BUXIXO

Política


Minha casa, meu conforto
08/07/2024 - O João do Barro resolveu casar e construiu uma casa para sua família. Trata-se de um imóvel confortável, financiado pela Caixa Federal, com tudo que tem direito, incluindo boa iluminação e toda segurança. A patroa está feliz e já espera a chegada do Joãozinho, que chega por esses dias.

No seu tempo
Mais uma semana se passou e pouca coisa mudou em termos de sucessão municipal. Faltando menos de três meses para a votação, em 6 de outubro, na verdade se tem dois pré-candidatos confirmados, mas ainda sem os vices definidos. Quanto aos nomes de pré-candidatos a vereador, poucos despontam nas redes sociais. Neste caso, o que se tem visto são mais candidatos do que candidatas. Líderes partidários estão encontrando dificuldades para convencer elas que ser vereadora pode ser muito interessante.

Novas regras
Também as novas regras nas eleições municipais têm deixado muitas dúvidas entre muitos candidatos, que precisam interpretar direito as mudanças. Na cota de gênero, por exemplo, de cada dez candidaturas, pelo menos três precisam ser do sexo feminino. Mais inteligentes, as mulheres relutam muito para aceitar uma proposta para uma empreitada dessas.

Esquerda sem rumo
Mais uma vez, a esquerda tupãense continua sem rumo em se tratando da sucessão municipal. Provavelmente, não deverá contar com candidatos a prefeito e nem para vereador. Num período de polarização de forças e de crescimento da direita no mundo, os simpatizantes da esquerda parecem estar se escondendo cada vez mais.

Olho neles
Ninguém pode ainda fazer campanha, nem pedir votos. A Justiça Eleitoral em Tupã está acompanhando tudo, de olho nas redes sociais. Pedir voto, só depois das convenções. Mas pagar churrasco com chope pode. Neste caso, os agentes do Serviço Municipal de Informações, o eleitoreiro SMI, estão na expectativa dos convites. Os talheres já estão separados e os copos “istanlei” limpos.

Custo alto
O que se tem observado quanto aos candidatos a vereador é que muitos estão preocupados com os custos. Não é fácil se eleger. Sabendo disso, o candidato pelo PPQP (Partido Porreta Que Pode), Ali Asaf, que já se naturalizou brasileiro, pegou todas as suas economias e fez uma aplicação de 7% ao mês com um conhecido investidor, o “Salzinho”, devendo resgatar tudo no mês que vem para bancar sua campanha. Só com os juros ele espera se eleger.

Bolsa de aposta
A bolsa de aposta do “Tigrão”, totalmente online, já está recebendo palpites para saber quem será o vereador mais votado no dia 6 de outubro em Tupã. Na eleição de 2020, a surpresa foi Eduardo Shigueru, que conseguiu 1.645 votos, ou 5,18% dos votos válidos.
Mas, em geral, o vereador campeão de votos não repete sua votação. Por isso, antes de confirmar a aposta, é importante analisar bem os nomes. Tem muita gente apostando em um nome feminino neste ano.

Perguntas que esperam respostas
- Por onde andam os pré-candidatos a vereador?
- Quem suporta ver tantos pré-candidatos nas redes sociais?
- Por que quem estava desaparecido voltou a circular pelos eventos públicos?
- Você quer abrir uma conta no “banco-que-fecha”?
- Será que vamos ter uma campanha em alto nível neste ano?
- Quantos pré-candidatos a vereador já estão comparecendo na feira-livre de domingo sem fazer nenhuma compra?

Frase da Semana
“A tarefa não é tanto ver aquilo que ninguém viu, mas pensar o que ninguém ainda pensou sobre aquilo que todo mundo vê”.
(de um conhecido político local, citando 
a frase de Arthur Schopenhauer, ao analisar a sucessão municipal)

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade