Polícia Científica: Mais de 200 peritos tomaram posse ontem em São Paulo

Geral


08/07/2025 - A Superintendência da Polícia Técnico-Científica de São Paulo recebeu ontem, segunda-feira (7), os novos peritos da instituição. A cerimônia de posse dos novos 217 profissionais foi realizada na sede da unidade, localizada no Butantã, zona Oeste da capital. Agora eles passarão por um processo de formação e, após o término do curso, serão distribuídos por todo o Estado.
"Hoje é um dia histórico. Trata-se de uma das maiores posses de peritos dos últimos anos", exaltou o diretor da Superintendência da Polícia Técnico-Científica, Claudinei Salomão. "Mais do que a posse, simboliza o reconhecimento da ciência e o fortalecimento da perícia criminal, essencial não apenas para a elucidação de crimes, mas para a garantia de direitos e da Justiça", acrescentou.
Os novos peritos serão formados pela Academia de Polícia (Acadepol) no curso profissional de perito criminal e na pós-graduação em criminalística e ciência forense. Essa é a primeira turma que receberá a certificação, além da capacitação que já era oferecida. Esta é a maior formatura de peritos e médicos-legistas desde 2013.
Entre as aulas estão temas de direito, criminologia, aspectos médicos, medicina e odontologia, perícias em locais de crime contra pessoas e animais, contra o patrimônio, entre outros. Os alunos também terão capacitação para armamento, tiro e conduta policial.
"A perícia transforma vestígios em provas, dúvidas em certezas. É através dela que a verdade dos fatos vem à tona, que coloca o suspeito na cena do crime e inocenta pessoas acusadas injustamente. A chegada de vocês representa um reforço imensurável em nossa missão institucional. São novas mentes e olhares que vão operar com precisão, ética e paixão por aquilo que fazem", disse o delegado-geral da Polícia Civil, Artur Dian.
O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, também deu as boas-vindas aos novos profissionais de polícia. "Tenham em mente a importância da função que vão exercer a partir de hoje para a sociedade e para a justiça criminal. A Polícia Científica de São Paulo é referência no Brasil e recebê-los aqui nos enche de orgulho. Que vocês sejam felizes na carreira e contem sempre com o nosso apoio", disse o chefe da pasta.
Durante o evento, as autoridades presentes saudaram os três primeiros colocados do curso - Lucas NG, André Reis e Ivan Souza, respectivamente. O concurso no qual os alunos foram aprovados teve mais de 20 mil inscritos, sendo o primeiro que engloba carreiras da Polícia Civil e Técnico-Científica. A nomeação foi publicada em 24 de junho no Diário Oficial do Estado (DOE).

Investimentos e exames periciais realizados
Desde o início da gestão, foram entregues 45 viaturas para a Polícia Científica, com investimento de R$ 9,7 milhões. Em obras, o investimento chegou a R$ 25,2 milhões, com destaque para as reformas do laboratório de balística, o Instituto Médico Legal (IML) Sul da capital e o Núcleo de Biologia e Química de São Paulo.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade