Praça da Bandeira: Pássaros deixam o espaço sujo por excesso de fezes

Geral


18/07/2025 - Quem caminha pelos passeios da Praça da Bandeira, logo observa o excesso de fezes de pássaros, incluindo pombos, nos passeios e bancos. Quem estaciona o seu veículo debaixo de uma árvore, para aproveitar a sombra, em geral precisa lavar logo, diante da sujeira provocada pelas aves.
No caso da Praça da Bandeira, um dos argumentos utilizados para a retirada das pedras portuguesas, na época, foi de que isso proporcionaria melhores condições para a limpeza. Na verdade, não foi isso o que aconteceu. Nos dois casos, a limpeza exige esguicho d'água e uma boa vassoura. O espaço, porém, perdeu parte de sua característica.
Todos sabem que as fezes de pássaros, incluindo pombos, podem ser perigosas para a saúde devido à presença de bactérias, fungos e parasitas que podem causar diversas doenças. 
Entre as doenças transmitidas pelas fezes de pombos estão a criptococose, que é uma infecção fúngica causada pelo fungo Cryptococcus neoformans, que pode causar pneumonia e, em casos mais graves, meningite; a Histoplasmose, outra infecção fúngica transmitida por fezes de pássaros, que também pode afetar o sistema respiratório e, em casos mais graves, outros órgãos; a Salmonelose, que pode contaminar as fezes de pombos e causar intoxicação alimentar em humanos; e a psitacose, conhecida como "febre dos papagaios", que é uma infecção bacteriana que pode ser transmitida por aves, incluindo pombos, e causar problemas respiratórios. 
Por isso, a recomendação é para que a pessoa não toque em fezes de pássaros e use luvas ao lidar com áreas onde elas possam estar presentes.

 

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade