Governo lança painel de monitoramento de acidentes com animais peçonhentos

Geral


16/05/2025 - O governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou o painel de monitoramento de acidentes por animais peçonhentos. A ferramenta permite que a população acompanhe, mensalmente, o número destas ocorrências por tipo de acidente, como serpentes, abelhas, escorpiões, entre outras.
Além de dados por tipo de acidentes, o sistema também é separado por ano, classificação e evolução dos casos, local e município, contando também com as divisões de Departamentos Regionais de Saúde (DRSs) e por Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVEs).

Em todo o ano de 2024, o Estado de São Paulo registrou 61.914 notificações de acidentes por animais peçonhentos e 29 óbitos, sendo que 1.196 acidentes ocorreram na capital paulista.  Os municípios com mais registros foram Piracicaba (1.834), Ribeirão Preto (1.579) e Campinas (1.326).
O levantamento aponta que, de acordo com os dados apurados desde 2007 até agora, Tupã registrou um total de 3.333 acidentes com animais peçonhentos, com dois óbitos. A taxa de letalidade é de 0,06%.
No período, foram 34 casos envolvendo abelhas, 3.189 escorpiões, dois lagartas e 7 ignorados. As maiores vítimas estão na faixa etária de 50 a 59 anos.

Pontos de 
atendimento
soroterápico

Em caso de acidente por animais peçonhentos, a população deve procurar o serviço de saúde mais próximo para que possa receber o tratamento adequado o mais rápido possível. Caso não seja uma unidade referenciada, o hospital encaminhará o paciente ao local apropriado, com maior possibilidade de agilidade.

Atualmente, o Estado de São Paulo conta com 226 Pontos Estratégicos de Soro Antiveneno (PESAs) para atendimento aos acidentados por animais peçonhentos em todo o Estado de São Paulo. As unidades foram distribuídas estrategicamente com o objetivo de reduzir o tempo entre a picada e o atendimento/tratamento do acidentado, pensando principalmente no socorro às crianças de até 10 anos, que precisam de atendimento o mais rápido possível.

Em Tupã, a unidade de referência em caso de acidentes com animais peçonhentos é a Santa Casa.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade