Agronegócio : Chuva continua abaixo da média histórica para o mês de outubro

Geral


29/10/2024 - As últimas chuvas ainda não foram suficientes para o início do plantio do amendoim na região de Tupã e a situação já acende um alerta para a produtividade das próximas safras. 
Segundo dados do Instituto Climatempo, o mês de outubro tem uma média mensal de 128 milímetros de chuva. Até ontem, segunda-feira, dia 28, o instituto informava que havia chovido 68 milímetros em Tupã, o que representa 53% da média histórica para o mês. E essa falta de chuva ainda pode impactar   diversas outras culturas. 

Mandioca
As precipitações do final da última semana não foram suficientes para uma retomada significativa da comercialização de mandioca. O Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) - Esalq USP, explicou que além do volume de chuvas abaixo do esperado, grande parte dos produtores continuou priorizando o plantio, seja da raiz ou de outras culturas, em especial a soja e o amendoim. "Além disso, muitos seguiram postergando as entregas, em razão da menor rentabilidade, afetada principalmente por produtividade e teor de amido baixos", afirmou. 
De acordo com o levantamento do Cepea, no Oeste do Estado de São Paulo os volumes de chuvas foram baixos e mal distribuídos, impossibilitando a retomada da colheita em parte das áreas. "Naquelas com maiores índices de umidade, a prioridade foi o plantio de soja e/ou amendoim. A média regional subiu 6,6% na semana, para R$ 592,45/t", destacou.  
Cana-de-açúcar
As atividades de processamento da temporada 2024/25 estão próximas do fim na maior parte do Centro-Sul do Brasil. O clima seco ainda preocupa os agentes em relação ao próximo ciclo, já que as chuvas nos últimos meses ficaram abaixo da média. 

De acordo com informações coletadas pelo Cepea, é provável que as atividades de processamento terminem agora em outubro em algumas usinas.

Soja
As previsões de chuvas em importantes áreas produtoras de soja no Brasil trouxeram boas expectativas para os players em meados de outubro, especialmente devido ao ritmo limitado das atividades de plantio da safra 2024/25. 
A indústria no Brasil se afastou do fechamento de negócios de grandes volumes, na expectativa de que a possível melhora das condições climáticas favoreça o plantio da nova temporada, pressionando as cotações para baixo.

Milho
Os produtores de milho continuam focados no clima quente e seco no Brasil, especialmente no Centro-Oeste e, por isso, não fecharam negócios no mercado spot em meados de outubro. 

Os compradores, por sua vez, estavam dispostos a comprar novos lotes para repor os estoques. Como resultado, os preços do milho subiram na primeira quinzena de outubro na maioria das regiões pesquisadas pelo Cepea.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade