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam na unidade. “Com a reforma e ampliação, as equipes das USFs de Parnaso e da Vila Santa Rita de Cássia terão mais condições estruturais para melhorar o atendimento da população, além de poder oferecer mais conforto para os pacientes atendidos no local”, afirmou.
Em Parnaso, a equipe, formada por dois agentes comunitários, um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem, um dentista e auxiliar de consultório dentário, um auxiliar de serviços gerais e um oficial administrativo, é responsável pelo atendimento de 100% da população do distrito.
Para a secretária Municipal de Saúde, Rosângela Urel Gaspar, com as obras de ampliação e reforma da USF de Parnaso, a prefeitura vai melhorar ainda mais o cuidado aos usuários, possibilitando um atendimento mais ágil e humanizado. De acordo com ela, antes das melhorias a unidade contava com apenas um consultório, que era dividido entre a equipe de enfermagem e médico, o que acabava provocando atrasos nos atendimentos.
A unidade, que atende uma média de 20 a 30 pacientes por dia, também não contava com sala para inalação, obrigando os usuários a serem atendidos no corredor.
Ainda segundo Rosângela, com a ampliação a USF de Parnaso contará com uma sala específica para a enfermagem e inalação, onde o paciente terá mais privacidade e comodidade para seu atendimento. A nova unidade também oferecerá uma ampla e arejada sala de recepção, com assentos novos e confortáveis. “O espaço, que antes contava com apenas um sanitário, passa a oferecer sanitário exclusivo para funcionários e outro sanitário destinado para os pacientes, já adaptado para atender também as pessoas com deficiência. Construímos ainda uma sala de vacinação climatizada, oferecendo mais conforto para os pacientes e também aos funcionários”, afirmou.

USF Santa Rita

Já a USF da Vila Santa Rita de Cássia, instalada na Rua Lázaro Mosquine, na região Sul da cidade, conta com uma equipe composta por um médico, um enfermeiro, quatro auxiliares de enfermagem, um oficial administrativo, um auxiliar de serviços gerais, sete agentes comunitários de saúde, um dentista e um auxiliar de consultório dentário, que atende uma população estimada em cerca de 4.500 pessoas.
Construída em 2001, no primeiro mandato do prefeito Manoel Gaspar, a unidade foi projetada especificamente para funcionar como posto de saúde, mas precisou ser ampliada e reformada para atender ao aumento da demanda. “Mesmo sendo construída com a finalidade de funcionar como uma unidade de saúde, o prédio já não atendia o aumento da demanda, que cresceu consideravelmente nos últimos anos. E pensando em satisfazer as necessidades dos pacientes e funcionários, o prefeito Manoel Gaspar providenciou a reforma e ampliação da unidade, favorecendo um melhor atendimento aos usuários e melhorando a assistência prestada”, destacou Rosângela.
Segundo a secretária de Saúde, a USF da Vila Santa Rita contará com uma ampla sala de recepção, com espaço e comodidade para todos os usuários. Outra melhoria será no atendimento aos moradores beneficiados pelo programa Vivaleite, que contarão com um local apropriado para receber o leite. A unidade também passará a ter o local adequado para a destinação do lixo, contribuindo para preservar a integridade do meio ambiente. “Além disso, o setor administrativo, que antes funcionava em uma sala adaptada nos fundo do prédio, receberá uma nova sala específica, melhorando e agilizando as questões burocráticas e auxiliando no atendimento da equipe. As obras de reforma e ampliação beneficiarão tanto a população como também os funcionários, que sentirão as melhorias no dia a dia”.



Novas inaugurações serão marcadas por homenagens

          USFs receberão nome de Josephina Pontelli e Catharina Ribeiro
Além de contribuir para a melhoria das condições de saúde da população, a prefeitura aproveitará a inauguração das Unidades Saúde da Família de Parnaso e da Vila Santa Rita de Cássia para prestar justas homenagens a duas mulheres, que além de muito benquistas pela comunidade, também contribuíram para o desenvolvimento do município.
De acordo com o prefeito Manoel Gaspar, a nova USF de Parnaso receberá o nome de Catharina Gratton Ribeiro, numa homenagem proposta pelo vereador Pedro Francisco Garcia (Tupãzinho). Já a USF da Vila Santa Rita de Cássia passará a ter o nome de Josephina Mortagua Pontelli, atendendo indicação do vereador Pastor Rudynei Monteiro.
A primeira homenageada, Catharina Gratton Ribeiro, nasceu no dia 18 de julho de 1932, na cidade de Paulistânia-SP. Ela era casada com Gerdião Lopes Ribeiro, com quem teve seis filhos: Maria Sueli Ribeiro, Afonso Lopes Ribeiro, Luzia Lopes Ribeiro, Maria Celia Lopes Ribeiro, Maria Eli Lopes Ribeiro e Gerdião Lopes Ribeiro Filho.
Acompanhada do marido e filhos, Catharina se mudou para o Distrito de Parnaso em 1951, onde viveu até falecer, em 20 de junho de 2004, deixando 12 netos e 18 bisnetos. “Ela viveu 51 anos em Parnaso, onde ela criou seus filhos, morando sempre na Rua Aristides Dinamarco, 28. Conhecida e admirada por todos, foi uma figura muito querida em Parnaso. Por tudo que dona Catharina representa para nosso distrito, sugerimos ao prefeito Manoel Gaspar que prestasse uma homenagem póstuma, inserindo seu honrado e querido nome no posto de saúde do distrito, eternizando ela na história de nossa comunidade”, afirmou Tupãzinho.
A segunda homenageada, Josephina Mortágua Pontelli, nasceu em Campo Alegre-SP, no dia 20 de julho de 1930. Ela se casou com o comerciante Orlando Pontelli, de tradicional família tupãense, em 1952, na cidade de Vera Cruz Paulista. Em 1957, o casal resolveu se mudar para Tupã, adquirindo um fundo de comércio localizado na Rua Mandaguaris, que recebeu o nome de Empório Pontelli, ajudando a povoar aquela região da cidade.
O casal teve três filhos, João Alfredo Pontelli, Mauro Pontelli e José Marcos Pontelli, todos cidadãos queridos e estimados na comunidade, graças à educação que receberam dos pais. A família se destaca ainda pelos netos Endrigo, Marcel, Renan, Natália e Stéfano, todos também atuantes e prestativos na comunidade.
“Em 28 de maio de 2013, aos 82 anos, Josephina Mortágua Pontelli veio a falecer, causando profunda consternação na cidade, onde era muito querida e estimada, principalmente junto às classes menos favorecidas. Ela deixou viúvo o conhecido Orlando Pontelli, cidadão de destaque no desenvolvimento de Tupã ao longo dos anos e que desfruta hoje de merecida aposentadoria. Por isso sugerimos ao prefeito Manoel Gaspar que homenageasse essa pessoa que muito contribuiu para a cidade de Tupã, dando seu honrado nome à USF da Vila Santa Rita de Cássia”, afirmou Rudynei.


Córrego Afonso XIII
Trecho continua sem manutenção

          A falta de planejamento, a ação do tempo e a presença de elementos químicos na água contribuíram para o desgaste da canalização em gabiões de pedra amarroada em um trecho do Córrego Afonso XIII, ao lado da ponte da Alameda Guanabara.
A canalização feita na antiga administração do prefeito Manoel Gaspar, foi realizada com pedras amarroadas, inseridas dentro de cestos de arame, que serviram para conter e canalizar as águas pluviais, inibindo o surgimento de enchentes e erosões.
O secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Danilo Aguillar Filho, destacou que a ação do tempo e a combinação de elementos químicos presentes na água causaram uma reação ao arame, provocando corrosão. Logo, as pedras cederam. “O trecho recebeu lançamento de esgoto clandestino. Outras substâncias ácidas vieram com essas águas, entrando em contato com os arames dos cestos, causando a sua corrosão. Dessa forma, as pedras sustentadas pelo dispositivo caíram”, explicou.
A construção desse trecho do canal não foi realizada de maneira adequada. Isso proporcionou o surgimento de novos problemas e o aceleramento da degradação dos dispositivos e da erosão presente no local.
Danilo Aguillar informou que, para ter evitado os atuais problemas, teria sido necessário fazer o serviço de “jateamento” de concreto com revestimento de argamassa, para não deixar os cestos de arames expostos à ação do tempo e evitar contato com a água ácida. “Esse motivo causou a deteriorização dos cestos”, enfatizou.
O secretário afirmou que a prefeitura tem pretensão de recuperar o trecho do córrego próximo da Alameda Guanabara, porém, no momento, não possui condições financeiras para isso, uma vez que o trabalho a ser executado no local é moroso e pode custar caro. “Para realizarmos essa obra, teremos que entrar no local com escavadeiras e retirar todas as pedras e os cestos danificados”, salientou. “No momento, estamos dando prioridade para as obras que precisam de mais urgência”, acrescentou.



NECROLOGIA

          Maria Pastora Barbosa da Silva 80 anos


Saúde
Secretaria já aplicou 512 doses de vacina contra HPV

          Continua sendo desenvolvida a campanha nacional contra o Papilomavírus Humano (HPV) em Tupã. As doses da vacina estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.
Devem receber as doses da vacina, meninas na faixa etária de 9 a 11 anos. A vacina protege contra o câncer de colo de útero.
Para receber a vacina, as meninas devem apresentar um termo de autorização dos pais ou responsáveis, ou estarem acompanhadas por eles no momento da vacinação.
Segundo a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, a vacina contra o HPV já conta no calendário vacinal e foi introduzida na faixa etária de 9 e 10 anos este ano. No ano de 2014, foram atendidas meninas com 11, 12 e 13 anos.

Escolas
Nas escolas, a vacinação é uma estratégia do Ministério da Saúde para adesão à vacina.
O cronograma foi dividido em datas em que as equipes da Secretaria Municipal de Saúde percorrem as escolas públicas e particulares. As demais meninas do público alvo deverão procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de suas residências.
A equipe de vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde ainda continua com a vacinação nas escolas, pois está sendo respeitado o calendário escolar de provas das unidades e uma escola da rede estadual aderiu à greve no mês de março. As equipes ainda irão vacinar no decorrer das aulas.
De acordo com as informações fornecidas pela Prefeitura de Tupã, já foram aplicadas 512 doses da vacina, sendo cada dose para uma pessoa.
As meninas deverão tomar três doses da vacina, sendo a segunda 6 meses após a primeira, e a terceira dose 60 meses após a primeira. O Ministério da Saúde disponibilizará a vacina quadrivalente que protege contra quatro tipos do HPV (6, 11, 16 e 18).

UBS
As meninas que ainda não tomaram as vacinas por estarem doentes ou outro problema que tiveram no dia da vacinação, poderão receber a vacina nas Unidades de Saúde, pois a mesma a partir de agora consta do calendário, segundo informou a Prefeitura de Tupã. O mesmo vale para as meninas que irão completar 9 anos a partir de maio em diante, cujos pais podem procurar as salas de vacinação das Unidades de Saúde para imunizar suas filhas.
A segunda dose da vacina será agendada 6 meses após a primeira (setembro).

Objetivo
O objetivo dessa campanha é proteger a população feminina da infecção pelo vírus HPV e, consequentemente, reduzir a incidência de câncer de colo de útero e de verrugas genitais.

A eficiência ocorre somente quando tomadas as três doses: a segunda após seis meses e a terceira cinco anos depois da primeira data da vacinação.


Lar Santo Antônio
Entidade celebrou Páscoa com almoço e apresentação

          Responsável em prestar serviços sociais, também em regime integral em casos específicos, para crianças e adolescentes do sexo feminino, por meio de ações sócio-educativas complementares ao período escolar, o Lar Santo Antônio desenvolve importante trabalho social na cidade.
A instituição que há muitos anos funciona no município, atende meninas com idade entre 4 a 11 anos. Atualmente, são atendidas 110 crianças e adolescentes. Deste número, apenas algumas meninas ficam no Lar em regime integral.

O trabalho
Para que se possa entender melhor sobre o trabalho desenvolvido, o Lar Santo Antônio atende crianças e adolescentes do sexo feminino em situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitadas de cumprir sua função de cuidado e proteção. O procedimento citado faz parte do serviço de acolhimento institucional.
Com o apoio da comunidade tupãense, Prefeitura Municipal e equipe de eventos, o Lar Santo Antônio atua como instrumento de promoção humana, defesa e proteção da infância e adolescência.
Na entidade, são desenvolvidas oficinas educativas e diversas atividades.

Comemorações
O Lar Santo Antônio também celebrou a Páscoa em grande estilo. A entidade sempre comemora datas festivas especiais para as crianças. Na semana da Páscoa, foi realizado um almoço especial para as meninas. Também, segundo as informações, foi feita uma apresentação da ressureição de Jesus Cristo, que representa a Páscoa. Depois, as meninas foram presenteadas com sacolinhas de doces.

O Lar
O Lar Santo Antônio está localizado na Rua Potiguaras, 1.430. A instituição recebe também doações de todos os tipos. Interessados podem procurar diretamente a sede do Lar, ou através do telefone (14) 3496-1881, onde é possível conseguir maiores informações.



O Mundo em Resumo
Notícias que você pode não ter visto, mas deveria

          1. A queda dos preços das commodities agrícolas e minerais tem afetado países que em anos anteriores ‘surfaram’ nos altos preços e exportações como Brasil e Austrália. Infelizmente, no caso brasileiro, o setor industrial combalido pela falta de competitividade de anos de câmbio supervalorizado e pelo ‘Custo Brasil’ que não para de crescer, não foi capaz de ocupar este espaço, com as exportações brasileiras sofrendo a maior queda entre 30 países. Hoje, as exportações da Suíça com a população do Rio supera as do Brasil. (EstadaoDigital)

2. A Bunge, gigante trading graneleira e a empresa Salic, estatal agrícola da Arábia Saudita compraram 51% da empresa graneleira canadense CWB. Esta estranha associação de uma empresa familiar com origens judaicas e uma estatal árabe demonstra que a cooperação econômica é possível mesmo quando diferenças tão profundas existem. Os sauditas conseguem assim garantir o fornecimento de alimentos e rações animais enquanto os argentinos-brasileiros garantem o acesso ao mercado canadense de grande potencial. (Agrimoney)

3. Em Gaza, pouco mudou mesmo depois da guerra de 2014. O grupo terrorista Hamas, que domina o território palestino, aproveita todo o cimento que pode importar para construir e reforçar túneis de ataque a Israel, utilizando boa parte do dinheiro estimado em milhões de dólares, para este fim e o de produzir mísseis de curto alcance de tecnologia iraniana para disparar contra Israel. As 17 mil casas destruídas pela guerra de 2014 continuam sem serem construídas, deixando a população em campos de refugiados da ONU assim como as ruas que continuam destroçadas, cheias de lama e foco de doença para crianças. Por tudo isso Israel não confia nas promessas nucleares iranianas. (DailyTelegraph)

4. A Apple anunciou que irá promover na 1ª semana de junho sua conferência anual de desenvolvimento de novos produtos. Pela grafia do desenho que promove o evento parece que um dos novos produtos a serem apresentados é a esperada redesenhada AppleTV. (BI Tech)

5. A revista eletrônica da renomada escola de pós-graduação de administração Wharton, da Universidade da Pensilvânia, publica esta semana boa análise da crise da Petrobras. Dois professores, Felipe Monteiro e William Burke-White, discutem o problema sem censura. A conferir:http://knowledge.wharton.upenn.edu/article/the-petrobras-scandal-will-brazil-sink-deeper-or-emerge-stronger/ (Knowldge@Wharton)

6. O Departamento de Energia dos EUA revelou estudo e previsão de que em 2020 o país será um exportador de energia. Prevê também que o país deverá cessar as importações de petróleo talvez até em 2019, com uma produção de 10,6 milhões de barris/dia. (O Brasil produz cerca de 2.2 milhões) (BI Opening Bell)

7. Apesar da Índia ser o segundo maior produtor de açúcar depois do Brasil, a Tailândia se torna um novo e maior concorrente nosso, batendo seu recorde de exportação e alcançando o 2º lugar. Deve exportar 8,8 milhões de toneladas, acirrando ainda mais a guerra de preços com o Brasil.O país deve produzir 11,6 milhões de toneladas, fruto do incentivo do governo em trocar a produção de arroz por açúcar. A Tailândia aproveita a sua proximidade da China, grande consumidor, com um diferencial de frete de quase 50% mais barato. O Brasil deve produzir 37,5 milhões de toneladas e exportar 20,8 milhões de toneladas. (Agrimoney)

8. Colocar crianças ou cães em propaganda continua fazendo sucesso em todo o mundo. Depois do sucesso novamente da Budweiser, no Superbowl, agora é a vez da KLM, companhia aérea da Holanda, que usa um cão da raça beagle, chamado de Sherlock, para devolver itens perdidos em seus voos. O anúncio já foi visto por quase 20 milhões de acessos no YouTube.(https://www.youtube.com/watch?v=NK-T_t166TY)(BrandChannel)

9. Novos tremores no mercado financeiro com a possibilidade cada vez mais próxima do ‘default’ (calote) da Grécia. Enquanto os títulos da Alemanha batem o recorde de queda nos juros para 0,07% de 10 anos, a Standard & Poors rebaixou os títulos gregos para ‘junk’ (a pior possível, com alta chance de calote) que estão pagando 21,7%. O ministro das Finanças alemão avisa que não fará mais concessões e o grego rebate que o povo não suporta mais sacrifícios e começa a separar US$ 2,7 bilhões que teria que pagar ao FMI em maio-junho para pagar suas despesas públicas. Está desenhada a saída da Grécia do euro, abrindo caminho para outras economias com problemas - Portugal, Espanha, Irlanda e até Itália. (BachartMorningCall)

10. O Japão voltou a ser o maior detentor das T.Bills (títulos do tesouro americano com US$1.92 trilhões em suas reservas. A China agora é a segunda com US$ 1.22 trilhões e o Brasil fechou em 2014 em 4º lugar com US$ 256 bilhões, a frente da Suíça e logo atrás da Bélgica. (Deve ser isto que ainda mantem a classificação de risco do país inalterada...) (BI Opening Bell)

11. O Apple Watch continua despertando diferentes expectativas no mercado - as pré-vendas de 2,3 milhões de unidades antes do dia 24/4 já são um recorde. As vendas dos smartwatches em 2014 foi de pouco mais de 700 mil unidades, menos que 1 dia de pré-venda do lançamento da Apple. Uma pesquisa da Goldman, colocando os tradicionais contra esta novidade, mostrou que pelo menos em New York muitos consumidores querem experimentar esta novidade. Será uma canibalização dos relógios tradicionais? (BI Tch)

12. A Land Rover está criando uma nova divisão chamada ‘Heritage’ (Herança Cultural) para dar suporte aos consumidores de seus modelos mais antigos. Este ano será o último do modelo Defender e a divisão irá produzir e disponibilizar partes para os modelos mais antigos valorizando assim a marca e o valor de revenda destes veículos. (BusinessInternational)

13. Cresce a importância do agronegócio no Brasil com o valor da produção de 2015 estimada em R$ 482 bilhões, a maior até hoje. O setor de carnes lidera a alta com 4,4% (bovina 11,6%), trigo 6,7%, enquanto feijão, soja e café crescem entre 3% e 2%. Cada real do agronegócio gera um multiplicador 5 na economia nacional ou seja R$ 2,5 trilhões dependem do setor. Este valor poderá ser o equivalente a quase 30% do PIB nacional que deve sofrer uma retração de até 2% em 2015 - principalmente na Indústria e no Consumo das Famílias. (AgroLink)

Roberto Musatti
musattiroberto@hotmail.com


‘Feriadão’
Número de viagens aumenta em final de semana com feriado prolongado

          O final de semana se aproxima e na próxima terça-feira, dia 21 de abril, será comemorado o dia de Tiradentes. Para muitos trabalhadores, isso representa uma oportunidade de fazer uma “ponte”. O período, portanto, é ideal para aqueles que pretendem viajar e “emendar” quatro dias de folga.
Nos próximos dias, o fluxo de veículos nas rodovias estará acima do normal. Por isso, os condutores deverão estar atentos para algumas medidas de segurança antes de “pegar” a estrada.
Para que a viagem do feriado prolongado seja tranquila e segura, o condutor deve fazer uma revisão mecânica no veículo, verificar os itens de segurança, checar se os documentos do condutor do veículo estão em dia, dirigir com prudência e respeitar a sinalização de trânsito. Essas são as principais recomendações para evitar incidentes durante a viagem.

Ítens de segurança
De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo sem qualquer um dos equipamentos obrigatórios, ou com eles fora das especificações estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é infração grave, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do proprietário do veículo, que deverá ser retido para regularização.

Cinto de segurança
O cinto de segurança deve ser utilizado por todos os ocupantes do veículo. Automóveis fabricados a partir de 1999 também precisam ter o acessório com três pontas para os passageiros do banco traseiro. Nos veículos mais antigos, é permitido o uso do cinto abdominal.
Apesar de seu uso ser obrigatório desde 1997, quando o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) entrou em vigor, conduzir sem o cinto é a segunda multa mais aplicada, perdendo apenas para as infrações por falta de licenciamento do veículo.

Extintor de
incêndio
A partir de 1º de julho deste ano, todos os veículos só poderão circular com extintores do tipo ABC (eficazes também no combate ao fogo que se propaga por materiais sólidos, como bancos, tapetes e painéis do carro). Equipamentos antigos, do tipo BC (que servem apenas para eliminar chamas causadas por líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos), devem ser substituídos até esta data. Mais seguro, o novo extintor tem validade de cinco anos (o antigo, de três). A mudança foi determinada pelo Contran e vale para todo o País.
Além de conduzir veículo sem o extintor, também é infração de trânsito se o equipamento estiver fora do prazo de validade, com o lacre rompido, sem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) ou se ele for transportado fora do lugar indicado (no porta-malas, por exemplo). O extintor deve ficar acoplado em um dos bancos dianteiros do veículo, para facilitar o acesso ao equipamento.

Pneus e estepe

Os pneus de estepe devem estar em boas condições de uso (nem lisos ou “carecas”) e com a calibragem adequada de acordo com as especificações do fabricante. Atenção também ao pneu de reserva, que deve ser calibrado pelo menos a cada 30 dias, quando não utilizado.

Triângulo de
sinalização, macaco
e chave de roda

O veículo também deve dispor desses três itens compatíveis com o peso e a carga do veículo. Em casos de pneu furado, a distância mínima para sinalizar a via com o triângulo é de 30 metros a partir do veículo, conforme prevê a resolução 36/1998, do Contran.

Demais itens
Além dos equipamentos mencionados acima, a resolução 14/1998 do Contran lista outros itens obriga-tórios, incluindo espelhos retrovisores internos e externos, lavador e limpador de para-brisa, pala interna (mais conhecida como quebra-sol), entre outros.

Documentos
De acordo com o artigo 159 do CTB, é obrigatório portar a CNH ou a Permissão para Dirigir (PPD) original, dentro do prazo de validade ou vencida, no máximo, há 30 dias.
Dirigir com documento vencido é infração gravíssima: multa de R$ 191,54 e sete pontos na carteira (artigo 162 do CTB). Já para o motorista com habilitação válida, mas que não está portando a carteira no momento da fiscalização, a multa é de R$ 53,20 (infração leve, com inserção de três pontos e retenção do veículo até a apresentação do documento, de acordo com o artigo 232 do CTB).
O condutor deve portar, ainda, o original do Certificado de Registro e Licenciamento Anual do Veículo (CRLV) – conhecido como documento de licenciamento anual. Ele atesta que o veículo está em condições de circular e que não possuía débitos pendentes no momento em que foi emitido.
Quem conduzir veículo que não esteja devidamente licenciado estará sujeito às penalidades previstas no artigo 230 do CTB: multa de R$ 191,54 (infração gravíssima, com inserção de sete pontos no prontuário do condutor, apreensão e remoção do veículo). Se o licenciamento estiver em dia, mas o motorista não estiver com o CRLV, a multa é de R$ 53,20 (infração leve, com inserção de três pontos e retenção do veículo até a apresentação do documento, de acordo com o artigo 232 do CTB).


UNESP
Alunos de engenharia de biossistemas realizam aula prática na APTA

          Na última quarta, dia 15, os discentes do curso de engenharia de biossistemas da Unesp, Câmpus de Tupã, realizaram, sob orientação do professor André Rodrigues dos Reis, uma aula prática na APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) e na Torrefadora de Café Treviolo, localizada no município de Adamantina-SP.
Após a aula prática no campo, sob orientação do professor André Reis e o pesquisador Fernando Takayuki Nakayama, os alunos foram levados para a Torrefadora Treviolo. Na empresa, os alunos aprenderam sobre estocagem, blends, torrefação e qualidade da bebida de café. Na ocasião, os alunos degustaram café com alta qualidade de bebida e aprenderam sobre agregação de valor em produtos agrícolas.
“A aula prática no campo e em empresas é uma importante ferramenta para maior fixação do conteúdo aprendido em sala de aula, além de despertar maior interesse e descobrir novos campos de atuação do engenheiro de biossistemas”, analisou Reis.

Sobre a APTA
Em 1986 foram criadas 15 unidades de pesquisa do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) pelo governador Franco Montoro, com o objetivo de descentralizar a pesquisa na região de Campinas. Essas unidades foram distribuídas pelo Estado de São Paulo, sendo que uma das unidades fica localizada na cidade de Adamantina.
Em 2001, essas unidades tornaram-se independentes, porém algumas ainda trabalham em colaboração com o IAC.
A APTA de Adamantina desenvolve pesquisas sobre melhoramento genético para selecionar genótipos de café, feijão, milho e adubos verdes como mucuna preta, mucuna anã, crotalária, labe-labe, gergelim e outras plantas fixadoras de nitrogênio para as condições edafoclimáticas do Oeste paulista.
A unidade de Adamantina seleciona genótipos de café com resistência a nematóides (Meloidogyne incognita), um patógeno que destrói totalmente o sistema radicular do cafeeiro levando à morte da planta. Com o sistema radicular destruído, a planta perde a capacidade de absorver água e nutrientes, levando o apodrecimento e morte do dossel do cafeeiro. Devido a esse problema, a APTA seleciona genótipos de Coffea arabica e Coffea canephora, sendo o segundo muito resistente ao ataque de nematóides. Utiliza-se a técnica da enxertia, ou seja, após a germinação de ambas as espécies, a parte superior de plântulas do Arabica é enxertado na região basal do Canephora, conferindo maior resistência ao nematóide, o qual é o principal problema na cafeicultura no Oeste paulista.
As leguminosas citadas são plantas que realizam a fixação biológica do nitrogênio (FBN). Essas plantas fazem simbiose com bactérias do gênero Rhizobium, formando nódulos nas raízes, as quais liberam enzimas chamadas nitrogenase. Essa enzima rompe a tripla ligação de moléculas de N2, absorvendo o nitrogênio na forma amoniacal. Plantas como crotalária são capazes de absorver até 300 kg de nitrogênio por hectare, além de promover melhores condições físicas e microbiológicas para o solo. Essas plantas são muito utilizadas em áreas de reforma de canavial, milho, e em áreas de pastagens degradadas.


UNESP
Projeto Kamby realiza reunião com produtores

          O Câmpus da Unesp de Tupã recebeu nesta semana produtores de leite do município e da região para uma reunião técnica sobre o Projeto Kamby – “De olho no leite”, uma parceria entre a universidade e o Sebrae-SP. O evento aconteceu no Auditório “Shunji Nishimura”, na Unesp de Tupã, e foi voltado aos produtores da região e alunos do curso de engenharia de biossistemas.
A professora Priscilla Ayleen Bustos Mac Lean, responsável pelo projeto, diz que o nome do projeto - “Kamby” - significa leite em tupi guarani.
O slogan do projeto é “de olho no leite”, pois o primeiro objetivo desse projeto é iniciar este ano com uma caracterização dos produtores de leite da região. “Antigamente, nós tínhamos uma produção leiteira muito forte aqui na região, e foi decaindo”, contou Priscilla.
O projeto pretende recuperar a produção da região, “mas não só a quantidade mas também a qualidade, e para isso a gente precisa fazer essa caracterização inicial desses produtores”, complementou a professora.



Em 2 meses, brasileiros pagaram R$ 1,2 bi com taxa extra na conta de luz

          Brasília - Os consumidores brasileiros pagaram, em apenas dois meses, R$ 1,237 bilhão a mais nas contas de luz devido à taxa das bandeiras tarifárias, que começou a vigorar em 2015. Entretanto, apesar de grande, esse volume de recursos não foi suficiente para cobrir as despesas extras das distribuidoras no período.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foram arrecadados R$ 413,9 milhões via bandeiras tarifárias em janeiro. Com esse valor, foi possível quitar apenas 28,7% dos custos do mês, que somaram R$ 1,443 bilhão.
Em fevereiro, a arrecadação quase dobrou, chegando a R$ 823,1 milhões. Mesmo assim, não foi suficiente para pagar as despesas atreladas de R$ 1,147 bilhão.
De acordo com o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, o “descasamento” já era esperado pois, em janeiro e fevereiro, o valor cobrado pelas bandeiras foi menor – R$ 3 para cada 100 kWh (quilowatts-hora) de energia consumidos no caso da bandeira vermelha, que vigorou durante todo o período.
A partir de março, houve aumento da taxa, que passou para R$ 5,50 a cada R$ 100 kWh usados, também na bandeira vermelha. O reajuste foi adotado justamente para arrecadar os recursos que vão financiar parte dos gastos extras do setor elétrico ao longo de 2015.

“[O déficit de janeiro e fevereiro] não é nenhuma frustração. Esses valores eram esperados porque a primeira versão das bandeiras tinha uma concepção de arrecadação menor. Em março, os recursos já devem cobrir a conta do mês”, disse Rufino.
A diferença de R$ 1,353 bilhão registrada nos dois primeiros meses do ano está sendo paga, a princípio, pelas próprias distribuidoras. Entretanto, elas vão ser compensadas ao longo do ano, já que com o aumento no valor da taxa, a arrecadação com as bandeiras vai aumentar.

Em todo o ano de 2015, a Aneel espera que os consumidores paguem cerca de R$ 17 bilhões apenas via bandeiras tarifárias.

Realismo tarifário

O sistema de bandeiras foi criado para sinalizar aos consumidores o real custo de produção da energia no País, o que é feito por meio da cor da bandeira impresso nos boletos das contas de luz. Se a cor é verde, a situação está normal e não há cobrança de taxa. Amarela, cobra-se R$ 2,50 para cada 100 kWh de energia consumidos. Se vermelha, a taxa sobe para R$ 5,50 para cada 100 kWh.
A bandeira vermelha está em vigor desde o início do ano, devido à falta de chuvas que reduziu o volume dos reservatórios das principais hidrelétricas do País. Essa situação vem obrigando o governo a manter ligadas todas as termelétricas disponíveis.
Termelétricas são usinas que geram energia por meio da queima de combustíveis como óleo e gás. Elas ajudam a poupar água dos reservatórios das hidrelétricas, mas o custo de produzir eletricidade com elas é muito maior.
O custo de operação das termelétricas é um dos itens cobertos pelas bandeiras tarifárias. Outro é a compra, por algumas distribuidoras, de energia no mercado à vista. Essas concessioná-rias recorrem ao mercado à vista quando precisam de mais eletricidade para atender aos seus consumidores do que aquela que têm sob contratos. O problema é que, no mercado à vista, a energia também é mais cara.

Vantagem

O governo e a Aneel alegam que a aplicação da taxa das bandeiras tarifárias, inclusive reajustada, é vantajosa para os consumidores, que pagariam a conta extra do setor de qualquer maneira. Com as bandeiras, porém, evita-se que as distribuidoras assumam esses custos bilionários agora para depois serem ressarcidas, com juros, no próximo reajuste das contas de luz.
No ano passado, de eleições presidenciais, o governo optou por fazer empréstimos bancários para cobrir os mesmos gastos extras do setor elétrico, já afetado pela falta de chuvas e queda no nível dos reser-vatórios das hidrelétricas.

Com essa medida, o governo adiou o repasse desses gastos para as contas de luz. Entretanto, a conta vai sair bem mais cara. O governo tomou R$ 21,176 bilhões dos bancos, que ao final do pagamento, previsto para 2020, vão receber, agora dos consumidores, R$ 34,015 bilhões. Serão R$ 12,838 bilhões, ou 37,7% do valor total da operação, apenas de juros.



Em 15 dias, dez cidades do interior solicitam militares para combater dengue

          Por Juliana Diógenes e José Maria Tomazela

São Paulo (AE) - São Paulo se soma a outras dez cidades do interior que, somente nos últimos 15 dias, pediram um total de 630 soldados ao Exército para ajudar no combate à dengue. Parte dessas cidades já vive epidemia, como Sorocaba, Campinas, Mogi Mirim e Lins. De acordo com o Comando Militar do Sudeste (CMSE), os municípios que solicitaram o maior número de soldados são Mogi Mirim, Marília e Sorocaba, com cem homens cada.
Sorocaba chegou a 42,3 mil casos da doença e 15 mortes confirmadas. A cidade apresenta a maior notificação de casos no Estado. Bebedouro, Jaboticabal e Garça receberam 50 militares cada uma, mas o apoio do Exército já se encerrou. Campinas, com 22,5 mil casos confirmados e quatro mortes, recebeu 60 militares.

