Eleições 2024: No Estado de SP, 78 municípios não elegeram nenhuma vereadora

Política


11/10/2024 - Nas eleições de 2024, 78 municípios de São Paulo não elegeram nenhuma vereadora mulher. Isso representa 12% do total de 645 municípios do Estado. O número de cidades paulistas em que a representatividade feminina nas câmaras municipais é zero diminuiu em relação a 2020: naquele pleito, 101 cidades não elegeram nenhuma vereadora, o equivalente a aproximadamente 16% do total. No entanto, o número de vereadoras eleitas ainda é baixo em relação ao eleitorado paulista, em que as mulheres são maioria (53%).
Em 194 municípios de São Paulo, foram eleitas apenas uma vereadora e em 193, duas. Isso significa que, em 465 das cidades do Estado (72%), foram eleitas no máximo duas mulheres para as câmaras municipais.
O número de vereadores em cada cidade, definido pela Lei Orgânica do município, varia de acordo com o tamanho da população, segundo o limite máximo estabelecido pelo artigo 29 da Constituição Federal. O número mínimo é nove.

Homens

Já em relação aos homens, a situação se inverte. Não houve nenhuma cidade em que nenhum vereador homem foi eleito. Só uma cidade elegeu três homens para o seu parlamento municipal, Bananal, onde foram eleitas seis vereadoras.
Há apenas outras quatro cidades em que as mulheres são maioria na câmara. Em Buritizal, Reginópolis e Timburi foram eleitos cinco vereadoras e quatro vereadores. Em Itapetininga, sete mulheres e 12 homens se elegeram. Em 2020, eram só duas cidades com maioria feminina no parlamento municipal.

Em 22 municípios paulistas, foram eleitos cinco homens e em 66, seis. As outras 553 cidades do Estado tiveram sete ou mais vereadores homens eleitos, o que representa 86% do total.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade