Eleições 2024: 'Shigueru' desiste de ser pré-candidato a vice na chapa de 'Quilão'

Política


22/07/2024 - O término do mandato do então prefeito Manoel Gaspar, no ano de 2016, criou um "vácuo" de lideranças políticas em Tupã. Já aqueles que estão há mais tempo nessa estrada, costumam dizer que "não existe vácuo na política". Ou seja, bem ou mal, esses espaços sempre serão ocupados por candidatos que colocam seu nome no jogo. A falta de lideranças políticas consolidadas no município abre brecha para que novos políticos  - e muitos sem experiência - encontrem um caminho mais fácil para disputar as eleições municipais deste ano.
Sem "figurões" ou nomes "carimbados" na disputa, os atuais pré-candidatos se sentem no mesmo nível de igualdade, o que aumenta o interesse em participar das eleições, principalmente entre aqueles que já possuem mandatos e trabalhos realizados no município.
Nesse cenário, o vereador Eduardo Edamitsu "Shigueru" (PL) anunciou no sábado, dia 20, que não será mais pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Wilson Quiles Júnior, "Quilão" (PSD), escolhido para ser o sucessor do governo atual. "Não sou mais candidato a vice-prefeito, isso é fato. Não serei vice de ninguém", afirmou "Shigueru".
O parlamentar, que está em seu segundo mandato, disse que sempre teve pretensão de ser pré-candidato a prefeito. "Venho me preparando para isso", afirmou. "Shigueru" disse que sua desistência à chapa não foi motivada por desentendimentos políticos com o grupo. Mas uma decisão pessoal. "Não estava confortável (com a possibilidade de ser pré-candidato a vice) desde o começo. O grupo apresentava os nomes, mas nunca colocava o meu (para pré-candidatura a prefeito). Cada hora era uma desculpa", disse. Ao analisar as pesquisas, "Shigueru" disse que os nomes dos atuais pré-candidatos a prefeito não apresentaram apoio expessivo entre o eleitorado. "O meu está bem nas pesquisas.  Não vou dar 'carona' para ninguém. Se tiver que carregar alguém, vou carregar eu mesmo", afirmou. Apesar de sempre demonstrar interesse em ser pré-candidato a prefeito, o grupo não deu ouvidos às suas pretensões políticas. "Eu já vinha avisando isso ao grupo", afirmou.
Fontes ouvidas pela reportagem disseram que em eventos realizados nas últimas semanas, pessoas apoiavam "Shigueru" para uma pré-candidatura a prefeito. "Se ele estivesse mesmo firme com o 'Quilão', já teria negado a possibilidade de ser pré-candidato a prefeito. Mas não era isso o que ele demonstrava", destacou. Para disputar eventuais candidaturas a prefeito ou a vereador, "Shigueru" depende agora da autorização do partido durante as convenções que deverão ser realizadas até o dia 5 de agosto. 
O PL, partido de "Shigueru", foi pego de surpresa e ainda tenta digerir essa informação. Essa é a segunda baixa política do partido, que na semana passada também foi surpreendido com a saída de Charles dos Passos (PL) do bloco de situação do governo municipal. 
Vale lembrar que o PL, partido de "Shigueru", é aliado do governo municipal. No início das conversações, o PL se aliou ao PSD, partido do prefeito, sob a condição de indicar o nome do vice-prefeito na chapa que irá concorrer às eleições municipais deste ano, no grupo situacionista. 
O sinal de alerta foi aceso no PL, que precisará mostrar, agora, jogo de cintura para sair desse imbróglio político. Segundo fontes ouvidas pela reportagem, o deputado federal Luiz Carlos Motta (PL) poderá estar em Tupã ainda nesta semana para amenizar os impactos da crise interna instalada no partido. 

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade