Chuvas agilizam o plantio e o bom desenvolvimento do amendoim

Economia


11/11/2025 - O plantio de amendoim na região de Tupã é a atividade econômica mais importante, considerando que o município é o maior exportador da oleaginosa no Estado de São Paulo. Nos últimos dois anos, porém, a irregularidade das chuvas afetou a produtividade, castigando e endividando os produtores. 
Neste ano existe algum otimismo. Muitos produtores ainda estão agilizando o plantio, que em geral é feito por etapas. Mas já existem roças em pleno desenvolvimento.
Pelo menos por enquanto a expectativa para a safra 2025/2026 é positiva devido às condições meteorológicas favoráveis, o que poderá contribuir para que a região possa se firmar como a maior produtora do Estado e do País.
Em razão das perdas e do nível de endividamento dos últimos dois anos, ainda existe alguma dificuldade em obter crédito para custear a produção, o que representa um desafio para muitos produtores, impactando a área plantada.
Tupã foi reconhecida como CPL (Cadeia Produtiva do Amendoim), o que reforça a organização do setor e abre portas para a atração de investimentos, tecnologia e novos mercados, principalmente para exportação. 
O município é o maior exportador do Estado, destinando boa parte do amendoim colhido para a Rússia, China, Argélia e Países Baixos. A região tem forte potencial de agregação de valor, com produção de derivados como pasta, óleo e snacks, além de uma presença significativa no mercado externo.
Para muitos produtores, o momento é de lançar as sementes e torcer muito para que as condições climáticas continuem favoráveis, o que permitirá, finalmente, obter uma boa rentabilidade na colheita, depois de dois anos de prejuízos.

 

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade