Eleições 2024: ‘Shigueru’ mantém decisão de ser pré-candidato a prefeito

Política


26/07/2024 - O vereador Eduardo Edamitsu, o “Shigueru” (PL), está decidido. Sem hesitar, o parlamentar afirmou na tarde de ontem que sua pretensão política é ser pré-candidato a prefeito de Tupã. E pelo tom da entrevista, dificilmente mudará de ideia. 
A informação aumenta a crise interna no PL que, agora, se vê dividido entre o apoio ao pré-candidato a prefeito, indicado pelo governo municipal, Wilson Quiles Júnior, o “Quilão” (PSD), e uma pré-candidatura do próprio partido – o que poderia “rachar” o grupo.
Essa será uma decisão  que a cúpula da legenda deverá tomar nos próximos dias, com a presença do deputado federal Luiz Carlos Motta (PL), que deve agendar uma viagem para Tupã apenas para “arrumar a casa” e resolver esse imbróglio político. 
O prazo das convenções partidárias termina no dia 5 de agosto e o PL ainda não definiu quando acontecerá a sua. Já no PSD que, possivelmente estará coligado ao PL, a preocupação é perder o apoio de um de seus principais aliados. 
Nos últimos anos, “Shigueru” se mostrou um fiel aliado da administração municipal, seja na aprovação de projetos da prefeitura, na articulação política dentro e fora da Câmara Municipal e figura de peso na votação dos dois últimos impeachments que abalaram a política local: a cassação do então prefeito José Ricardo Raymundo (PV), no ano de 2019, e do então vereador Paulo Henrique Andrade (Novo), no ano passado. 
Devido à sua articulação política, “Shigueru” foi eleito presidente da Câmara Municipal para o biênio 2021/2022. Em seu segundo mandato como vereador, sendo o candidato a vereador mais votado no ano de 2020, com 1.645 votos, nada mais natural do que projetar voos ainda maiores na política local. Muitos acham, porém, que essa candidatura tinha que ter sido articulada antes, jamais ficando para a última hora.
 
Acordo 
“Shigueru” disse que o partido ainda espera a chegada de Motta em Tupã para tratar sobre sua eventual pré-candidatura a prefeito. Nos bastidores, as informações são de que o PL teria um acordo político com o PSD na formação da chapa majoritária. 

Segundo as informações, nesse acordo o PSD, partido do prefeito, indicaria o nome do pré-candidato a prefeito e o PL o do vice. “Mas se alguém fez esse acordo, não fez comigo”, disse o vereador. “Eu não participei de nenhuma conversação sobre isso. O combinado era de que o candidato a prefeito seria ou do PSD, ou do PL. E eu sempre trabalhei para ser o próximo prefeito”, acrescentou. 

Pesquisas 
“Shigueru” disse que, de acordo com as pesquisas, seu nome está à frente do escolhido pelo PSD para ser o sucessor do governo municipal. “Essa é a opinião pública. Muitas pessoas disseram que deixariam de votar em mim se eu estivesse em uma chapa com o ‘Quilão’”, disse. “Agora, se o partido não aprovar a minha pré-candidatura a prefeito, posso tentar a reeleição para vereador. Mas se isso também não acontecer, eu vou respeitar e seguir a minha vida”, completou. 

O nome do vice 
Caso sua pré-candidatura a prefeito seja aprovada pelo partido, nas convenções partidárias, “Shigueru” disse que já possui um nome para formar a chapa como pré-candidato a vice-prefeito. “Será o empresário Henrique Morelato”, afirmou o vereador, ao explicar que, nesse caso, o partido terá uma candidatura com “chapa-pura”.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade