jdiario@diariotupa.com.br

Thermas
Burocracia impede a construção do novo clube

          Anunciada há cerca de 5 anos, a construção do novo clube termal em Tupã está paralisada, porque em-presários e o poder público ainda não entraram em acordo.

O vereador Antônio Alves de Sousa, “Ribeirão”, explicou que negociações com o Clube Thermas estão paradas, porque o proprietário do empreendimento ainda não assinou o contrato com a Sabesp. “Já recebemos o aval das unidades da Sabesp de Tupã, de Presidente Prudente e de São Paulo, para o fornecimento da água. Porém, o contrato não foi assinado e isso não depende da Câmara Municipal e nem da Prefeitura de Tupã”, disse.
“Ribeirão” destacou que a Câmara Municipal criou uma comissão parlamentar para analisar e desenvolver o projeto turístico dentro das normas legais. “Estávamos preocupados com a crise da água que afetou o Estado de São Paulo, mas Tupã não possui esse problema”, disse o vereador, lembrando que o município de Tupã está situado sobre o Aquífero Guarani, um dos maiores do mundo. “Essa obra será muito importante para o município se manter como estância turística”, acrescentou.

Outro lado

O administrador da obra do clube termal, Anderson Franco Sil, afirmou que o empresário, dono do empreendimento, ainda não assinou o contrato com a Sabesp porque o terreno de 11 alqueires em que o antigo clube termal será construído, está irregular. “O terreno é da prefeitura, mas existem 32 processos para serem resolvidos. Enquanto isso não acontecer, dificilmente a obra terá andamento”, frisou.
Anderson destacou que o valor para quitar a dívida dos processos é de R$ 4 milhões. “Essa situação tem que ser resolvida com a prefeitura. A área tem que ser entregue para obra, sem nenhuma pendência”, afirmou.

Por mais que a burocracia impeça o desenvolvimento da obra, o administrador enfatizou que o empresário não desistiu da construção de um novo clube termal em Tupã.
Anderson enfatizou que o empreendedor comprou dois alqueires de terra, em uma área próxima, para iniciar suas obras particulares. “Está em andamento a construção de cinco piscinas. Vamos dar seguimento a essas obras particulares até que a prefeitura resolva esses processos judiciais”, afirmou. “Se não tivéssemos enfrentando esses problemas, já era para o Clube Thermas estar funcionando”, acrescentou.



Ex-presidente da CBF Marin e membros da Fifa são presos na Suíça em investigação de corrupção

          Sete dos dirigentes mais poderosos do mundo do futebol, incluindo o ex-presidente da CBF José Maria Marin, podem ser extraditados para os Estados Unidos para enfrentarem acusações de corrupção após serem presos ontem na Suíça, onde as autoridades anunciaram ainda uma investigação criminal sobre a escolha das sedes das duas próximas Copas do Mundo.
O esporte mais popular do planeta mergulhou no caos depois que autoridades norte-americanas e suíças divulgaram inquéritos separados sobre as supostas irregularidades na Fifa.
Autoridades dos EUA declararam que sete dirigentes do futebol e cinco executivos dos ramos de mídia e marketing esportivo enfrentam acusações de corrupção envolvendo mais de 150 milhões de dólares em suborno.
Marin, que presidiu a CBF de 2012 a abril deste ano e foi o presidente do comitê organizador local da Copa do Mundo de 2014, está entre os sete dirigentes da federação interna-cional presos em Zurique. Atualmente, ele ocupa um cargo no comitê organizador dos torneios olímpicos de futebol da Fifa e uma das vice-presidências da CBF.
Em nota, a CBF disse que os acontecimentos na Suíça são “graves”, mas vai esperar a conclusão da investigação sem fazer qualquer julgamento.
O suíço Joseph Blatter, presidente da Fifa, não está entre os indiciados, mas a lista inclui vários subordinados diretos dele na hierarquia da entidade.
Quatro pessoas já se declararam culpadas de várias acusações, entre elas o empresário brasileiro José Hawilla, dono e fundador do grupo de marketing esportivo Traffic, segundo o Departamento de Justiça. Em acordo fechado em dezembro do ano passado com a Justiça dos EUA, Hawilla aceitou devolver 151 milhões de dólares, sendo 25 milhões de dólares pagos no momento de sua confissão, segundo nota do departamento.

“CULTURA
DE CORRUPÇÃO”
A sede da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) em Miami, na Flórida, foi revistada ontem, segundo o Departamento de Justiça.
“Como dito no indiciamento, os réus fomentaram uma cultura de corrupção e ganância que criou um campo de atuação desigual para o maior esporte do mundo”, disse James Comey, diretor do FBI. “Pagamentos secretos e ilegais, propinas e subornos se tornaram uma maneira de fazer negócios na Fifa”.
Os dirigentes da Fifa parecem ter caído em uma cilada armada pelas autoridades norte-americanas e suíças. As prisões foram feitas de madrugada em um hotel de luxo de Zurique, o Baur au Lac, onde os dirigentes da federação estão se hospedando para a eleição presidencial desta semana.
A Fifa classificou as prisões como “um momento difícil”, mas afirmou que Blatter irá manter sua candidatura a um quinto mandato e as próximas Copas do Mundo ocorrerão segundo a programação em Rússia e Catar.
O Departamento de Justiça dos EUA nomeou os presos como: Webb, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, o vice-presidente da Fifa, Eugenio Figueredo e Rafael Esquivel, além de Marin.

PROPINAS DE
US$ 150 MILHÕES
De acordo com o departamento, entre os acusados do grande esquema de corrupção estão executivos de marketing esportivo norte e sul-americanos que supostamente pagaram e concordaram em pagar “bem mais de 150 milhões de dólares em subornos e propinas para obterem direitos lucrativos de mídia e marketing para torneios internacionais de futebol”.
“O indiciamento alega corrupção desenfreada, sistêmica e enraizada tanto no exterior quanto aqui nos EUA”, disse a procuradora-geral Loretta Lynch em um comunicado. “Isso se estende pelo menos por duas gerações de dirigentes de futebol que, como alegado, abusaram de suas posições de confiança para obter milhões de dólares em subornos e propinas”.
A Fifa tem uma renda de bilhões de dólares, a maior parte vinda de patrocínios e direitos de transmissão televisiva para Copas do Mundo.
Há tempos a entidade vem sendo assolada por relatos de corrupção, que afirma investigar internamente, mas até agora escapou de grandes acusações criminais em todos os países. Foi especialmente criticada por autoridades ocidentais a decisão de conceder uma Copa do Mundo ao Catar, pequeno país desértico sem tradição no futebol.
À parte da investigação norte-americana, promotores suíços disseram ter iniciado seu próprio inquérito criminal contra pessoas não identificadas suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro relacionadas à concessão dos direitos de sediar os Mundiais de 2018 e 2022.
A maioria dos dirigentes presos está na Suíça para o Congresso da Fifa, no qual Blatter está sendo desafiado pelo príncipe jordaniano Ali bin Al Hussein na eleição presidencial de sexta-feira.

(Reportagem adicional de Katharina Bart, em Zurique; Curtis Skinner, em São Francisco; Karen Freifeld, em Nova York; Mark Hosenball, em Washington;
Ian Ransom, em
Melbourne; e Pedro Fonseca, no Rio
de Janeiro)



Madrasta de Bernardo se cala diante de juiz

          Por Lucas Azevedo, especial para a AE

Porto Alegre (AE) - A madrasta de Bernardo Boldrini, Graciele Ugulini, manteve-se calada durante depoimento ao juiz no fórum de Três Passos, no Rio Grande do Sul, ontem. Graciele é uma das quatro pessoas acusadas pela morte do menino, em abril de 2014. O médico Leandro Boldrini, pai da criança, depôs antes e acusou Graciele pelo crime.
Já a amiga de Graciele, Edelvânia Wirganovicz, disse que foi à força depor. “Eu não estou bem, estou tomando remédios. Eu vim à força, porque me obrigaram a vir. Eu estava sem condições”, reclamou, antes de se calar.

Evandro Wirganovicz - o único que não vestiu colete à prova de balas - negou que tenha cavado a cova em que Bernardo foi enterrado. “Foi minha irmã que fez o buraco, é o que ela conta”, destacou. Questionado sobre o que fazia na véspera do crime no local em que o corpo de Bernardo foi achado, ele explicou que estava pescando.
Antes do depoimento dos três acusados, Leandro Boldrini foi ouvido pelo juiz Marcos Luís Agostini, titular do processo da 1ª Vara Judicial de Três Passos. Em cerca de três horas de depoimento, culpou a mulher, Graciele, pelo crime. “Sou uma pessoa esclarecida e jamais compactuaria com uma coisa dessas”, disse. Ele admitiu não ter sido um bom pai para o garoto, negou conhecer Edelvânia e confirmou o mau relacionamento entre o filho e a madrasta.

“Perdi meu filho. Cadê o Bernardo? Nem o luto eu pude construir, porque não vi o corpo. Minha vida está destruída”, afirmou.

Protesto

O depoimento dos acusados pela morte de Bernardo foi marcado por manifestações na porta do Fórum de Três Passos. Foi a primeira vez que Boldrini e Graciele retornaram à cidade na qual viviam com o menino depois de serem presos, há cerca de um ano.
Boldrini teve de usar colete à prova de balas em público. Na entrada do prédio do Judiciário, moradores aguardavam os acusados com gritos de protesto.


Beleza
Hábito de frequentar salões de beleza se mantém em alta

          Para a beleza, parece que ainda não existe crise. Pelo menos em Tupã, o movimento nos salões continua em alta. Todo mundo quer estar sempre com uma boa aparência e, para isso, é preciso investir.
Uma pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) revelou que os preços dos serviços de estética subiram 9% no ano passado, acima dos 6,41% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Mas, isso não assusta quem quer estar de bem com a autoestima. Além disso, é possível ter acesso aos procedimentos com a facilidade dos pagamentos e com as opções mais acessíveis. Com isso, os salões continuam cheios.

Beleza para todos
Segundo a proprietária de um dos mais procurados salões de beleza da cidade, apesar da crise em alguns setores da economia, as pessoas querem estar de bem com a beleza. “Apesar da crise, as pessoas, principalmente as mulheres, não deixam de se arrumar e elas investem em beleza. Conhecemos mulheres que falam que ‘a coisa já está difícil’ e se ficar feia na aparência, fica pior ainda. Então, elas investem em beleza, sim, tanto no mercado de beleza pessoal como para cuidados com o corpo, roupas e acessórios. Então é um mercado que nunca vai entrar em crise”, revelou Danielly Mendonça.
Ainda de acordo com com Danielle Mendonça, é possível agradar todo público. “Tem preço para todos os públicos e bolsos. Têm produtos mais acessíveis e mais caros. O que acontece é que o resultado dos mais caros é melhor pela tecnologia, pelo investimento dos cosméticos, pelo ambiente que procura. Mas acredito que mesmo uma pessoa que não tenha poder aquisitivo tão elevado, consegue, sim, ficar sempre bonita e se arrumar. Existem ótimas opções para todos os bolsos”, destacou.

Métodos procurados
Além disso, hoje os serviços e a tecnologia atraem os olhares de quem quer estar sempre bonita. “O procedimento mais procurado no salão, hoje, é a tintura, por conta dos cabelos brancos. Mulher detesta quando começam surgir os cabelos brancos. Outro serviço é o de manicure e pedicure. Toda mulher quer estar sempre de unhas bem feitas. Depois, os alisamentos e reposições de queratina, selante, entre outros serviços que também são muito procurados. Uma procura muito grande agora, pode-se dizer que ficou ainda maior há um ano, é para a maquiagem definitiva de sobrancelhas. A procura aumentou muito”, informou Danielly Mendonça.
A proprietária do salão ainda revelou uma super tendência do momento, que já é sucesso em seu estabelecimento de beleza. “Um tratamento bem legal que está sendo muito procurado é de estimulação de crescimento e queda de cabelo. Passamos um shampoo e uma loção de queda para fortalecimento, depois entramos com o aparelho que estimula a oxigenação do couro cabeludo, estimulando a formação de novos fios. É um trabalho bem legal”, revelou Danielly.

Economia
O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de produtos ligados à beleza. Nem mesmo a alta do dólar e dos novos impostos que vêm por aí para o setor, desanimam os empresários que investem nesse segmento bilionário.
A alta do dólar já começou a influenciar no mercado da beleza. Em média, 80% das matérias-primas usadas nos cosméticos fabricados no Brasil são importadas, mas o preço mais salgado de alguns produtos não desanimou o mercado, que cresce em média 10% ao ano.
Segundo o Sebrae, por mês 7 mil novos salões são abertos no País. A indústria da beleza emprega hoje no Brasil 4,8 milhões de pessoas. Oitenta por cento dessas vagas são ocupadas por mulheres.
O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor do setor de beleza do mundo, atrás só dos Estados Unidos e China, mas o setor se preocupa com o futuro. A extensão do IPI para distribuidores interdependentes pode gerar grandes perdas.
Apesar da previsão negativa, não faltam empresários que veem no mercado brasileiro muito potencial. O faturamento do setor no ano passado foi de R$ 101 bilhões, 1,8% por cento do PIB nacional.


Educação
Secretaria divulgou trabalho com professores especialistas de arte

          Refletir sobre a prática, planejar as aulas e estudar para ensinar melhor são tarefas tão importantes quanto lecionar, segundo a Secretaria Municipal de Educação.

Todos os que lutam por uma educação de qualidade concordam que a capacitação profissional é fundamental. Dessa forma, os professores especialistas em artes da rede municipal de ensino de Tupã, se reúnem duas vezes na semana durante o HTPC, com o intuito de atender tais objetivos.
Os encontros acontecem sob a orientação da professora e formadora Valéria Batista Pereira Gomes, com apoio da equipe pedagógica da Seduc, coordenada pela professora Luciana Leal, que acompanha as pautas e os registros da formadora.

Valéria Gomes ressaltou que os encontros são extremamente importantes, já que o objetivo dos mesmos é permitir o desenvolvimento de atividades como formação continuada, reflexão coletiva sobre o trabalho docente e planejamento de aulas. “O professor é alguém em contínuo aprendizado e deve ter a dimensão de que aprender significa interrogar-se sempre sobre o que pensa, o que planeja e o que faz em sala de aula”, concluiu.



‘FRAGMENTOS’ DA HISTÓRIA DE TUPÃ

          1. Em 24 de janeiro de 1969, a Coluna “Cartas à Redação” do jornal Folha de São Paulo, publicava manifestação do tupãense e servidor municipal, Rubens Melle, defendendo os índios: “Sou contrário à opinião do Sr. Héio Ricardo, de Registro, segundo o qual os índios devem ser até exterminados em vista do que aconteceu com a expedição do padre Calleri no Amazonas. Enquanto o sr. Helio Ricardo ataca os índios, aqui em minha cidade quase tudo é em homenagem a eles, a começar pelo nome da cidade - Tupã. As ruas e avenidas levam nomes de tribos indígenas, tais como Aimorés, Bororós, Caingangs (que aqui habitavam), Carijós, Xavantes, Guaranis, Tupis, Tamoios, Tupinambás etc. Há ainda o Grupo Escolar ‘Bartira’ e o Colégio Estadual ‘India Vanuíre’. Finalmente, temos no bairro Ponte Alta índios que vivem e trabalham pacificamente. Aproveito a oportunidade para congratular-me com Shizue Kimura, da Capital, que tão brilhantemente defendeu nossos índios, e ao mesmo tempo faço-lhes um convite para que visitem o Museu Histórico de Tupã, que tem muitas coisas feitas pelos índios”.

1.2. “A atual Rua V, da planta geral da Vila Abarca, desta cidade, passa a denominar-se e constituir-se a ‘Rua Frederico Melle’, como reconhecimento pelo seu pioneirismo como hoteleiro desde antes da fundação da cidade de Tupã, e exaltado como propugnador de seu desenvolvimento”. Homenagem que se presta ao pioneiro Frederico Melle, na forma da Lei nº 791, de 26 de abril de 1961, aprovada pelo Prefeito Municipal interino, Prof. Idenolphi Semeghini. O hoteleiro está na foto de 1935, com o filho Rubens Melle, que por mais de 30 anos foi servidor da Prefeitura Municipal de Tupã, com atividades na Exatoria e Cadastro Mobiliário, onde se aposentou em 1982. Hoje reside em Londrina. [‘FRAGMENTOS’, jornal DIÁRIO, 02.07.2013]
2. O XV Forum de Debates para o Desenvolvimento de Tupã vivenciou ontem mais uma de suas etapas de 2015, com o painel Jovens Empreendedores e os Desafios da Sucessão Familiar , com o consultor e palestrante em "Sucessão Familiar e Governança Corporativa", tendo como mediador o tupãense João Alberto Teixeira,
2.1. Também foi desenvolvido ontem o painel "Os novos rumos do franchising no Brasil", e o mediador foi Delfino Golfeto, presidente da Rede de Franquias Água Doce, idealizada em 1990 e definitivamente implantada em 1992, já com mais de 100 unidades franqueadas em deferentes regiões do País.
2.2. O evento se encerra hoje com palestra sobre o tema "As novas mídias e a democracia", pelo advogado e repórter da Rede Globo de Televisão, o tupãense Pedro Basan.

[Contato com a Coluna? E-mail: dacajur@hotmail.com

[David de Castro é servidor público municipal - 1973 -2015]


Igreja
Pães de São Judas serão entregues hoje

          Para manter a tradição, acontece na noite de hoje a celebração da missa especial, na Matriz de São Judas, com a distribuição dos “pãezinhos de São Judas”, que são benzidos e entregues aos fiéis.
O dia do padroeiro é celebrado oficialmente no dia 28 de outubro. Porém, a paróquia decidiu relembrar a data no dia 28 de cada mês, como forma de homenagear o apóstolo de Jesus Cristo.
A venda dos “pães de São Judas” é uma tradição na cidade. Após a missa, o padre responsável pela paróquia benze os pães, antes de entregá-los aos fiéis. “Essa é uma tradição da Igreja Católica e o padre tem a autoridade de benzer esses pães, como forma de abençoar os fiéis”, disse Edilson Donisete Cosine, coordenador da Pastoral.
Cosine explicou que, ao receber o pão benzido, os fiéis podem ser beneficiados por meio da fé. “Acreditamos que se uma pessoa doente comer esse pão, ela pode receber uma cura, por exemplo”, afirmou. “Esse não é apenas um alimento material, mas também espiritual”, acrescentou.
O coordenador destacou que, para cada missa celebrada no dia 28 de cada mês, são preparados de 200 a 300 pães. “A compra pode ser agendada ou feita após o culto”, ressaltou Cosine, ao explicar que a intenção da venda dos pães é a de abençoar as pessoas. “São Judas é um dos santos que mais possui devotos no Brasil”, lembrou.

Vale lembrar que os “pães de São Judas” são comercializados pelo valor de R$ 5,00, valor destinado para a confecção do produto. Se houver sobra, será destinada para as obras sociais.
A missa será celebrada na noite de hoje pelo padre Jurandir Fernando Noronha, pároco responsável pela Matriz de São Judas Tadeu.


SP-425
Carro despenca de ponte com 5 metros

          Um acidente foi registrado na Rodovia “Assis Chateaubriand”, a SP-425, no trecho entre Rinópolis e Iacri, quando um veículo despencou de uma ponte de cinco metros de altura.
Segundo consta, o motorista B.R., de 20 anos, conduzia o veículo, por volta das 15 horas de ontem, no sentido Rio Preto-Prudente, quando passou por uma curva, adentrou uma ponte sobre um córrego existente no local e, sem controle, despencou de uma altura de 5 metros. No local são registrados muitos acidentes.

Além do motorista, sofreram ferimentos leves os passageiros L.E., de 19 anos, e F.R., também de 19 anos de idade.


Transporte coletivo
Prefeitura define concessão para nova empresa

          Na última terça-feira, dia 26, a Prefeitura de Tupã publicou edital com o nome da empresa vencedora do processo licitatório, que irá fornecer os serviços de transporte público no município e distritos. A empresa que apresentou a menor proposta e os melhores serviços, segundo a avaliação do poder Executivo, foi a Empresa Circular de Pompéia Eireli ME.

O contrato assinado com a empresa será válido para os próximos 10 anos, sendo que a mesma receberá um subsídio mensal da prefeitura no valor de R$ 50 mil, como forma de auxiliar nos trabalhos prestados.
Segundo o edital, a empresa terá que circular em 4 linhas, disponibilizar 4 ônibus e ter um reserva.
Um dos quesitos que poderão beneficiar os usuários do transporte coletivo urbano será quanto ao novo valor da tarifa, que cairá de R$ 2,60 para R$ 1,50.

Reajuste

O proprietário da Empresa Circular de Pompéia, Daniel Paulo da Silva, destacou que o valor da tarifa não poderá ser alterado nos próximos 12 meses. “Iremos alterar a tarifa de acordo com a inflação e com os custos de operação de transporte, como forma de equilibrar as despesas. Caso seja necessário, isso só irá acontecer dentro de um ano”, disse

Dificuldade

O empresário ressaltou que manter os serviços de transporte público em Tupã não é fácil, “porque não são muitas pessoas que se utilizam desse serviço”. Ele observou que a situação poderá melhorar por causa do subisídio oferecido pela prefeitura. “Chegamos no limite da tarifa (R$ 1,50) como forma de atrair novos passageiros. Contamos com um subsídio que é viável para a execução dos trabalhos”, salientou.
Silva lembrou que assumiu os serviços de forma emergencial. “Por causa disso, tivemos alguns contratempos e tivemos que adequar os serviços para atender a população. A tendência é melhorar nossos serviços”, disse.

Ônibus

De acordo com o empresário, os ônibus que irão fazer o transporte coletivo no município de Tupã estão dentro do prazo de fabricação, como exigido no edital. “O edital diz que os ônibus devem ter 10 anos de fabricação, contados a partir de 2014. Ou seja, os ônibus tinham que ser fabricados no máximo em 2004. Os nossos são de 2006”, explicou.

Melhorias

Silva afirmou que a empresa pretende melhorar os serviços de transporte público prestados no município de Tupã. “Temos planos de comprar ônibus do ano para circular no município. Mas não sabemos quando isso irá acontecer. Vai depender do retorno do serviço”, ressaltou

Manutenção

Na semana passada, os passageiros passaram por dificuldades para utilizar os ônibus da empresa. Silva disse que o fato dos carros apresentarem problemas no mesmo dia foi “um ponto fora da curva”.
O empresário disse que, semanalmente, a empresa executa o serviço de rotina, para constatar e resolver os eventuais problemas mecânicos dos ônibus. “Estamos em cima da manutenção para deixar tudo em ordem. O que aconteceu foi uma exceção e os ônibus quebraram no mesmo dia. Agora tudo está resolvido”, assegurou.

Documentos

Por mais que a empresa tenha vencido o processo licitatório, ela tem o prazo de 4 dias para entregar sua certidão negativa de débitos antes de assumir os serviços. “O edital permite que uma empresa participe da licitação desta maneira. Regularizamos essa situação ontem, dia 26, e vamos entregar a certidão negativa dentro do prazo estipulado”, afirmou.

Dados

Atualmente, cerca de 18 mil pessoas utilizam mensalmente o transporte coletivo urbano fornecido pelos ônibus que fazem as linhas circulares. Destes, 8 mil são pagantes.

Tarifa única

Vale destacar que o edital estabeleceu que, independentemente da extensão da linha, a empresa interessada na execução do serviço de transporte coletivo urbano, deveria apresentar tarifa única.
A medida vale inclusive para os distritos de Varpa, Parnaso e Universo, cujos moradores também pagarão R$ 1,50 para utilizarem as linhas circulares.

Concorrência

O valor, bem abaixo do atual, se houver um bom serviço por parte da empresa, deverá atrair um maior número de passageiros, aumentando o faturamento mensal.
Já se analisa a possibilidade, inclusive, de haver queda na procura por mototáxis na cidade, mas ainda é muito cedo para qualquer conclusão nesse sentido.



AME comemorou ontem 5 anos de funcionamento

          O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) completou 5 anos de funcionamento em Tupã, no último dia 24 de maio. Para comemorar, a unidade que está instalada no prédio do antigo Centro de Saúde I, na Rua Mandaguaris com Avenida Tapuias, realizou um grande evento para a população durante o dia de ontem.
A feira da saúde realizada ontem, dia 27, reuniu dezenas de pessoas, inclusive autoridades do município. Hoje, o ambulatório é considerado referência em atendimento especializado na região. “O AME está comemorando a terceira edição da feira de saúde em Tupã e cinco anos de funcionamento. É extremamente importante para o município um complexo como o AME, que oferece tantas especialidades, como vários exames. Para nós, reforça muito a assistência à saúde no município, além de oferecer mais especialidades e exames para a população. Nós também temos uma estrutura que oferta empregos, entre outras questões. Ficamos muito felizes em poder comemorar com o AME”, declarou a secretária Municipal de Saúde, Rosângela Urel Gaspar.
A secretária adiantou também que autoridades do município já estudam a possibilidade de ampliar os serviços do AME de Tupã, que poderá passar para “AME Mais”. “Estamos conversando sobre uma forma de tentar trazer ainda mais especialidades para o AME de Tupã. Já estamos conversando com o governo estadual para transformar o AME de Tupã em um ‘AME Mais’, assim como é em Ourinhos, para trazer mais exames e, quem sabe, até algumas cirur-gias. O AME oferece hoje a consulta e, na maioria das vezes, alguns exames, mas na hora que o paciente tem um diagnóstico fechado e vai para cirurgia, cai na mesma fila do SUS, onde infelizmente ainda temos uma demanda reprimida grande”, explicou Rosângela Gaspar.


Estradas
Motorista fica ferido depois que caminhão tomba

          Uma carreta, carregada de combustível, tombou na tarde de ontem na vicinal que liga Bastos à Rodovia “Assis Chateaubriand”, a SP-425, próximo da Usina Califórnia. Imediatamente, uma equipe do Corpo de Bombeiros de Tupã foi acionada para interditar o local, devido ao risco de uma explosão.

De acordo com o que ficou apurado no local, o motorista, residente em Assis, sofreu ferimentos leves depois que o caminhão que dirigia ter tombado na vicinal que liga Bastos (BAS-050) à SP-425, proximidades da Usina Califórnia, município de Parapuã. O tombamento aconteceu por volta das 14h45 min.
Segundo informações, o caminhão, que transitava no sentido de Bastos, carregado de álcool, tombou na vicinal a cerca dois quilômetros depois da usina. Ainda segundo a PM, grande quantidade de álcool ficou espalhada pela pista, exigindo o isolamento da área.
O motorista, cuja idade e identidade não foram reveladas, foi socorrido por ambulância da usina até o Pronto-Socorro Municipal de Bastos. Felizmente, ele teve apenas ferimentos leves.


Avaliação institucional
Unesp Tupã comunica período para preenchimento do Sistema de Avaliação Institucional

          A comunidade da Unesp Tupã deve estar atenta. Foi prorrogado até o dia 30 de junho o preenchimento do Sistema de Avaliação Institucional.
As informações coletadas neste questionário são utilizadas pelos diversos órgãos das unidades para o planejamento de melhorias e investimentos, tornando-se deste modo um instrumento de grande valia para o câmpus local.
As informações serão posteriormente analisadas e, por meio de relatórios elaborados pelo Grupo de Avaliação Local, encaminhadas sugestões e orientações aos órgãos superiores. Posteriormente, os dados serão enviados para a Comissão Permanente de Avaliação.

Desse modo, a Unesp Tupã pede a todos os discentes de graduação e pós-graduação, servidores técnico-administrativos e docentes, que acessem o sistema e realizem o seu preenchimento referente ao ano de 2014.


ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura realiza várias atividades contra abuso sexual de menores

          A Secretaria Municipal de Assistência Social vem realizando diversas atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no último dia 18 de maio.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Isaura Gaspar, as atividades mobilizam todos os órgãos de garantias de direitos da criança e adolescente, como Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes (CMDCA), Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Disque 100.
“O objetivo é promover ações preventivas contra violência de crianças e adolescentes, nas escolas, na sociedade em geral e de sensibilizar toda a população para denunciar casos que envolvam crianças e adolescentes em que seus direitos estejam sendo violados”, afirmou Isaura.

Palestra

Os destaques da programação foram as palestras noturnas realizadas pelo CRAS-Sul e CRAS-Leste, que foram ministradas pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, o psicólogo Valci Silva.
Segundo Isaura, a palestra foi realizada no CRAS-Leste no último dia 12 de maio, reunindo 97 famílias. Já no CRAS-Sul, a palestra aconteceu nesta terça-feira, dia 26 de maio, contando com a participação de 35 famílias residentes naquela área de abrangência.
Dando continuidade à programação que aborda a exploração sexual de crianças e adolescentes, a Secretaria de Assistência Social, através do CREAS, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, também apresentará peça teatral sobre o tema.

Peça teatral
De acordo com a secretária de Assistência Social, a peça “Vim Ver Maria”, do Grupo Soarte, da cidade de Ourinhos, será apresentada amanhã, sexta-feira, dia 29 de maio, em dois horários, às 8 e às 14 horas, no anfiteatro do Projeto Escola de Segundo Turno-Crescer Juntos - Núcleo Fepasa.
Segundo Isaura, o espetáculo será apresentado para crianças e adolescentes da rede municipal de ensino e do projeto Jovem Talento. A peça mostra a convivência de uma família, em que Maria, filha mais nova, é vítima de um abuso sexual dentro de casa, causado pelo tio que cuida da menina na ausência dos pais.
“Dentro dessa narrativa, o grupo desenvolve algumas situações e sentimentos que a criança vive quando passa por essa situação, como o medo, a vergonha e, em seguida, as atitudes que irão levar ela a enfrentar a situação e denunciar. A peça se propõe a mostrar essa realidade para a criança, de uma maneira direta, com humor, orientando a criança sobre o tema”, finalizou Isaura.


Crônicas
As fases administrativas e processuais para conhecimento e julgamento de ilícito penal
Concisa reflexão

          (*) Dr. Emílio Gimenez

Como se sabe, ao Estado compete investigar, apurar, processar e eventualmente punir a pessoa responsável direta ou indiretamente pela prática de um ato infracional, e isto porque o crime sempre causa um resultado lesivo, seja de ordem física ou patrimonial.
A imprensa escrita e falada tem noticiado, diariamente, o tenebroso caso de corrupção da Operação Lava Jato, cuja investigação na fase administrativa está sendo conduzida pela polícia judiciária federal, enquanto que a Justiça Federal cuida das ações penais instauradas por denúncia do Procurador Geral da República.
Há constante divulgação de que os crimes praticados pelos agentes do governo federal têm, no mínimo, participação indireta do governo, por omissão (crime de improbidade), visto que nunca adotou posição decisiva para a apuração dos fatos e descoberta dos criminosos.
E, em caso de investigar a participação do governo, o procedimento seria o instituto político do Impeachment, que tem contornos e procedimentos diferentes da ação penal pública.
É precisamente com o objetivo de esclarecer a opinião pública que vale mencionar que o Impeachment tem natureza política e pode ser instaurado por qualquer cidadão que esteja em dia com as suas obrigações eleitorais.
O pedido de investigação para instaurar o procedimento de Impeachment (Lei nº 1.079/50) deve ser dirigido à Câmara dos Deputados, que é o órgão adequado e encarregado de impor tramitação ao pedido.
Se a Câmara dos Deputados autorizar o processamento do Impeachment, será o processo remetido ao Senado Federal para conhecimento e julgamento, cuja sessão é conduzida pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal, e, em caso de procedência, o representante do governo será afastado do cargo.
Com efeito, a imprensa tem noticiado que o representante do governo também poderia ser afastado do cargo eletivo pela prática de crime previsto na legislação penal (Decreto-lei nº 2.848/40), o denominado crime de “pedalada fiscal”.
E neste caso, a tramitação da investigação para apuração do ato infracional, em princípio, é conduzido por delegado de Polícia, responsável pela tramitação do inquérito policial, assim como, agora, pelo Ministério Público.
Na fase do inquérito policial são realizadas diligências para apreender objetos e documentos, assim como é colhida a prova oral, com realização do interrogatório do acusado e seu consequente indiciamento.
Se o inquérito policial tem por objetivo apurar responsabilidade penal do governo, uma vez relatado, é remetido ao Supremo Tribunal Federal, e lá, o Procurador Geral da República, se o caso, oferecerá denúncia, descrevendo a conduta criminosa e capitulando o crime, de acordo com o Código Penal Brasileiro ou lei esparsa.
Se a denúncia é recebida, instaura-se ação penal pública incondicionada, e, em seguida o acusado é interrogado e após lhe é concedido prazo para apresentação de defesa escrita. Na sequência, designa-se audiência de instrução para inquirição das testemunhas indicadas na denúncia e na defesa prévia.
Após o encerramento da fase de instrução, às partes é concedido prazo para apresentação de alegações finais, e, por consequência processual, a ação penal será entregue ao juiz para proferir sentença.
Em caso de condenação, se o acusado é ocupante de cargo eletivo, será determinado o seu afastamento e ainda poderá ser punido para não disputar, por um período de tempo, cargo eletivo.
Assim, em regras gerais, tem-se uma noção concisa do procedimento político do Impeachment e da ação penal pública incondicionada, aquele instaurado por requerimento de cidadão que esteja em dia com seus direitos eleitorais e sua tramitação se inicia na Câmara dos Deputados, enquanto que o outro é iniciado pelo inquérito policial e depois por denúncia perante o Supremo Tribunal Federal.

(*) Dr. Emílio Gimenez é juiz titular da 3ª Vara Cível da Comarca de Tupã


HÁ 30 ANOS - 28 DE MAIO DE 1985
Marin vai disputar o governo em 1990

          O ex-governador e atual presidente da Federação Paulista de Futebol, José Maria Marin, anunciou em Tupã, sábado, em caráter oficial, a sua disposição de concorrer ao governo do Estado, em 1990, pelo Partido da Frente Liberal. Ele disse que isso já está definido e que espera contar com o apoio dos amigos que têm no interior.

A visita de José Maria Marin sábado, a Tupã, foi dividida em dusa partes, uma essencialmente esportiva e outra eminentemente política. Recebido por amigos e políticos da cidade, primeiro ele visitou as dependências da organização HIrano, quando reiterou o convite para que o EC Hirano venha a participar do Campeonato da Terceira Divisão de Profissionais em 1986. Depois, na residência de Eizi Hirano, onde foi homenageado com um banquete, José Maria Marin falou de política e de sua decisão em concorrer ao governo do Estado em 1990.


Fórum de Debates
Jornalista Pedro Basan encerra evento hoje

          Após duas noites de grande sucesso, termina hoje o XV Fórum de Debates para o Desenvolvimento de Tupã. Fechando com chave de ouro a programação deste ano, que tem como tema “Uma Cidade de Gente que Faz”, o evento traz para Tupã o renomado jornalista Pedro Basan, um dos principais nomes da equipe de jornalismo da Rede Globo.

Considerado um dos principais repórteres da Rede Globo e mais conhecido na cidade como Pedrinho Basan, ele falou da alegria de poder compartilhar sua experiência e seu conhecimento com os conterrâneos.

O jornalista também destacou a importância do Fórum de Debates, que ao longo dos anos trouxe várias personalidades para a cidade. Também elogiou a iniciativa da prefeitura em dedicar uma edição deste evento para homenagear e valorizar personalidades tupãenses.

“Acompanho o Fórum de Debates há um bom tempo, sempre trazendo grandes nomes para a cidade. Considero o evento uma iniciativa maravilhosa para debater e lançar ideias. Acho que Tupã está na vanguarda neste tipo de discussão e me sinto honrado em poder contribuir, compartilhando experiências que a gente viveu pelo mundo, juntamente com outros tupãenses que não residem mais na cidade, mas que carregam a herança cultural e tudo aquilo de bom que a cidade nos ensinou e que carregamos para o resto da vida conosco”.

O jornalista destacou também que a iniciativa de valorizar os talentos tupãenses, muitas vezes desconhecidos da grande população, pode voltar em futuras edições do Fórum de Debates. “Acho maravilhosa a iniciativa de fazer um Fórum de Debates com pessoas de Tupã que se destacaram País afora. Sou tupãense e me orgulho de ser tupãense. Tenho um sentimento de gratidão por essa cidade, por todos os valores e princípios que ela me ensinou. E esse sentimento de gratidão, com certeza, é compartilhado por muitos outros tupãenses que hoje exercem papel de destaque no Brasil e no mundo, engrandecendo o nome da cidade”.

Talento e humildade

Filho de Pedro Mudrey Basan e Regina Romera Basan, Pedrinho Basan estudou em várias escolas estaduais de Tupã, como Bartira, “Helena Pavanelli Porto”, “Lélio Piza” e “Índia Vanuíre” e concluiu o ensino médio na antiga Associação de Ensino (hoje Colégio Objetivo).

Ainda adolescente começou a trabalhar na Rádio Tupã como locutor, repórter e operador de áudio. Formado em direito pela Faculdade do Largo São Francisco (USP) e em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, Pedrinho Basan começou ficar conhecido em São Paulo quando ingressou na Rádio Record, em 1991, na equipe do também tupãense Osvaldo Maciel.
O repórter passou pela Rádio Jovem Pan, onde ficou por três anos e meio, até ser chamado para ingressar no canal ESPN Brasil, trabalho que conciliou com a Rádio Bandeirantes. Na TV, começou na ESPN Brasil, como repórter esportivo, em 1994. Seu talento, aliado ao profissionalismo, rendeu convite para trabalhar na Rede Globo, em 1996.
Na Globo, trabalhou por 10 anos como repórter da divisão de esportes em São Paulo. Em 2007, se tornou correspondente na China, onde cobriu os preparativos e o clima que cercava o país antes de receber os Jogos Olímpicos de Verão de 2008. A partir de 2009, o jornalista passou a ser correspondente da Rede Globo em Lisboa, Portugal, sendo responsável pela informação em toda a Península Ibérica.

Em 2012, Basan voltou ao Brasil e virou repórter da Globo Rio, onde fez reportagens emocionantes, como a do Globo Repórter, em que teve que passar uma noite como morador de rua, exibida em maio de 2013.

Unindo talento, simpatia e humildade, Pedrinho Basan já cobriu cinco temporadas da Fórmula 1, cinco Olimpíadas e cinco Copas do Mundo. Atualmente, é considerado um dos nomes da elite de repórteres da Rede Globo.


Etec Tupã
Mauro Guerra é eleito para mais um mandato como diretor

          A Escola Técnica (Etec) "Professor Massuyuki Kawano” de Tupã viveu neste mês de maio o processo eleitoral para a escolha do diretor da unidade, para o período de julho/2015 a julho/2019.

O cargo de diretor das escolas técnicas do Estado de São Paulo é definido por votação da comunidade escolar, onde votam todos os professores, funcionários e alunos, definindo uma lista tríplice que é enviada para a diretora superintendente do Centro Paula Souza, em São Paulo.

Na Escola Técnica de Tupã se inscreveram 4 candidatos, que durante o período de 18 a 23 de maio puderam realizar a campanha eleitoral, apresentando suas propostas e planos de trabalho para a comunidade escolar.

Da Etec de Tupã se inscreveram para concorrer ao cargo os professores Mauro Guerra, Jurandir Fernandes e Edvaldo Navas, além do professor Randal, da Etec de Palmital.
No dia 26 de maio, a eleição se iniciou logo pela manhã, em um clima de cordialidade, responsabilidade e com excelente participação dos alunos, professores e funcionários, em pleno exercício de democracia e participação consciente.

Apurados os votos, o professor Mauro Guerra Eduardo foi eleito para um novo mandato, obtendo 93% dos votos dos alunos, 90% dos votos dos docentes e 89% dos votos dos funcionários.

Terminada a apuração, a lista com o número dos votos e a ata da eleição serão enviadas para a administração central, em São Paulo, ficando para a comunidade escolar a experiência e a oportunidade de poder participar do processo de escolha da direção da escola.

Segundo o professor Mauro Guerra, é uma satisfação receber a notícia. “Essa escolha da comunidade, com um número tão expressivo de votos, levando em consideração que tínhamos 4 candidatos, aumenta ainda mais a nossa responsabilidade e demonstra que estamos no caminho certo. A equipe é uma grande família e todos trabalham de forma incansável pelo bem do ensino. O diretor tem que chamar para si a responsabilidade e nunca transferir a culpa por possíveis erros, creditando a todos o sucesso das ações”, finalizou Guerra.



Governador Alckmin autoriza ações preventivas contra a Influenza aviária

          O governador Geraldo Alckmin assinou ontem, quarta-feira, 27, às 15 horas, no Palácio dos Bandeirantes, o decreto para que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e seus órgãos possam intensificar a adoção de medidas preventivas, com o objetivo de evitar a chegada da Influenza Aviária ao Estado de São Paulo.
A secretaria, por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e do Instituto Biológico, tem desenvolvido trabalhos nesse sentido, há vários anos, mas o surto que está ocorrendo nos Estados Unidos exige uma intensificação no trabalho, pelo risco de importação da doença por meio das aves migratórias ou pelo trânsito de passageiros em portos e aeroportos.
A influenza aviária é causada pelo vírus H5N2, altamente contagioso, e pode ser difundida rapidamente pelo País e atingir o homem e outros animais. Aves silvestres, patos e marrecos em sua maioria, não adoecem, mas disseminam o vírus, que também pode ser transmitido por meio de objetos contaminados como sapatos, roupas, rações e pela água.
O trabalho se torna ainda mais importante em função da avicultura (corte e postura) ser a terceira atividade do agronegócio paulista, somente atrás da cana-de-açúcar e carne bovina. Nos Estados Unidos, mais de 40 milhões de aves já foram atingidas pela doença, causando elevação no preço dos ovos (triplicou) e da carne de frango.
Por meio do decreto, fica instituído, junto ao gabinete do secretário de Agricultura e Abastecimento, o comitê que visa planejar, integrar e estabelecer as medidas preventivas de controle e de erradicação para a avicultura industrial e para o segmento que envolve as aves silvestres cativas, migratórias, autóctones e de criações informais visando a prevenção da introdução e difusão do agente etiológico da Influenza Aviária no plantel avícola do Estado de São Paulo e a adequada abordagem dos problemas relacionados à influenza aviária na saúde humana.
Esse comitê será composto pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, que exercerá a coordenação dos trabalhos; Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, por meio do Instituto Biológico; a Secretaria de Saúde, por seu Centro de Vigilância Epidemiológica; Secretaria do Meio Ambiente; Fundação Parque Zoológico de São Paulo; e Secretaria de Segurança Pública, através da Polícia Militar Ambiental.
Poderão ser envolvidos nas discussões o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA, por seu Serviço de Saúde Animal da Superintendência Federal de Agricultura SSA-SFA; o Laboratório Nacional Agropecuário – LANAGRO; a Associação Paulista de Avicultura – APA; a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – FAESP, por meio do Sindicato Rural de Bastos – SRB; a Associação Brasileira de Proteína Animal - ABPA; o Comitê Estadual de Sanidade Avícola – COESA; e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CRMVSP.
A Secretaria de Agricultura tem realizado seminários sobre o assunto, envolvendo o setor produtivo. O secretário Arnaldo Jardim ressaltou os importantes passos dados pela avicultura, como desenvolvimento de tecnologia, procedimentos sanitários para constituir um setor mais competitivo no ponto de vista internacional, com referências importantes na área de genética.
Também deu destaque ao compromisso e os deveres assumidos pelo poder público para criar condições de apoio para tornar a avicultura mais competitiva do ponto de vista de renda e geração de emprego. “Primeiro, identificamos aquilo que surgia nos EUA, reunimos todos os órgãos buscando nos antecipar, para criar condições de contenção da disseminação”, ressaltou o secretário Arnaldo Jardim.

GTA
Durante o evento, o governador também fez o lançamento, em conjunto com o secretário Arnaldo Jardim, da guia de trânsito animal (GTA) para aves e não mais será emitida em formulário manual no Estado de São Paulo.
Agora, os animais só poderão circular acompanhados da guia de trânsito animal (e-GTA), emitida por meio do sistema informatizado Gedave da Secretaria de Agricultura. Estão inclusos nessa exigência aves vivas, ovos férteis, aves ornamentais e aves canoras. O objetivo principal é a rastreabilidade das aves e o controle sanitário.


Acit
Comércio começa definir promoções

          A Associação Comercial e Industrial de Tupã (Acit) iniciou uma pesquisa com os lojistas da cidade, dentro do objetivo de definir eventuais promoções que poderão ser desenvolvidas no comércio tupãense.
A medida busca fomentar as vendas e incrementar recursos ao setor, que sente as consequências da crise econômica brasileira, que na verdade é mais grave do que o governo vem divulgando.
Os comerciantes interessados em participar das promoções mantiveram contato com o presidente da Acit, Dirceu Michelan, prontificando-se em participar dessa mobilização, definindo um modelo eficiente capaz de atender os consumidores.

Dirceu Michelan observou que somente após o resultado da pesquisa será possível definir uma estratégia. Ele pediu a participação maciça da categoria. “Na semana que vem, já poderemos ter um posicionamento sobre o assunto”.
Para amenizar a crise que afeta o setor, os lojistas buscam desenvolver novas estratégias para suprir as demandas de um mercado com vendas em queda. Mas é importante fazer isso com eficiência. Uma das medidas necessárias é sempre consultar o SCPC no caso de vendas pelo crediário. O mesmo deve ser feito em relação aos cheques. Na ânsia de vender, muitos lojistas podem ter enormes prejuízos.
Não se sabe ainda se haverá promoções com o sorteio de prêmios, nem quando isso acontecerá. Tudo ainda está em fase de análise e depende do posicionamento dos lojistas.

Datas

A próxima data comemorativa em que o comércio tupãense espera incrementar suas vendas ocorre agora, no dia 12 de junho, uma sexta-feira, com o Dia dos Namorados. Depois, virá o Dia dos Pais, que cairá no dia 9 de agosto, segundo domingo do mês. Já no dia 12 de outubro, uma segunda-feira, será comemorado o Dia das Crianças. Finalizando as datas importantes do ano para o comércio, no dia 25 de dezembro, uma sexta-feira, será celebrado o Natal.

Empresas

Segundo o site “empresômetro”, o município de Tupã possui, atualmente, 8.743 empresas ativas. Esse número representa um aumento de 3,16% em relação às 8.475 empresas ativas em 2014. Já a variação de empresas ativas entre os anos de 2013 e 2014 foi de 9,96%.

Crise

Vale lembrar que a situação econômica que o Brasil enfrenta desde o ano passado, atinge diretamente todas as empresas. No primeiro quadrimestre do ano, o número de admissões efetuadas no município de Tupã caiu cerca de 14% em relação ao mesmo período do ano passado.
Nos primeiros quatro meses de 2014, foram contratados, em Tupã, 2.984 trabalhadores. No mesmo período de 2015 esse número caiu para 2.564.


Supermercados
Fechamento aos domingos ainda não está totalmente descartado

          Já está certo que os supermercados de Tupã continuarão atendendo normalmente aos domingos, por meio período, conforme vem ocorrendo nos últimos anos. A decisão foi tomada após uma série de reuniões com os proprietários de cerca de 10 estabelecimentos da cidade. Neste ano, está confirmado que não haverá mudanças. Por outro lado, os estabelecimentos não atenderão nos feriados.

A possibilidade de fechar aos domingos surgiu devido aos excessos de impostos e ao alto custo para manter os estabelecimentos abertos. Em entrevista, Renato Secco, proprietário do Varejão Secco, esclareceu o assunto. “Fizemos várias reuniões para discutir sobre a possibilidade de fechar os supermercados aos domingos. Em épocas anteriores, até compensava abrir, mas hoje já não compensa muito. Porém, recebemos muitas reclamações da população, porque muitas pessoas dependem do domingo para fazer as compras. Pensando melhor no bem de todos, ficou certo que neste ano não vai se alterar o atendimento aos domingos”, afirmou.

Pensando melhor

De qualquer forma, o fechamento dos supermercados aos domingos ainda não foi totalmente descartado. “No final deste ano, vamos nos reunir novamente. Faremos novas reuniões para discutir mais uma vez sobre o fechamento aos domingos a partir do ano que vem. O que já ficou certo é que nos feriados os supermercados não abrirão mais”, adiantou Secco.

Portanto, para o ano que vem, pode ser que os supermercados fechem suas portas aos domingos, caso fique determinado pelos proprietários, após as reuniões já marcadas para o final deste ano.

Dificuldades

Um dos motivos para tal decisão é a falta de funcionários. Além disso, manter o funcionamento dos supermercados aos domingos, hoje, custa caro. “A realidade é que, hoje, a qualificação está difícil. A maioria dos funcionários não quer trabalhar aos domingos. Não encontramos pessoas interessadas em trabalhar. Também o custo operacional para trabalhar aos domingos está alto. A energia subiu muito para manter o funcionamento meio período neste dia da semana. Não está compensando”, lamentou Secco.

União

Segundo as informações, fazem parte da Associação dos Supermercados de Tupã cerca de 10 proprietários. Todos estiveram presentes nas reuniões realizadas e deverão participar novamente das próximas reuniões no final do ano. A decisão de não fechar os supermercados aos domingos neste ano, na verdade, foi motivada porque apenas um proprietário insistiu pela abertura. “90% queriam fechar aos domingos já neste ano. Mas um supermercado insistiu pela abertura. Então achamos melhor continuar com a situação normal durante este ano”, concluiu Secco.


Acidente
Corsa bate contra árvore na Piratinins

          A Polícia Militar foi acionada, via Copom, para atender um acidente de trânsito, por volta das 23 horas de terça-feira, na Rua Piratinins. A viatura com os cabos Afonso e Valdir compareceu ao local indicado.
Conforme ficou apurado, um veículo Corsa Classic, placa EDK 2648, de Tupã, que era dirigido por D.N.S., de 40 anos de idade, estava subindo a Piratinins, no sentido bairro/centro quando, na altura do número 1.510, margeando o muro do Lar Santo Antônio, perdeu o controle de direção e chocou-se violentamente contra uma árvore.
O impacto foi tão forte que houve danos de grande monta na parte frontal do veículo. Já tanto o motorista como a passageira foram socorridos ao Pronto- Socorro do Hospital São Francisco, onde receberam atendimento médico.

Sobre a perda de direção somente a perícia vai indicar a causa.


Na região
Sabesp comemora Semana do Meio Ambiente

          Mais de 18 mil pessoas devem participar de eventos realizados pela Sabesp na região de Presidente Prudente, durante a Semana do Meio Ambiente, que acontece entre os dias 31 de maio e 6 de junho. As ações incluem soltura de peixes, plantio de mudas, exibição de documentários, entrega de panfletos, além de palestras e visitas a estações de tratamento.
Durante a comemoração, a companhia estará destacando a importância do trabalho da empresa tanto para a saúde pública quanto para a preservação do meio ambiente. “Quando a Sabesp coleta o esgoto das residências e o trata antes de devolvê-lo à natureza, está colaborando com a saúde das pessoas e com a preservação dos recursos hídricos”, disse o superintendente da Sabesp na região, Antero Moreira França Júnior. Dessa forma, as ações de preservação ambiental não duram apenas uma semana, mas fazem parte do cotidiano da empresa.
Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 5 de junho. A data tem como objetivo principal chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.
Em Tupã, a programação será desenvolvida no dia 5 de junho, uma sexta-feira, logo após o feriado, através da distribuição de água e de mudas de árvores na Avenida Tamoios.


Padroeira do Brasil
Paróquia São José recebeu imagem peregrina

          Em comemoração aos trezentos anos de aparição da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no Rio Paraíba, cedida pela Arquidiocese de Aparecida e o Santuário Nacional, a imagem peregrina da padroeira do Brasil visita diversas paróquias do País. No último domingo, dia 24, foi a vez da Paróquia São José Operário de Tupã acolher a imagem peregrina.
Trasladada por meio de uma carreata vinda da vizinha cidade de Queiroz, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida foi acolhida com fervor pelos fiéis da região Leste de Tupã.
Em seguida, foi entronizada ao interior da igreja pelas crianças. Por ocasião do Domingo de Pentecostes, o padre Marcos Roberto Cesário da Silva salientou a presença da Virgem Maria no Cenáculo quando os discípulos estavam reunidos, com medo, e Jesus enviou o Espírito Santo para encorajá-los na missão de anunciar o Evangelho. “A Igreja nos ensina que o Espírito Santo é doce hóspede da alma de todo cristão. Que a Virgem Maria, a Senhora Aparecida, nos ajude a vivermos, no cotidiano de nossas vidas, a docilidade enviada pelo próprio Cristo no evento de Pentecostes”, motivou o pároco.
A equipe de bonecos que anima a missa com as crianças ainda encenou a aparição da imagem de Nossa Senhora de Aparecida aos pescadores. Na celebração da noite, centenas de fiéis veneraram a santa. Na segunda-feira, diante da imagem peregrina, aconteceu na Capela Nossa Senhora do Carmo a oração do Ofício mariano. Já na noite de ontem, os fiéis da Capela São Paulo Apóstolo, também com a Padroeira do Brasil, rezaram o terço.

Próximos

Na noite de hoje, os moradores do Conjunto Habitacional “Antônio Pereira Gaspar” receberão a imagem peregrina por meio de uma celebração da Palavra de Deus. Já os devotos da Comunidade São Lucas receberão amanhã a imagem por meio da Celebração da Palavra.
A despedida da imagem peregrina da Padroeira do Brasil na Paróquia São José Operário acontecerá na sexta-feira, dia 29, no Distrito de Parnaso. Todas as atividades, ao longo da semana, acontecem a partir das 20 horas.


Saúde
Vacinação contra gripe prossegue até a próxima quarta-feira

          A Secretaria Municipal de Saúde prossegue com a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A campanha está sendo realizada em todas as unidades básicas de saúde, que atendem de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O objetivo da pasta, segundo a secretária Rosângela Urel Gaspar, é manter os bons índices de imunização registrados nos últimos anos. Em Tupã, no total são 21.760 pessoas que fazem parte dos grupos que serão imunizados na campanha da gripe deste ano.
Quem pertence a um dos grupos e ainda não tomou a vacina, pode fazer isso ainda hoje. Basta comparecer na unidade de saúde mais próxima de sua casa. De preferência, não deve deixar para fazer isso nos últimos dias do prazo.

Até quarta

A Secretaria de Estado da Saúde decidiu orientar os municípios paulistas a prorrogarem por mais duas semanas a campanha de vacinação contra a gripe. Até 3 de junho, quarta-feira que vem, a pasta pretende imunizar 11,8 milhões de paulistas. O número corresponde à meta de 80% das 14,7 milhões de pessoas que compõem o público-alvo.
Fazem parte do público prioritário da campanha: bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), indígenas, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade, além das pessoas diagnosticadas com doenças crônicas e os profissionais de saúde do Estado.
A preocupação maior é com os pais que ainda não levaram as crianças entre seis meses e menos de cinco anos de idade para vacinar.

Importante

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha visa proteger a população de outros dois tipos do vírus influenza: A (H3N2) e B. A vacina foi produzida pelo Instituto Butantan, unidade ligada à pasta, através de um processo de transferência de tecnologia.
Outros dois tipos de vacina estão disponíveis, no período da campanha: a pneumocócica 23-valente, responsável pela prevenção de doenças como pneumonia, meningite e bacteremia/septicemia (infecção generalizada do sangue). Ela é destinada especificamente aos idosos hospitalizados ou residentes em instituições como asilos e casas de repouso, às pessoas diagnosticadas com doenças crônicas (cardiovasculares, pulmonares, renais, diabetes mellitus, hepáticas e hemoglobinopatias) e aos imunodeprimidos (transplantados, com neoplasias e infectados pelo HIV). A outra vacina disponível imuniza contra difteria e tétano.

Antes do frio

É imprescindível tomar a vacina o quanto antes, pois somente após 15 dias começa a fazer efeito. Não dá para esperar o Inverno chegar para se imunizar, principalmente as gestantes, já que uma única dose vai proteger dois seres: a mãe e seu bebê.


sobe.gif (937 bytes)


| Home | Economia | Geral | Sociedade | Policial | Esportes | Política | Variedades |Expediente |E-mail

Hosted by UNISITE - Todos os direitos Reservados