jdiario@diariotupa.com.br

Fiscalização
Polícia Militar identificou dezenas de menores infratores

          A Polícia Militar iniciou a partir das 7 horas da manhã de ontem, uma operação com o objetivo de fiscalizar e inibir o uso incorreto de veículos ciclomotores - no caso, bicicletas motorizadas com potência acima de 49 cilindradas. Esses veículos, na maioria das vezes, são conduzidos ilegalmente por menores de idade. A operação foi encerrada às 24 horas de ontem e constatou diversas irregularidades envolvendo adolescentes.
Somente na manhã de ontem, a PM detectou 27 menores de idade conduzindo esse tipo de veículo pelas ruas da cidade.

De acordo com André Vander Zambelli, 1º tenente da PM, crianças e adolescentes não estão autorizados a pilotar um veículo ciclomotor, pois a prática contraria as normas do Código Brasileiro de Trânsito.
Zambelli explicou que a condução de um veículo ciclomotor deve ser feita somente por meio de motoristas habilitados na categoria “A”, com o devido uso dos equipamentos de segurança, como capacete, retrovisor, entre outros. “ O trabalho foi executado por meio de abordagens que constatavam a presença de menores conduzindo esses veículos. Ao detectarmos um menor conduzindo o veículo ciclomotor, acionávamos o Conselho Tutelar, que localizava o representante legal ou responsável pelo infrator. Este deveria assinar um termo de responsabilidade, elaborado pela PM, onde esclarecia as obrigações impostas para a condução do veículo”, destacou, informando que após a abordagem e assinatura do termo de responsabilidade, os ciclomotores dos menores infratores eram entregues aos seus responsáveis. “O termo de responsabilidade será anexado nos arquivos da PM, pois se o menor for abordado novamente conduzindo um ciclomotor, outras providências terão que ser adotadas”, destacou o 1º tenente.
O trabalho de fiscalização da Polícia Militar foi desenvolvido em diversas regiões da cidade. As abordagens ocorreram, em sua maioria, ao redor das escolas estaduais. A operação se estendeu à Avenida Tamoios e demais bairros da cidade onde, conforme a PM, também foram realizadas diversas autuações.

O tenente Vander Zambelli relatou que, durante a operação desenvolvida no período da manhã de ontem, outros 2 menores foram flagrados conduzindo motos, fato que tem sido cada vez mais comum na cidade.


Circuito Cultural Paulista
Espetáculo teatral ‘Gangue’ se apresentará no próximo dia 21 em Tupã

          O governo de Tupã, por meio da parceria entre a Secretaria do Estado da Cultura e Secretaria Municipal de Cultura, realizará no próximo dia 21, a partir das 20 horas, na antiga Casa da Cultura “Professor Altino Martinez”, dentro da programação do Circuito Cultural Paulista, o espetáculo teatral “Gangue” - Cia. Provisório Definitivo.
Música, quadrinhos e cinema são fontes de inspiração da peça, que venceu o Prêmio FEMSA 2013 em três categorias: Melhor Ator Coadjuvante (Marco Barretho), Melhor Atriz Coadjuvante (Paula Arruda) e Melhor Espetáculo Jovem.
“Gangue” aborda a importância da diversidade por meio da tensão causada pelas visões do mundo de dois grupos de jovens com personalidades distintas. Uma história de amores, disputas e descobertas com uma maneira diferente de se expressar: o “falar dançando”. A realização é da Cia. Provisório-Definitivo e a produção é de Marchi Produções.
O Circuito Cultural Paulista é uma parceria da Prefeitura da Estância Turística por meio da Secretaria Municipal de Cultura, APAA (Associação Paulista de Amigos da Arte) e a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Todas as atrações são gratuitas, com uma grade variada de espetáculos.
O prefeito Manoel Gaspar e o vice Thiago Santos, grandes motivadores culturais, reconhecem a importância do Circuito Cultural para o município.
“A grande participação do público nas apresentações do Circuito Cultural, já é notória. A variedade de espetáculos que o projeto nos envia, chega sempre trazendo muita diversão para todas as idades, incentivando o crescimento intelectual da população, desenvolvendo seu lado crítico. A missão do Circuito Cultural Paulista é levar cultura, desenvolvimento artístico e entretenimento da melhor qualidade a todas as regiões do Estado de São Paulo”, comentou o prefeito Manoel Gaspar.
Para o secretário Municipal de Cultura, Charles dos Passos, o evento é sempre aguardado com entu-siasmo pela população. A apresentação dessa edição, em especial, será realizada na antiga Casa de Cultura “Altino Martinez”, na Rua Nhambiquaras, 200, (Shopping Cazuza), a partir das 20 horas, com entrada gratuita.
“O Circuito Cultural vem como mais uma ferramenta para agregar valores culturais com os belíssimos espetáculos que vêm sendo apreciados por toda a população, proporcionando-nos satisfação e muita alegria em mais essa parceria tão bem firmada”, finalizou Charles.



CDHU realiza mutirão de conciliação para negociar dívidas

          Na próxima terça-feira, dia 16 de setembro, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), vai realizar mais um plantão de conciliação para atender mutuários em situação irregular em Arco-Íris, Herculândia e Tupã.
Os mutuários nessa situação devem ficar atentos porque o atendimento será na cidade de Tupã, das 9h30 min às 15h30 min, na Avenida Dr. Edu Teixeira de Mendonça, nº 615, Jardim América. Para este mutirão, foram convocadas 99 famílias residentes nos conjuntos habitacionais da CDHU.
O processo de conciliação é iniciado com a indicação pela CDHU dos casos de mutuários com possibilidade de regularização do imóvel. Depois disso, são geradas cartas convite para a sessão conciliatória. No dia da sessão, as partes, através do trabalho de um conciliador, entram em processo de negociação. Uma vez lavrado o acordo, ele tem força de decisão judicial.

Podem participar das sessões apenas os mutuários em situação pré-processual. Isso significa que, se a pessoa tiver sido acionada judicialmente, o caso deverá ser tratado diretamente com os escritó-rios de advocacia contratados pela CDHU.
A melhor solução para quem não quer perder a casa própria, é comparecer e negociar um acordo, pagando depois as parcelas.


Universo
Domingo acontece a segunda edição do Universo Cultural

          No próximo domingo, dia 14, acontece a segunda edição do Universo Cultural, pela Prefeitura da Estância Turística de Tupã, através da Secretaria Municipal de Cultura.

Em sua primeira edição, o evento atraiu grande número de pessoas, mostrando a certeza de se tornar mais um evento fixo na agenda da população, que pode conferir a programação e desfrutar de momentos agradáveis de diversão, apreciando a cultura e a arte nos seus mais diversos segmentos, sendo realizado todo segundo domingo de cada mês, das 16 às 21 horas, na praça central do Distrito de Universo.

E no próximo domingo acontece a segunda edição do Universo Cultural. Com uma programação bem diversificada, o projeto traz na sua segunda edição, além da tradicional feira de artesanato, o Bailão do NATI de Tupã, firmando uma parceria da instituição com o distrito, garantindo sua presença fixa na agenda do evento, que foi sucesso de público na primeira edição, que ocorreu no dia 10 de agosto, com visitantes da vizinha cidade de Arco-Íris.

O vereador Luís Carlos Sanches, grande incentivador do projeto e um de seus idealizadores, acredita que o Universo Cultural veio para ficar e aproveita a oportunidade para convidar toda população de Tupã, Iacri, Bastos e moradores da zona rural da região para desfrutar de um domingo totalmente dedicado às artes e à cultura.

“O Universo Cultural é um projeto artístico-cultural que ofertamos à população não só do distrito, mas para toda região. Realizado pela Prefeitura Municipal de Tupã, por meio da Secretaria de Cultura, o evento que está na sua segunda edição já se tornou fixo no calendário municipal e vem com o intuito de fomentar a cultura e divulgar o trabalho dos artistas e artesãos e as riquezas do distrito”, comentou Luís Carlos.
O desenvolvimento do Projeto Universo Cultural é, para o prefeito Manoel Gaspar, um reflexo do crescimento cultural e artístico que o município vem adquirindo, desde a criação do "Quinta com Arte", que se expandiu para Varpa e agora chega ao Distrito de Universo, levando cultura, arte, diversão e entretenimento para os munícipes. “A criação do projeto veio para tornar o segundo domingo de cada mês um dia dedicado ao divertimento e à valorização das artes no Distrito de Universo, com sua va-riedade cultural e artística”, finalizou o prefeito.



Prefeitura pode fazer novo leilão de terrenos

          Ao longo do tempo, a Prefeitura de Tupã foi acumulando em seu patrimônio diversos terrenos, com áreas diversificadas, mas que não proporcionam condições de abrigar projetos sociais, educacionais ou culturais. Algum tempo atrás, foram feitas algumas tentativas de leilões. Um deles acabou suspenso.
Agora, um novo levantamento começa a ser feito, para que terrenos de pequenas dimensões, mas que podem receber uma moradia, possam ser ofertados em hasta pública.
Dessa forma, os interessados em adquirir um terreno para desenvolver suas atividades particulares, seja para construir um prédio para estabelecimento comercial ou residencial deverão ficar atentos quanto aos leilões que deverão em breve acontecer.
Na verdade, pelo menos por enquanto, apenas 3 terrenos estão disponíveis para venda em leilão. O aumento depende de novas análises e da liberação pela Justiça de áreas cujo leilão foi suspenso.
O leilão será formalizado assim que a prefeitura concluir a análise dos terrenos, definindo suas dimensões, preço de mercado e outros detalhes, antes do lançamento do edital.
Vale destacar que o leilão de terrenos libera áreas que a prefeitura não vai utilizar, mas que já contam com toda infraestrutura, podendo receber a construção de imóveis residenciais ou comerciais.
Já em termos de recursos, isso não chega a ser relevante, considerando o alto custo para a manutenção da máquina administrativa. Assim, o leilão tem uma função muito mais social e até de urbanização.


PSF Jardim Unesp
Atendimento continua em centro comunitário no ‘Jammil Dualibi’

          O prédio que abrigará a Unidade Básica de Saúde do Jardim Unesp, em uma área localizada na Rua José de Deus Neto, esquina com Rua Virgínia Zoner Navi, depois de uma série de transtornos e questões burocráticas e políticas, continua paralisado e sem nenhuma previsão de retomada. Alguns serviços até foram realizados no local, porém, após complicações, houve o distrato e nova empresa está sendo contratada.
O transtorno tem prejudicado a população, principalmente os moradores daqueles bairros, que esperam por um espaço mais apropriado para atendimento na área da saúde pública. Trata-se de um projeto contemplado pelo Ministério de Saúde, que prevê a construção de um prédio próprio, para abrigar uma unidade de saúde, com recursos da ordem de R$ 242.321,97.

A realidade
Enquanto isso, o atendimento tem sido feito, ainda que de forma precária, no PA do Conjunto Habitacional “Jammil Dualibi”, mais precisamente no prédio do centro comunitário do bairro. O local atende das 7 às 17 horas.
Segundo a Secretaria de Saúde, são oferecidos no local serviços de consultas clínicas, entrega de leite, pesagem de crianças dentro do projeto Curumim, controle de diabetes para pacientes que necessitam, acompanhamento a gestantes, e atendimento médico e de enfermagem. Também duas vezes na semana, uma pediatra atende no local.


Clima
Meteorologia prevê calor e possibilidade mínima de chuva no final de semana

          Os radares do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (Ipmet), instalados nos câmpi da Unesp de Bauru e Presidente Prudente, mostram constância no clima e na temperatura, sem possibilidade de chuva para este final de semana, que não apresentará variações de temperatura. Os dados informam ainda que este final de semana apresentará temperaturas mais elevadas em relação ao anterior.
Hoje, sexta-feira, dia 12, a temperatura mínima vai chegar aos 19ºC, e a máxima ficará em 33ºC, com 5% de possibilidade de chuva. Os radares revelam, ainda, que haverá predomínio de sol na maior parte do período.
Já amanhã, sábado, dia 13, a temperatura estará mais amena, com mínimas atingindo os 18ºC e temperatura máxima prevista de 32ºC. O sol estará presente na maior parte do período. A previsão de chuva é de 5%.
A previsão de chuva para domingo, dia 13, também é de 5%. O tempo seguirá com predomínio de sol durante o período. Dos três dias pesquisados, o domingo será o mais quente. A temperatura mínima será de 18ºC e a máxima de 34ºC.
A variação térmica de 16ºC poderá ocasionar chuvas na semana que vem.

Previsão

Segundo os dados apurados na manhã de ontem pelo meteorologista do Ipmet/Unesp, André Mendonça de Decco, a previsão do tempo para os próximos dias aponta a presença de uma massa de ar quente e seco que continua predominando sobre a maior parte do Estado de São Paulo. “Dessa forma, há predomínio de céu claro, com temperaturas elevadas e com baixos valores de umidade do ar, principalmente no período da tarde, sem condições para formação de chuva. Essas condições persistirão pelos próximos 3 dias”, destacou, informando a exceção feita ao Sul paulista, onde ocorrerá um gradativo aumento de nebulosidade, com aumento nos valores de umidade do ar, com pequena chance para ocorrência de chuvas fracas e isoladas. “Isso devido à proximidade de uma frente fria que avança pela região Sul do País, em direção ao Oceano Atlântico, não devendo atingir o Estado de São Paulo”, observou.


Pompéia
Dia 17 é feriado e lojas não estarão funcionando

          No próximo dia 17, quinta-feira que vem, será feriado municipal em Pompéia, quando o município estará completando 86 anos de fundação. Por isso, as lojas do comércio da cidade estarão fechadas.
A decisão foi tomada entre os comerciantes que fazem parte da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompéia, diferente do que foi impresso no calendário de funcionamento do comércio pompeense divulgado a partir de janeiro deste ano, diante da decisão tomada na assembleia geral extraordinária, realizada em novembro do ano passado. “Na última assembleia que realizamos, no começo deste mês, os comerciantes decidiram mudar”, explicou a presidente da Associação Comercial, Marineves da Silva Barros Souza. “A assembleia é soberana e é a única forma de se alterar outra decisão tomada em grupo”, explicou, ao fazer o alerta sobre o fechamento das lojas.
De acordo com os comerciantes associados, os custos administrativos para manter o estabelecimento comercial aberto nos feriados são elevados e obrigam aos pagamentos adiantados, além das gratificações, que nem sempre são suportados pelo volume de vendas no feriado. “Não tem sido fácil manter a loja nos dias normais, imagine nos feriados”, opinou a presidente que é comerciante. “É preciso pensar muito bem, fazer muitos cálculos e ser extremamente otimista para abrir a loja num feriado”, falou, com experiência própria, apesar de ser favorável à abertura livre. “O comércio vive de vendas, que depende do movimento, que está ligado à situação econômica que vive o País”, apontou a dirigente, que nota a falta de crédito e de poder aquisitivo do consumidor como sendo os principais problemas. “O consumidor está endividado e não consegue consumir e pagar dívidas”, afirmou Marineves da Silva Barros Souza, ao justificar o baixo número de pessoas nas lojas em geral. “Esse não é um problema só de Pompéia e sim do Brasil”, acrescentou.
Além das lojas, repartições públicas, bancos, prestadores de serviços e outros setores também não funcionam na próxima quinta-feira.


Zona azul
Em dezembro, estacionamento rotativo completará 5 anos

          No próximo dia 13 de dezembro, o sistema de estacionamento rotativo, a chamada zona azul, vai completar cinco anos de funcionamento, depois de sua reativação em Tupã. Quando foi iniciado, eram 730 vagas. Hoje, o número sofreu uma pequena redução. Existem na região central cerca de 710 vagas para veículos.
A proposta da zona azul é contribuir para a possibilidade de um número maior de vagas na área comercial da cidade, especialmente na região central. O sistema é gerenciado atualmente pela Legião Mirim.

Vantagem

Principalmente em época em que o comércio funciona em horário especial e recebe a visita de um número significativo de consumidores, como por exemplo no mês do Natal, com as festas de final de ano, a zona azul facilita a vida dos consumidores.

Antes, eram muitos os consumidores que reclamavam da falta de vagas para estacionamento na Avenida Tamoios e ruas próximas da área comercial.

Problema

Mesmo com o sistema, que vigora há quase 5 anos, ainda têm pessoas que insistem em manter o velho hábito de estacionar na área abrangida pela zona azul e se esquivar do pagamento da cartela, com a desculpa de que irá se ausentar só por um minutinho. Para esses casos, foi criada a cartela de advertência, que dá uma nova chance ao motorista que não comprou a cartela, de regularizar sua situação e se livrar da multa por estacionar no sistema e não pagar. Importante destacar que, além dos vendedores da cartela, o sistema também é fiscalizado pelos agentes de trânsito.
O veículo que for flagrado pelos agentes de trânsito parados na zona azul de forma irregular, ou seja, sem a devida cartela, pode ser autuado.

Horários
Segundo a Legião Mirim, o valor atual da cartela é de R$ 1,20, com duração de 2 horas. O horário de funcionamento é das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira; e das 9 às 13 horas, aos sábados.

Outras
informações

A Legião Mirim conta com 92 jovens empregados, entre 14 a 24 anos de idade.
Atualmente, os jovens participam de curso de qualificação profissional, cujo tema é “Operadores do Comércio em Lojas e Mercado”.
Quanto à cartela de advertência, segundo a Legião Mirim, o sistema tem mostrado eficiência e as coisas melhoram. Porém, a entidade ainda encontra problemas em conscientizar os condutores sobre a importância da aquisição e colocação da cartela em seu próprio veículo.
De acordo com as informações, os aprendizes estão vendendo as cartelas como um auxílio aos condutores, para que estes não precisem ir até a sede para comprá-las. Atualmente, os condutores podem contar com o atendimento de um aprendiz em cada quarteirão do estacionamento rotativo.
Vale lembrar que este serviço oferecido pelo estacionamento rotativo é de grande importância, por se tratar de atividades voltadas ao desenvolvimento de adolescentes e jovens visando o apoio social, psicológico e pessoal.

A Legião Mirim tem como objetivo principal a inserção de adolescentes no mercado de trabalho e sua qualificação, proporcionando assim melhor qualidade de vida a esses jovens e suas famílias.


Ensino
Pais elogiam apresentação de atividades da culminância de projeto

          Foi realizada quarta-feira, dia 10, no Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) “Soledad Modelli”, a apresentação dos trabalhos e atividades realizadas pelas crianças por meio do Projeto “Afetividade, uma lição de carinho”. A unidade de ensino ficou lotada com a presença dos pais, que ficaram felizes com a apresentação das atividades por meio de projetor multimídia, exposições de cartazes, fotografias e tartarugas feitas a partir de garrafas pet.
A diretora de núcleo educacional, responsável pelas CMEIs, Andréia Alessandra Benício Doretto, disse que as atividades e exposições realizadas foram elaboradas por meio do projeto que explorou o livro infantil “O segredo da tartanina”, das autoras Alessandra Rocha Santos Silva, Sheila Maria Prado Soma e Cristina Fukumori Watarai. A protagonista da história é uma tartaruga. “Os pais ficaram encantados com o vídeo e com a apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos e professores, resultando em uma exposição muito interessante e criativa”, disse.
O encontro dos pais com alunos e professores dentro da escola é a culminância do projeto que aconteceu de 2 a 11 de setembro, com uma exposição para as famílias e toda comunidade dos trabalhos realizados pelas crianças.
Os CMEIs desenvolveram no período de 18 a 28 de agosto o projeto “Afeti-vidade, uma lição de carinho”. O secretário de Educação, professor doutor Marcos Leite, disse que o projeto é uma iniciativa da Secretaria de Educação, por meio da equipe pedagógica. “Os pais aqui viram que nós nos preocupamos muito com o ensino das crianças, visto que realizamos esse projeto para contribuir com a melhor expressão dos sentimentos”.

A diretora de Departamento Pedagógico, professora doutora Luciana Leal, ponderou que a ideia surgiu da observação e da necessidade de se trabalhar a afetividade, a amizade, o respeito pelo outro e a importância dele na nossa vida, partilhando sentimentos. “É preciso ouvir o que o outro pensa, transformando as ações em um ato de afeto e carinho, bem como fazer com que a criança compreenda a necessidade de se proteger, a começar pelo seu próprio corpo, nesta fase tão peculiar de desenvolvimento”.

Depoimentos
dos pais

Para Adriano Gusmão, a apresentação dos trabalhos e atividades do projeto “Afetividade, uma lição de carinho” foi muito interessante. “Nós temos um contato melhor com a creche e podemos ver o que eles fazem aqui para estimular o aprendizado, sendo que eles serão os cidadãos do amanhã”.
Gislaine Pimenta Miranda disse que adorou o evento. “Gostei muito. Nossos filhos se ocupam com atividades sadias e interativas”.

Vander Luís de Lima Fachini também gostou do evento. “Estimula as crianças para a leitura e sociabilização com seus colegas de classe”.
Também esteve assistindo a apresentação, Tiago Luís da Silva, que disse que “é muito bom ver nossos filhos aprendendo. Esta creche é muito boa”.


Loterias
Mega-Sena paga amanhã prêmio de R$ 22 milhões

          O concurso 1.634 da Mega-Sena apresentou uma aposta ganhadora da sena, da cidade de Curitiba, que recebeu o prêmio de R$ 7.065.301,82. Mas, como amanhã acontece o sorteio especial de final 5 (1.635), a faixa principal está acumulada em R$................ 17.961.072,32, com previsão de pagar R$ 22 milhões.
O valor acumulado para o sorteio da Mega da Virada atingiu R$........... 52.863.656,12.
As dezenas sorteadas foram: 09, 10, 23, 33, 44 e 51. A quina pagou R$ 18.096,85 para 110 apostas, enquanto a quadra premiou 6.257 apostas com R$ 454,49.
A arrecadação total do concurso foi de R$......... 34.001.840,00.

Lotofácil
O concurso 1.104 da Lotofácil apresentou seis apostas com 15 pontos, das cidades de Brasília/DF, Betim/MG, Montalvânia/MG, Rio de Janeiro (2) e Blumenau/SC. Cada um recebeu R$ 310.070,39.
A estimativa de prêmio para o sorteio do concurso 1.105, na noite de hoje, é de R$ 1.700.000,00.
As dezenas sorteadas foram: 02, 05, 06, 08, 09, 11, 13, 14, 15, 16, 18, 19, 21, 22 e 23. As demais faixas de prêmios foram: 14 acertos, 1.109, R$ 737,39; 13 acertos, 29.131, R$ 15,00; 12 acertos, 284.124, R$ 6,00; e 11 acertos, 1.444.711, R$ 3,00.
A arrecadação total foi de R$ 24.000.202,50.

Lotomania

O concurso 1.485 da Lotomania não apresentou ganhadores nas faixas de zero e de 20 acertos. Com isso, o prêmio ficou acumulado em R$ 1.051.871,53, para a faixa principal, com estimativa de pagar R$ 1,6 milhão.
As dezenas sorteadas foram: 10, 25, 29, 31, 37, 43, 47, 51, 53, 55, 60, 64, 80, 84, 88, 92, 94, 95, 99 e 00. As demais faixas de prêmios foram: 19 acertos, 7 ganhadores, com R$ 30.475,25; 18 acertos, 111, com R$ 1.921,86; 17 acertos, 1.033, com R$ 129,06; e 16 acertos, 5.914, com R$ 22,54.
A arrecadação total do concurso foi de R$......... 4.326.988,50.

Dupla Sena
O concurso 1.314 da Dupla Sena teve uma aposta ganhadora da sena, no segundo concurso, da cidade de Presidente Epitácio/SP. Já o prêmio principal acumulou em R$.......... 1.469.442,73, com estimativa de pagar no sorteio da noite de hoje R$ 1,8 milhão.
O primeiro sorteio apresentou as dezenas: 13, 16, 24, 25, 41 e 49. A quina pagou R$ 3.396,90 para 34 apostas, enquanto a quadra premiou 2.292 apostas com R$ 47,99.
Já o segundo sorteio teve as dezenas: 08, 25, 29, 36, 39 e 47. A quina pagou R$ 4.619,78 para 25 apostas, enquanto a quadra premiou 2.116 apostas com R$ 51,98.
A arrecadação total do concurso foi de R$ 2.498.795,00.

Loteria Federal
A extração 4.900 da Loteria Federal teve o bilhete ganhador do primeiro prêmio distribuído em Pindamonhangaba/SP.
Confira abaixo os resultados:
1º prêmio - 25.368 - R$ 250.000,00
2º prêmio - 00.428 - R$ 16.300,00
3º prêmio - 11.084 - R$ 16.000,00
4º prêmio - 50.733 - R$ 15.800,00
5º prêmio - 95.975 - R$ 15.223,00

Loteca

O concurso 620 da Loteca não teve acertadores dos 14 jogos. Com isso, o prêmio ficou acumulado em R$ 847.526,10, com estimativa de atingir, na rodada de jogos deste final de semana, R$ 1.400.000,00.
A faixa de premiação de 13 acertos teve 3 apostas ganhadoras, que receberam, cada uma, R$ 28.950,51.
A arrecadação total do concurso foi de R$ 2.160.948,50.


Social
Semas conta com departamento de atenção a pessoa com deficiência

          Em Tupã, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) mantém o Departamento da Pessoa com Deficiência, que desenvolve um trabalho social destinado a esse público.
Apesar de não estar sendo realizado um censo de pessoas com deficiência no momento, são várias as atribuições do Departamento da Pessoa com Deficiência.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Departamento da Pessoa com Deficiência, tem por finalidade promover o desenvolvimento de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Finalidade

Entre os objetivos, o Departamento da Pessoa com Deficiência tem como finalidade atuar na implementação da política municipal para pessoas com dificiências e mobilidade reduzida; estabelecer parcerias com a esfera de governo e com os demais setores da sociedade civil; estabelecer parcerias com a iniciativa privada, visando a inclusão da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida; buscar o suporte técnico, a implantação e acompanhamento de política pública destinada às pessoas com deficiência no município de Tupã; e opinar sobre plano de serviços públicos de maneira que contemple acessibilidade.

Objetivo

O Departamento de Atenção às Pessoas com Deficiência tem o objetivo de trabalhar com as políticas públicas que garantem, de fato, a participação e inclusão social das pessoas com deficiência nos diversos aspectos da sociedade.
São competências do Departamento de Atenção às Pessoas com Deficiência o exercício de funções que contribuam para adequada condução das políticas públicas que busquem a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, bem como a promoção da articulação entre ógãos e entidades do poder executivo e os diversos setores da sociedade.


Trânsito
Motociclistas devem estar atentos para o uso correto do capacete

          Em Tupã, muitos motociclistas são flagrados cometendo uma infração que já se tornou comum, apesar da seriedade. Eles até usam o capacete, item obrigatório, mas a viseira é simplesmente ignorada. Basta um olhar mais atento sobre os motociclistas: quase nenhum usa a viseira abaixada.
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) alerta para o uso correto do capacete, equipamento obrigatório e que aumenta a segurança dos condutores e passageiros de motocicletas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos.
Antes de iniciar o trajeto, é importante checar se o capacete está devidamente fixado à cabeça, preso ao queixo por meio da cinta e com a viseira abaixada.
A viseira, cujo uso ainda encontra grande resistência por parte dos motociclistas, evita a entrada de insetos ou pequenos objetos, como pedras e faíscas, que podem provocar acidentes. Ela só pode ser levantada quando a motocicleta estiver parada. Na ausência da viseira, é obrigatório o uso de óculos de proteção específico para moto, que não pode ser substituído por óculos de sol, óculos com lentes corretivas ou de segurança do trabalho.
Também para a segurança dos motociclistas, desde 2007, o capacete deve ter a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), faixas refletivas de segurança nas partes laterais e traseira, além de apresentar bom estado de conservação, sem danos que comprometam a proteção.

TIPOS
Existem quatro modelos de capacetes de motocicletas regulamentados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran): o integral (fechado), o misto (com queixeira removível), o modular (de frente móvel) e o aberto (sem a proteção para o queixo).
Os capacetes popularmente conhecidos como “coquinho” – similares aos utilizados para a prática de ciclismo e skate – não são permitidos, pois não oferecem proteção completa à cabeça, rosto e olhos.
Nos capacetes modulares, além da viseira, a queixeira deverá estar totalmente abaixada e travada durante todo o deslocamento do condutor.
As viseiras permitidas são aquelas nos padrões cristal, fumê light, fumê e metalizado. No período noturno, deve-se usar apenas a viseira cristal. Os demais modelos deverão ser utilizados somente durante o dia.
Os equipamentos certificados pelo Inmetro podem ser consultados no site do Instituto (www.inmetro.gov.br), na área de “produtos certificados”.

PRAZO DE VALIDADE

A legislação federal de trânsito não estabelece prazo de validade para o capacete. O período para a substituição pode variar de acordo com a frequência de uso e a conservação. Por isso, o motociclista deve ficar atento ao estado do equipamento.
É indicado trocá-lo sempre que ele sofra algum impacto forte, seja em acidentes ou por queda em qualquer situação, ainda que não apresente rachaduras ou outros danos visíveis.
Outro indicador para a aquisição de um novo capacete é a espessura da espuma do forro interno. A diminuição da altura da espuma deixará o capacete folgado, comprometendo a fixação na cabeça e a proteção da área auditiva do motociclista.
A viseira também deve estar em perfeitas condições, sem rachaduras ou arranhões que atrapalhem a visão do condutor. Se o capacete estiver em bom estado, é possível trocar apenas esse item.
Manter o capacete limpo também pode contribuir para a conservação do equipamento. Para isso, é importante seguir as instruções do fabricante.

INFRAÇÕES
Os motociclistas recebem as penalidades de acordo com o tipo de infração cometida, conforme prevê o Código Brasileiro de Trânsito (CBT):
Leve – Pilotar com o capacete mal afixado à cabeça, utilizando viseira ou queixeira levantadas, sem óculos de proteção ou com viseira fumê no período noturno, por exemplo, é infração leve. O motociclista receberá três pontos na habilitação, além de multa no valor de R$ 53,20.
Grave – Conduzir com capacete sem a certificação do Inmetro, sem as faixas refletivas ou com a estrutura danificada é infração grave, com cinco pontos na habilitação e multa de R$ 127,69.
Gravíssima – Não usar o capacete ou colocá-lo apenas sobreposto à cabeça, sem estar devidamente encaixado, é infração gravíssima. As penalidades previstas são: multa no valor de R$ 191,54 e o motociclista também responderá a um processo administrativo para a suspensão do direito de dirigir, que pode variar de um até 12 meses, dependendo do histórico do motorista.



NECROLOGIA

          Delaide Medeiros A. da Silva 66 anos
Rebeca Ferreira recém-nascida


Comércio
Semana do Consumidor termina com horário especial

          A tradicional semana das liquidações continua ainda até amanhã. Em Tupã, a Semana do Consumidor, que começou com horário especial, também terminará com horário diferenciado. A expectativa é que os resultados sejam favoráveis ao setor de varejo, que vem sentindo os reflexos da crise no governo Dilma.

Quem ainda não conferiu os preços e descontos nas lojas da cidade, poderá ainda aproveitar o horário especial, que marcará o término da Semana do Consumidor. Comerciantes de Tupã estão surpreendendo os consumidores com muitas ofertas e promoções exclusivas. Trata-se de uma grande oportunidade para quem deseja comprar gastando menos.

A Semana do Consumidor, de iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Tupã, foi iniciada no último dia 6 e prossegue até amanhã, sábado, dia 13, contando com horários especiais de abertura das lojas nos dois primeiros sábados do mês, das 9 às 17 horas. Também hoje, as lojas da cidade atenderão até as 22 horas. Amanhã, as portas ficam abertas até 17 horas.

Para aproveitar
Muitos comerciantes aproveitaram a oportunidade para realizar um verdadeiro “bota-fora” nas mercadorias, já pensando em recompor o estoque para as vendas de final de ano. As promoções englobam todos os segmentos comerciais, com descontos que chegam a até 70% do preço convencional. São confecções, calçados, cosméticos, brinquedos, presentes, bijuterias, eletrodomésticos, eletro eletrônicos, móveis, materiais de construção, enfim, uma gama de produtos e serviços à disposição dos clientes com condições que só a Semana do Consumidor oferece.

Objetivo

A estratégia ajuda a alavancar as vendas em comparação aos meses onde não há datas comemorativas. Porém, o sucesso das vendas está diretamente ligado também aos atrativos oferecidos pelos comerciantes.


Doação de sangue
Rotary realiza campanha ‘Setembro Vermelho’

          O Rotary Clube Vanuíre realizou no último dia 6 a campanha “Setembro Vermelho”, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população tupãense sobre a importância da doação de sangue.
A ação continua sendo realizada aos sábados, nos próximos dias 13, 20 e 27, a partir das 8h30 min, em frente ao Banco Santanter, localizado na Avenida Tamoios esquina com a Rua Carijós.
A campanha busca constituir novos doadores para o Banco de Sangue da Santa Casa, que sempre precisa de doações.
O presidente do Rotary Clube Vanuíre, Denilson Batista Gonçalves, informou que no primeiro dia da campanha 46 pessoas realizaram inscrições. “Por ser o primeiro dia de campanha, o número de inscritos foi bom. A população tem colaborado e muitas pessoas que foram abordadas nos ouviram e puderam ser conscientizadas”, disse.
Denilson Gonçalves frisou que a campanha realizada pelo Rotary, em parceria com Rotaract e Interact, busca somente o cadastro de novos doadores. “Durante as abordagens, os voluntários solicitam o nome, endereço e o telefone dos interessados. Após recolhermos essas informações, repassamos as mesmas ao Banco de Sangue da Santa Casa que, ao contar com as informações, entra em contato com as pessoas cadastradas para o agendamento de futuras coletas”, explicou, salientando que a campanha não tem por objetivo estipular metas de inscrições. “Não estamos fazendo esta campanha com o objetivo de alcançar metas. Mas esperamos que a cada final de semana este número de inscritos aumente, para que possamos ajudar o Banco de Sangue”, ressaltou.

Doações

Para doar sangue, o interessado deve possuir idade entre 16 e 67 anos (menores de 18 anos precisam de documentos e autorização dos responsáveis), pesar no mínimo 50 kg, estar em boas condições de saúde, descansado e alimentado. Também é preciso apresentar documento original com foto.
Os impedimentos temporários são para gestantes, lactantes, quem ingeriu bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação, fez tatuagem nos últimos 12 meses ou teve resfriado em menos de sete dias. Os indivíduos que passaram por uma situação em que há risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, precisam aguardar pelo menos 12 meses.
Caso a pessoa tenha contraído hepatite após os 11 anos de idade ou tenha evidência clínica de hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas ao vírus HTLV I e II e doença de Chagas, malária ou fez o uso de drogas ilícitas injetáveis, não poderá doar sangue permanentemente.


CIM
Entidade realiza promoção em busca de recursos

          O clube de serviço Lions Curumim estará realizando amanhã, sábado, dia 13, a 18ª edição do Café Colonial, com renda revertida em favor do Centro de Integração da Criança e Adolescente.

Os convites para o Café Colonial estão sendo oferecidos pelos membros do Lions Curumim e também na sede da entidade. O evento acontecerá no Tupã Tênis Clube e terá inicio às 15 horas, tendo o seguinte cardápio: sucos, café, chás, chocolate, diversos frios, pães, petit four, tortas, salgados e doces.

Sobre o CIM

O Centro de Integração da Criança e Adolescente (CIM), anteriormente denominado Centro de Integração do Menor, foi fundado em 30 de julho de 1975, por Carlos Alberto dos Santos Monteiro Violante, que era juiz de menores na Comarca de Tupã na época e constatou a necessidade da criação de instrumentos capazes de integrar o menor na comunidade. Com o apoio de outros representantes da sociedade, efetuou a criação e administração da entidade sem fins lucrativos, com atendimento assistencial.
Após 13 anos, em 1988, portanto, o CIM passou a ser administrado e mantido pelo Lions Curumim.
A entidade está localizada na região Leste, onde está a maior concentração populacional de menor poder aquisitivo.
O atendimento é priorizado às famílias residentes naquela região, sendo que a entidade inclusive não consegue absorver toda a demanda existente.
Atualmente, 130 crianças e adolescentes são beneficiados com os trabalhos da entidade. Para sua manutenção, a entidade realiza promoções como o Café Colonial, através do clube de serviço mantenedor.



Prefeitura de Tupã firma parceria com SISEM-SP

          A Prefeitura da Estância Turística de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, firmou mais uma grande parceria visando a capacitação de profissionais e dirigentes da área museológica e cultural do município e região.

No próximo ano, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (Acam Portinari), trará para nosso município um curso de qualificação em museus, acrescendo conhecimento ao currículo dos interessados e estu-diosos do assunto.
O curso, com duração prevista de quatro meses, totalizando 90 horas, será dividido em cinco módulos, que abordarão os temas: Articulação, Apoio Técnico, Comunicação, Formação e Fomento.

O SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus de São Paulo) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. O órgão se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), da Secretaria de Estado da Cultura, e atualmente reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios.
“Mais uma grande parceria firmada, mostrando o comprometimento do governo de Tupã, por meio da Secretaria de Cultura, para a qualificação e a capacitação dos profissionais da área dos museus”, comentou o secretário Municipal de Cultura, Charles dos Passos.

O prefeito Manoel Gaspar frisou a importância dessa parceria, que vem fortalecer as ações culturais de nosso município. “É com alegria que já estamos articulando esse curso junto ao SISEM, mais uma forma de contribuir para o crescimento profissional dos tupãenses, dando ferramentas e capacitando-os para um bom desenvolvimento no trabalho e na aquisição de conhecimento”, finalizou o prefeito.


Olimpíada de Matemática
150 mil alunos da rede estadual participam amanhã da segunda fase

          Cerca de 150 mil alunos da rede estadual de ensino de São Paulo participam amanhã, sábado, dia 13, da segunda fase da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Os estudantes dos ensinos fundamental e médio mais bem colocados na primeira avaliação, responderão agora questões discursivas de cálculo e raciocínio. Em 2013, São Paulo conquistou 7.700 prêmios, sendo 700 medalhas de ouro, prata e bronze, e menções honrosas.
A atividade é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o interesse dos jovens pela ciência matemática, revelar talentos e futuros estudiosos da área. Os professores da disciplina também participarão de uma seleção para o Programa Obmep na Escola, que oferece materiais para atividades extraclasses.
Os primeiros seis mil alunos que tiverem as melhores notas, também serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC-OBMEP 2014), em 2015. Os locais de prova e o cartão de confirmação estão disponíveis no site www.obmep.org.br. Os participantes devem chegar com meia hora de antecedência e levar documento original com foto.



Museu de Varpa faz parte da 8ª Primavera dos Museus

          A Primavera dos Museus chega em sua oitava edição em 2014. O evento realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em parceria com museus de todo o País, acontecerá entre os dias 22 e 28 deste mês, com o tema “Museus Criativos”.

Baseado na proposta de criatividade pelo IBRAM, este ano o Museu “Janis Erdbergs”, no Distrito de Varpa, realizará uma exposição de fotos e cartões de variedades de flores, saudando a estação mais colorida do ano: a Primavera.
Esta exposição conta com a colaboração dos moradores de Varpa, que colocaram à disposição cerca de 180 fotos antigas e atuais de flores para a exposição. O “Janis Erdbergs”, que recebe um número cada vez maior de visitantes, interessados em conhecer um pouco mais da cultura e da história de seus fundadores, vindos da Letônia, vem se empenhando para proporcionar aos visitantes uma bela e marcante exposição neste evento já conhecido em todo o Brasil, que é a Primavera de Museus.

Ao propor o conceito de “Museu Criativo”, o IBRAM elege-o como principal estímulo à manutenção e ao desenvolvimento de cada museu, na exploração de sua capacidade de inovar, modernizar a gestão, diversificar iniciativas e ampliar a presença da sociedade para conhecer a história dos museus e o que ele guarda como memória.

O prefeito Manoel Gaspar ressaltou que é muito importante a participação do Museu “Janis Erdbergs” nessa edição do projeto “Primavera dos Museus”, que se estenderá além da data oficial do evento para garantir maior número de visitações de Tupã e região ao Distrito de Varpa, para que mais pessoas possam contemplar a bela exposição montada. “Estar com uma exposição participando de um evento de cunho nacional, traz-nos a sensação de estarmos realizando um bom trabalho, mostrando nosso potencial cultural e a riqueza da cultura museológica de nossa Estância Turística”, comentou Gaspar.

Para o secretário Municipal de Cultura, Charles dos Passos, é motivo de alegria e satisfação a inclusão do Museu “Janis Erdbergs” na 8ª Primavera dos Museus. “Assim, nossa estância mais uma vez recebe a visibilidade e entra na lista dos museus conhecidos por seu valor cultural. A 8ª Primavera dos Museus é um evento que traz grande visibilidade ao município, além de levar mais cultura e as belezas de nossa cidade por todo País”, destacou.


Universo
Construção de rotatória segue dentro do cronograma

          As obras de construção da rotatória de acesso ao Distrito de Universo seguem em andamento, dentro do cronograma estabelecido. A expectativa é que a obra termine ainda neste ano.
O objetivo da construção e implantação de uma rotatória na entrada do Distrito de Universo é garantir mais segurança para os moradores daquela localidade. A iniciativa é da Prefeitura de Tupã e governo do Estado, através do DER.
A rotatória terá toda a estrutura para garantir que o tráfego de veículos flua adequadamente, evitando novos acidentes, num acesso que fica próximo de uma lombada.
O investimento para a construção da rotatória é de cerca de R$ 1 milhão 200 mil.


sobe.gif (937 bytes)


| Home | Economia | Geral | Sociedade | Policial | Esportes | Política | Variedades |Expediente |E-mail

Hosted by UNISITE - Todos os direitos Reservados