Mais duas mortes com suspeita de dengue foram registradas ontem em Limeira, na região de Campinas, segundo boletim divulgado pela prefeitura. Agora, são sete mortes sob investigação e 12 confirmadas. A cidade tem 23.892 casos notificados e 7.010 confirmados - e está em situação de emergência.
Lins, que também vive situação epidêmica, requereu 30 soldados. Dez já estão nas ruas e foram recebidos com aplausos pelos moradores ontem. A cidade registrou 673 casos neste ano, um a cada 106 habitantes. Pirassununga ganhou reforço da Força Aérea Brasileira (FAB), além de 30 militares. Caçapava recebeu dez homens.



Queda de braço entre PF e PGR paralisa parte da Lava Jato

          Por Talita Fernandes, Beatriz Bulla e
Andreza Matais

Brasília (AE) - O desentendimento entre a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Polícia Federal (PF) sobre o papel de cada órgão na condução das investigações paralisou parte da Operação Lava Jato envolvendo os políticos supostamente envolvidos no esquema de corrupção.

A queda de braço levou o ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF, a suspender nesta quarta-feira, 15, parte das diligências, a pedido da procuradoria, rejeitando a solicitação de prorrogar os prazos feita pela PF. Na visão de investigadores do Ministério Público houve um problema na “marcha” das investigações e será necessário agora um “freio de arrumação” antes de retomar o calendário de oitiva dos políticos.

Em meio ao desentendimento, houve uma conversa entre os chefes dos dois órgãos, o diretor-geral da PF, Leandro Daiello, e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Para atender ao pedido de Janot, Zavascki cita decisões do início de março, no momento da abertura dos inquéritos de políticos investigados na Lava Jato. Na ocasião, o ministro do Supremo apontou que o procurador era o “condutor incontestável das investigações”.

Para a PGR, a PF não está seguindo orientações para condução das diligências, como por exemplo, a ordem da tomada de depoimentos dos políticos. No total, o Supremo autorizou a abertura de 26 inquéritos no STF, que envolvem 50 pessoas. A reportagem apurou que no entendimento da PGR essa “autonomia” da PF está prejudicando o andamento das investigações. A PF deve divulgar uma nota oficial com seu posicionamento sobre o impasse. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse mais cedo que procuraria Daiello e Janot para discutir o assunto.

O senador Humberto Costa (PT-PE) negou por meio de sua assessoria, ontem, que seja o motivo do estopim da divergência entre o MP e a PF. Entre advogados da Lava Jato, circulam rumores de que Costa teria procurado Janot e Cardozo para se queixar de maus tratos durante a prestação de esclarecimentos à PF, realizados há duas semanas. A assessoria do senador informou que o encontro com o PGR foi para pedir celeridade no inquérito contra ele e negou que tenha feito reclamações. Consta na agenda de Cardozo, da última quarta-feira, um encontro com Costa. Contudo, o petista disse que o encontro foi agendado para tratar de questões ligadas ao seu Estado de origem, Pernambuco, mas que a reunião acabou sendo cancelada. Parlamentares investigados têm se queixado de prestar depoimentos na sede da PF, em Brasília, onde se sentem mais expostos.


Clima
Tempo segue parcialmente nublado

          As chuvas da madrugada de quarta-feira e da tarde de ontem aliviaram o calor do tupãense nesta semana. Mas, as temperaturas deverão continuar altas neste final de semana, a partir de hoje, sexta-feira, apesar dos períodos de céu parcialmente nublado.
Entre o sol, algumas nuvens carregadas deverão ofuscar o brilho mais intenso. De qualquer forma, o clima quente deve prevalecer, com máxima de 30 graus para hoje e mínima de 21 graus. A sexta-feira seguirá ensolarada.

Final de semana
As nuvens carregadas deverão trazer chuva para o final de semana do tupãense, a partir de domingo, quando há 80% de possibilidade de pancadas. A temperatura também deverá sofrer rápida queda. A máxima para sábado e domingo será de 29 graus e mínima de 21 graus.

Feriado
Também a meteorologia já prevê o clima para o início da próxima semana, que começará com feriado, logo na terça-feira, dia 21, Dia de Tiradentes. Há previsão de chuvas e pancadas mais intensas para segunda, terça e quarta-feira. A máxima para esses dias deverá variar entre 28 e 30 graus e mínima de 21 e 22 graus.


Tradição
“Parada 1.900” muda o seu atendimento

          Após 30 anos de serviços prestados no setor de gastronomia em Tupã, o estabelecimento comercial “Parada 1.900” mudou o seu atendimento, e hoje oferece os serviços de disk-entrega e retirada dos produtos no balcão, sem o atendimento dos clientes nas mesas.
O motivo da mudança no atendimento do “Parada 1.900” se deu para oferecer mais agilidade no disk-entrega, que sempre foi o ponto forte do estabelecimento.
Cláudio Aparecido Morales e Fátima Cristina de Freitas Morales, os proprietários do “Parada 1.900”, se mostram satisfeitos com os primeiros resultados da mudança.
O casal frisou que o “Parada 1.900” não mudou a sua direção e que o local não foi interditado por nenhum problema apresentado. “Não iremos fechar. Mudamos o nosso atendimento para ter mais agilidade no disk-entrega”.
Como forma de delimitar o atendimento no local, Fátima informou que foram instaladas na área do estabelecimento, faixas de interditação nos bancos e mesas de concreto, e uma lona cobrindo o espaço onde antes funcionava a área com o parquinho para as crianças. “Nosso espaço é amplo e estamos com a intenção de fazer um projeto no local, mas não para ampliar o atendimento naquele espaço. Vamos esperar a definição do arquiteto”, disse.
Os proprietários fixaram uma faixa na frente do estabelecimento comercial para explicar aos clientes que o atendimento seria modificado após o dia 2 de março. “Muitos não entenderam e acharam que iríamos encerrar o atendimento. Mas isso não é verdade. Vamos continuar atendendo com a mesma qualidade, mas os serviços agora ocorrerão por meio da entrega dos produtos e retirada dos pedidos no balcão”, explicou Cláudio Morales.
Fátima frisou que o diferencial do estabelecimento agora será o serviço de entrega. “Tínhamos diversos clientes no local para serem atendidos e isso atrasava as entregas. Já tive que pedir a um cliente esperar por 1h30 min para entregar um lanche. Isso era muito ruim”, frisou a proprietária, ao explicar que agora o serviço de entrega pode ocorrer em poucos minutos, até mesmo nos finais de semana.
Os proprietários frisaram que os clientes podem ficar tranquilos, pois a mudança do serviço de atendimento não mudará a qualidade dos seus produtos. “Continuaremos preparando os produtos em nossa casa como sempre fizemos e concluindo os mesmos no estabelecimento”, disse.
Com a mudança no atendimento, o “Parada 1.900” passou a funcionar de segunda a sábado das 18 à 01 hora da manhã. E os pedidos podem ser feitos pelos telefones 3441-1900, 3496-1900 e 9.9797-1900.
História

Os proprietários do “Parada 1.900” possuem uma longa história e são pioneiros no setor gastronômico em Tupã.
Cláudio Morales, antes de iniciar no setor de lanches, era bancário e aluno do 3º ano do curso de direito. Ele conta que deixou o emprego e os estudos para realizar o seu sonho. “Tinha um fusca na época, e o troquei por um trailler, para comercializar meus produtos na cidade de Iacri. A legislação tupãense na época não permitia a comercialização ambulante”.
O empresário ressaltou que não possuía veículo próprio e que diariamente ia trabalhar no município de Iacri, onde o seu trailler chamava-se “Parada Obrigatória”. “Ia todos os dias de ônibus e voltava de trem. Por conta da demanda, cheguei a perder a viagem de trem e dormir dentro do trailler. Aos finais de semana meu pai emprestava a ‘Kombi’ dele e minha esposa, que na época era minha namorada, me ajudava na preparação dos lanches”, conta.
Em meados de 1987, Cláudio instalou o seu trailler em Tupã, situado na Avenida Tabajaras, próximo onde funcionava a antiga empresa Atlas Metalúrgica. “Nesta época o trailler se chamava ‘Pedágio’ e ficamos lá por cerca de 5 anos”, frisou.

Após dois anos parado com suas atividades, Morales adquiriu no ano de 1994 um telefone fixo do então empresário Geraldo Faldão, com o número final de 1.900. “Nesse ano quis iniciar com o disk-entrega. Achei o número fácil de se guardar e resolvi colocar o nome do estabelecimento de “Parada 1.900” para os clientes lembrarem do telefone”, explicou. Morales ressaltou que antes de se instalar no prédio atual da Rua J.E. Ari Fernandes, atendeu também com carrinho de lanches na Rua Guaianazes esquina com a Rua Nhambiquaras, atrás da Clínica de Repouso Dom Bosco.


Circuito Cultural Paulista
Inscrições estão abertas até o dia 25 de maio

          Já estão abertas as inscrições para o Mapa Cultural Paulista 2015/16, que é um programa da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, com realização da Organização Social de Cultura Abaçaí Cultura e Arte.
Por meio de parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Tupã, através da Secretaria Municipal de Cultura, o programa será realizado na cidade. O programa é uma das mais importantes políticas culturais do Estado de São Paulo do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas do interior do Estado. Nenhum estado brasileiro possui um programa parecido, podendo tornar-se referência nacional.
Foi criiado em 1996, tendo por objetivo fomentar as produções culturais do interior, revelando valores em segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural.
Os tupãenses interessados em participar devem ficar atentos, pois a data final para as inscrições será 25 de maio, sendo que já ficou definido que o evento acontecerá no dia 28 de maio, na Praça da Bandeira, dentro do "Quinta com Arte".
Serão 8 as expressões artísticas que estarão participando do Mapa Cultural, seguintes:

Artes visuais

Nesta expressão artística, o objetivo é indicar representantes das cate-gorias de artes plásticas (pinturas, desenhos, gravuras, objetos tridimensionais e instalações), desenho de humor e fotografia.

Canto coral

O objetivo é valorizar e estimular a expressão musical do canto coletivo por grupos vocais dos mais diversos estilos e gêneros do Estado de São Paulo. São contempladas as cate-gorias de coro tradicional e coro cênico.

Dança

As categorias contempladas nesta expressão artística são: dança clássica, dança contemporânea, jazz, popular, de rua ou sapateado.

Literatura

Nesta expressão artística, o objetivo é indicar representantes das cate-gorias de poesia, conto e crônica.

Música instrumental
O objetivo da expressão música instrumental é valorizar e estimular a expressão musical por instrumentistas e conjuntos instrumentais dos mais diversos estilos e gêneros do interior do Estado de São Paulo. Neste caso, são contempladas as categorias de solista instrumental e conjunto instrumental.

Teatro
Nesta expressão artística poderão participar representantes dos estilos teatro adulto, teatro infantil e teatro de rua.

Vídeo

O objetivo é indicar representantes da expressão vídeo nas categorias de animação, documentário e ficção.

Fases

Vale destacar que o Mapa Cultural Paulista - Edição 2015/2016, será feito em quatro fases, sendo a Municipal e Regional em 2015, e a Estadual e Circulação em 2016.
Poderá participar do Mapa Cultural Paulista qualquer cidadão ou grupo, do Estado de São Paulo, desde que com residência comprovada há mais de dois anos.
Os artistas interessados devem dirigir-se à sede da Secretaria Municipal de Cultura, localizada à Avenida Tamoios, 1.685.
Todos os participantes de edições anteriores poderão se inscrever, desde que com produções e/ou criações inéditas no Mapa Cultural Paulista.
A idade mínima para a participação é de 14 anos completos até a data de realização da fase regional.
É vetada a participação de estrangeiros que não estejam com seus documentos regularizados.

Mercado de
Artistas

O Mapa Cultural cria o Mercado de Artistas. Trata-se de um banco de dados para pesquisa, onde constam todos os artistas participantes destas fases, divididos por modalidades (teatro, dança, música instrumental, literatura, canto coral, vídeo e artes visuais), cidades e regiões administrativas.
Pensando na divulgação da produção cultural do interior, o objetivo do Mapa Cultural é a facilitação no intercâmbio entre as secretarias de cultura e os artistas regionais, possibilitando apresentações, troca de atividades e parcerias entre os municípios.
Nesse mesmo banco de dados, constam informações importantes sobre a participação de cada Região Administrativa nesse projeto de mapeamento.
Um diferencial da edição 2009/2010 do Mapa Cultural Paulista é a sistematização das fases municipal e regional. Desde então, o cadastro de artistas criado a cada nova edição do projeto é atualizado e disponibilizado para consulta.



Fiéis celebram Santo Expedito em igreja da zona Leste

          Devotos de Santo Expedito, conhecido por ajudar na solução das causas urgentes, celebram seu patrono todo dia 19 de abril. Em Tupã, a Paróquia São José Operário, cuja futura capela levará o nome do padroeiro das causas impossíveis, na Rua Yukio Andaku, Jardim Santa Adélia, realiza procissão e missa para homenageá-lo amanhã, sábado, dia 18.

O padre Marcos Roberto Cesário da Silva explicou que, por ser popular entre os fiéis, as comemorações em honra a Santo Expedito sempre reúnem centenas de pessoas, que vão até as igrejas para agradecer a Deus pela intercessão do santo. “Os católicos que participarem, terão a oportunidade de, por meio de louvor e oração, render graças pelos inúmeros auxílios e prodígios realizados por nosso Senhor Jesus Cristo, sob o patrocínio de Santo Expedito”, disse o religioso.

A procissão sairá às 19h30 min defronte ao terreno onde foi iniciada a construção da capela dedicada ao intercessor. O local fica na esquina da Rua João Capioto com a Rua Yukio Andaku. A santa missa será celebrada em seguida, na Capela Nossa Senhora do Carmo, localizada na Rua João Capioto com Rua João Rangel. “Por meio da Eucaristia, vamos manifestar nossa gratidão ao Altíssimo pelos inúmeros benefícios que recebemos diariamente em nossas vidas. Venha, participe conosco e traga sua família para juntos agradecermos a Deus pela intercessão de tão ilustre padroeiro”, convidou o pároco.


Rede municipal
Professores participaram de formações específicas

          Durante as duas últimas semanas, ao longo de quatro encontros, os professores de educação infantil e de arte da rede municipal de ensino, participaram de formações específicas para estudo e reflexão de dois temas: “A presença das artes visuais na educação infantil”, ministrado nos dias 30 de março e 1º de abril, e “A presença da música na educação infantil”, ministrado nos últimos dias 6 e 8, respectivamente.

De acordo com a formadora de arte Valéria Batista Pereira Gomes, sob a orientação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, as pautas dos respectivos encontros foram elaboradas com o objetivo de provocar a sensibilidade perceptiva dos professores para questões estéticas e culturais que envolvem o ensino de arte na educação infantil. Dessa forma, os professores foram instigados a refletirem sobre a presença das linguagens artísticas das artes visuais e da música.
Para tanto, de maneira dinâmica, os professores foram divididos em grupos para a leitura, reflexão e posterior socialização de textos retirados do referencial curricular nacional para a educação infantil, sendo este um documento que norteia o trabalho na educação infantil.
Na ocasião, os professores também puderam apreciar vídeos de experiências bem sucedidas e que foram desenvolvidas com crianças da educação infantil.

Para a formadora, a música e as artes visuais são linguagens e, portanto, formas importantes de expressão e comunicação humanas, o que, por si só, justifica suas presenças no contexto da educação, de um modo geral, e na educação infantil, particularmente.


Rancharia
Prefeitura recolhe animais soltos nas ruas

          A Prefeitura de Rancharia já recolhe os animais de rua que estão espalhados pela cidade com o objetivo de evitar uma possível multa que foi determinada pela Justiça. O pedido foi feito pelo Ministério Público Estadual (MPE) e aceito pelo juiz após um pedido de embargo. A ação pode incidir em pena de multa diária de R$ 500,00, limitado ao valor total de R$ 100 mil.
Conforme a Promotoria, na inicial do processo, há diversos pedidos com prazos determinados para o município cumprir. Alguns desses períodos determinava que as obrigações fossem feitas dentro dos referidos termos, sob pena de multa e, inclusive, responsabilização criminal da prefeitura.

Em publicação no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), em 19 de fevereiro, foi determinado que no prazo de um mês, todos os animais soltos nas ruas fossem recolhidos, “dando destinação adequada, respeitada a lei de proteção aos animais, mantendo o local limpo e sem a presença de animais domésticos, conscientizando a população que reside na região, do risco à saúde pública e da responsabilidade penal e ambiental decorrente do abandono de animais domésticos no local”.
Também foi estipulado, ainda na publicação, que um Centro de Controle Populacional de Cães e Gatos fosse construído no prazo de seis meses, “com estrutura adequada e funcionários com capacitação para atendimento, cuidados e tratamento dos animais, passando a recolher e receber todos os cães e gatos abandonados nas ruas da cidade”.
Todos os animais recolhidos devem ser submetidos a esterilização cirúrgica e registro, ainda conforme o documento. Também é apontado que cada animal recebido pelo espaço seja disponibilizado para adoção em um período de 15 dias.

Outro lado

Na primeira determinação, o município passou a recolher os animais e abrigá-los em um espaço provisório pertencente à prefeitura e, com a parceria de uma faculdade de medicina, é realizada a castração. Depois, o mesmo é encaminhado para doação. Se o dono aparecer, terá de pagar uma multa de R$ 100,00.


Ônibus
Transporte público continua sem empresa definida

          O serviço de transporte público coletivo em Tupã continua sendo desenvolvido por uma empresa de Pompéia, através de contrato emergencial. Ainda não foi possível definir uma empresa para realizar o serviço na cidade de forma definitiva. Com isso, o sistema não oferece melhor qualidade para os usuários, que enfrentam problemas com os abrigos dos ônibus, por exemplo, já que a maioria encontra-se em estado de abandono, sem manutenção e cuidados.

Para a população, o transporte coletivo em Tupã é deficitário. Para se ter ideia, o número de passageiros caiu. Hoje, os usuários são formados, na maioria, por idosos. Desde que a empresa tupãense Guerino Seiscento não demonstrou interesse por continuar frente ao serviço do transporte público na cidade, a prefeitura não conseguiu definir uma nova empresa. As últimas licitações realizadas para isso deram desertas, ou seja, nenhuma empresa no ramo apresentou interesse. Sem uma empresa definitiva, não há como fazer a manutenção dos abrigos. Para que se entenda melhor, a demarcação do ponto de ônibus, o itinerário a ser seguido, além do horário, são determinações estabelecidas pela Secretaria Municipal de Trânsito. “Já a manutenção dos abrigos, a cobertura e bancos para espera do passageiro, são de competência da empresa que opera o sistema do transporte público. Não é uma competência da prefeitura. E não temos uma empresa operando de forma definitiva, só com contrato emergencial. E se a empresa está atuando com contrato emergencial, ela não vai investir porque corre o risco da mesma não ganhar a licitação”, explicou o secretário de Trânsito, José Romero Sobrinho.
Acontece que, além de não ter uma empresa definitiva realizando o serviço em Tupã, muitos pontos demarcados desapareceram. Isso porque, antes, com a Guerino Seiscento atuando, o número de ônibus era maior, assim como as linhas em operação. Segundo o secretário, atualmente são só 4 linhas operando, sendo 3 dentro do município e uma que faz os três distritos.


sobe.gif (937 bytes)


| Home | Economia | Geral | Sociedade | Policial | Esportes | Política | Variedades |Expediente |E-mail

Hosted by UNISITE - Todos os direitos Reservados