Férias escolares: Período aumenta a prática de soltar pipas

Geral


22/07/2024 - Com o período de férias escolares, julho se torna o mês preferido para quem gosta de soltar pipas. A maior incidência de ventos nesta época do ano favorece a brincadeira, levando um maior número de crianças e também de adultos às ruas. 
O problema é que nem todos levam a sério as orientações para uma brincadeira segura que deve acontecer longe da rede elétrica e sem uso de cerol e outros materiais cortantes. 

Cerol
A mistura de cola e vidro na linha de pipa pode ser fatal. Diversos acidentes envolvendo ciclistas e motociclistas são registrados nesta época do ano por causa dessa atitude criminosa. Para reduzir as chances de acidentes, cortes e outras lesões, ciclistas e motociclistas devem instalar as antenas de segurança em seus veículos. 
Quando fazer cerol se torna difícil, seja pela falta desses produtos ou fiscalização familiar, alguns criminosos aproveitam a estação das pipas para lucrar e comercializam essa mistura por conta própria. Muitos vendem o produto em suas casas, inclusive para crianças sem o mínimo de constrangimento. 

Legislação
No Estado de São Paulo, a Lei n.º 17.201, de 2019, proíbe o uso do cerol em linhas de pipas. A legislação inclui qualquer outro material cortante à linha. Caso a lei seja descumprida, o responsável deverá pagar multa de R$1.326,50. No caso de descumprimento por parte de estabelecimentos, a multa pode chegar a R$ 132 mil.

Ocorrências 
Segundo informações da Energisa, julho é o mês com a maior quantidade de ocorrências envolvendo pipa na rede elétrica. De acordo com a concessionária de energia, somente no ano passado 35 ocorrências no mês de julho provocaram a interrupção temporária no fornecimento da energia para 8,8 mil clientes. "Em 2022, no mesmo período, foram 32 ocorrências, com 4,8 mil clientes impactados", afirmou em nota. A prática de soltar pipa próximo à rede elétrica e utilizar material cortante proporciona riscos para quem está brincando, para as pessoas que estão passando pelo local e para o sistema elétrico.
 
Riscos graves
Além de provocar a interrupção no fornecimento de energia para vários clientes, inclusive serviços essenciais, a brincadeira em local inapropriado pode ocasionar acidentes como choque elétrico de consequências graves. O correto é empinar em parques, praças, campos de futebol e áreas rurais, longe de fios, cabos, torres e subestações de energia. Muita gente ainda não se conscientizou de que é errado usar fios metálicos ou papel laminado para confeccionar o brinquedo. Da mesma forma não se deve soltar pipa nos dias de chuva ou tempo fechado, principalmente quando houver raios, que geralmente são atraídos por pontos altos. Outra orientação é nunca resgatar pipas ou rabiolas enroscadas na rede elétrica. Vale lembrar que a criança que solta pipa próximo da rodovia coloca em risco a própria vida e a vida dos usuários da rodovia.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade