Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto
Envie a sua notícia por e-mail:
Últimas Notícias:
23/05/2025 - Você dá instruções mil vezes e a criança simplesmente se esquece do que precisa fazer. Sem falar nas garrafinhas de água, casacos e lancheiras perdidas. Na escola, o pequeno entende o conteúdo, mas, na hora das atividades ou avaliações, acaba cometendo deslizes, porque alguns detalhes acabam escapando ou passando despercebidos. Se você se identificou com uma ou mais situações, é possível que seu filho precise treinar o foco e a atenção.
No mundo em que vivemos hoje, tanto adultos como crianças acabam se distraindo mais facilmente devido ao excesso de estímulos e tarefas, à pressa, às telas, entre outros fatores. A falta de atenção nem sempre é um transtorno. Na maioria das vezes, é uma consequência dos nossos hábitos.
A boa notícia é que é possível inserir no cotidiano alguns exercícios, criar rotinas e estabelecer limites que ajudem seu filho (e você também!) a exercitar a atenção. Aqui, selecionamos algumas ideias práticas, que podem funcionar:
1. Mindfulness
(atenção plena)
Separe um momento do dia para praticar esses exercícios, que estimulam a concentração e o foco no presente momento. Existem práticas de respiração guiada lúdicas, ideais para crianças. Há também a possibilidade de simplesmente se sentar em silêncio e contar mentalmente a respiração, controlando ritmo. Outra ideia é ajustar um cronômetro para um tempo específico, como 1 minuto. Durante esse intervalo, peça que seu filho descreva tudo o que ele observa, escuta e sente.
2. Rotina e hábitos
Organizar os hábitos também ajuda seu filho a entender o que precisa ser feito, quando e como. Estabeleça horários para acordar, comer, tomar banho, fazer a lição, ler, dormir... Ao chegar da escola, por exemplo, é importante determinar o que deve ser feito e como: pendurar a mochila, esvaziar os potes da lancheira, colocar a garrafinha de água na pia, seguir para o banho. Ah, e um detalhe importante: você, adulto, precisa dar o exemplo. Organize também os seus hábitos e fale em voz alta, de vez em quando, para chamar a atenção do pequeno. Você pode dizer: “Agora que terminei de ler, vou guardar o meu livro, para eu não perder e conseguir pegar facilmente quando for usar de novo”. Aos poucos, eles vão compreendendo a importância de cuidar dos próprios objetos.
3. Jogos
Algumas brincadeiras, que exigem foco e atenção, são boas maneiras de treinar essas habilidades, sem que isso pareça ser algo “chato”. Jogo da memória, jogo dos sete erros, caça-palavras, quebra-cabeça, sudoku... Todas essas atividades são ótimas para o cérebro.
4. Tarefas divididas
Se seu filho tem dificuldade de concentração, prefira dividir as grandes tarefas ou as mais demoradas em partes pequenas. Uma boa solução é usar a técnica Pomodoro, que consiste em ter 5 minutos de pausa a cada 15 minutos de foco. Serve para arrumar o quarto, o guarda-roupa, estudar, ler um livro...
5. Esforço
valorizado
Valorize o empenho do seu filho em conseguir se concentrar e prestar atenção - e não apenas os acertos. Você pode mostrar que notou que ele ficou bastante tempo focado em uma tarefa ou que se lembrou de dobrar e guardar o pijama quando acordou, sem que você precisasse falar. E cuidado com as broncas! Apontar os erros é importante, mas evite reações exageradas. Caso contrário, seu filho pode achar que não consegue ser bom o suficiente e desistir de tentar melhorar.
Blitz na curva 23/06/2025 - Passando só para avisar que está tendo blitz na c[...]
23/06/2025
23/06/2025 - A Câmara Municipal vai realizar sessão ordinária na noite de hoj[...]
23/06/2025
23/06/2025 - Dois suspeitos de uma tentativa de homicídio ocorrida na madrugada[...]
23/06/2025
Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto
Envie a sua notícia por e-mail: