No campo, é hora de acelerar o plantio do amendoim

Geral


26/11/2024 -* O plantio do amendoim, que deveria ter sido iniciado nos primeiros dias de outubro mas que sofreu um pequeno atraso pela demora no início do período chuvoso, agora está sendo acelerado em Tupã e na região. Mas as chuvas continuam ainda irregulares, em forma de pancadas, caindo em uma região e em outras não.  Em razão disso acredita-se que só metade da área prevista foi plantada na região de Tupã, e o trabalho ainda poderá se  estender até metade do mês de dezembro.
O curioso é que, mesmo em forma de pancadas, os pluviômetros atestam que o volume de chuvas de novembro ultrapassou a média anual. Segundo dados do Instituto Climatempo, a média de chuvas de novembro em Tupã é de 148 milímetros e neste ano choveu 163 milímetros até ontem. Mas até agora foram chuvas mal distribuídas. Para a agricultura, o ideal é chuva mansa e com mais frequência.
Nesta semana, existe a previsão de um novo período de chuva, a partir da próxima quinta-feira, se prolongando até o final de semana. Isso é bom para o amendoim e todas as outras culturas, e também para as pastagens.

Cana-de-açúcar
Segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – Esalq USP), as chuvas que estão ocorrendo com maior regularidade agora podem amenizar os efeitos negativos para o desenvolvimento da cana-de-açúcar que será colhida na próxima safra (2025/26). As áreas plantadas em cana sofreram bastante com a estiagem e as ondas de calor na região.

Soja

O Cepea ressaltou que o déficit hídrico no início da temporada deixou os trabalhos mais lentos na cultura da soja, com o ritmo sendo normalizado no final de outubro, “favorecido pelas chuvas em importantes regiões produtoras”. 

Milho
De acordo com o Cepea, no início de outubro o clima quente e seco deixou agricultores apreensivos quanto a possíveis atrasos na segunda safra de 2025. “Já no final do mês, o retorno das chuvas nas principais regiões favoreceu a semeadura da safra Verão, amenizando em parte essas preocupações”, afirmou.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade