Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto
Envie a sua notícia por e-mail:
Últimas Notícias:
28/10/2024 - Tupã vai receber um investimento milionário com a instalação de uma nova unidade mista da Coopermota, que beneficiará produtores rurais da região com silos de armazenamento e a futura industrialização de novos produtos. De acordo com o gestor de unidade, Toni Sanches, os investimentos buscam incentivar ainda mais o benefício do amendoim na região, o que representa um projeto de expansão e de novos negócios para a cooperativa, que já tem expertise nas culturas da soja, milho e trigo. "Vamos mudar a forma de fazer negócios também. Vamos fazer um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões", disse. "Para a região, vamos fazer a nossa parte social e vamos gerar muitos empregos diretos e indiretos", acrescentou.
Silos
O encarregado pelo departamento de silos, Jean Góis, explicou que o silo de amendoim terá, inicialmente, capacidade para armazenar até 500 mil sacas de 25 quilos. "Esse é apenas o primeiro passo. A expectativa é de que essa capacidade de armazenamento chegue a 2 milhões de sacas", disse Góis, ao explicar que a cooperativa tem projeto futuro de instalar na unidade o beneficiamento e o blancheamento do amendoim, que é o processo de retirada da película do grão. O outro silo, que funcionará durante a rotatividade das safras do milho e soja, terá capacidade de armazenamento de 100 toneladas.
Novos projetos
A nova unidade mista da Coopermota será instalada em uma área de 5 alqueires localizada na bifurcação entre as vicinais Tupã-Bastos e Tupã-Quatá. As novas instalações terão cerca de 80 mil metros quadrados de área construída. As obras estão em fase de terraplenagem e os serviços de fundação começam no mês que vem. "Nos próximos cinco anos, teremos várias etapas de obras. Para 2025/2026 teremos a construção dos silos e, nos anos seguintes, teremos uma fábrica para o blancheamento e beneficiamento do amendoim", disse Góis.
Amendoim
Góis explicou que os produtores de amendoim tiveram uma perda considerável na atual safra e muitos ainda não encontram áreas para plantio em uma região que disputa território com outras culturas como o milho, soja, cana-de-açúcar e mandioca. "Há produtores que já estão buscando áreas em outros estados. Apesar da perda na produção, as expectativas são de um aumento de 42% das áreas de plantio na região que vai de Marília até o Estado do Paraná", disse. "Apesar dos últimos quatro anos de incertezas, os produtores continuam investindo. A expansão do amendoim acontece desde o ano de 2013, e neste ano atingiu valores elevados, com a saca de 25 quilos valendo atualmente R$ 140,00", completou. A cooperativa atua há sete anos em Tupã e possui na região Centro-Oeste 11 unidades de silos, 5 postos de combustíveis e mais de 26 lojas, com diversificação de produtos e insumos a produtores rurais. Possui ainda atuação principal no apoio à produção, armazenagem e comercialização de grãos, notadamente a soja e o milho, tendo também atuações nos setores de produtos agropecuários, transportes, seguro agrícola, combustíveis, nutrição animal e processamento de pescado.
23/04/2025 - O Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão que condena[...]
23/04/2025
25/04/2025 - A Prefeitura de Tupã anunciou a implantação de um centro especia[...]
25/04/2025
25/04/2025 - Um tijolo prensado de maconha e duas pedras brutas de crack foram a[...]
25/04/2025
Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto
Envie a sua notícia por e-mail: