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22/07/2025 - A reativação do ramal ferroviário Bauru-Panorama, que atravessa cidades importantes da região, deve ser concluída em 2028, representando um avanço estratégico para a mobilidade de cargas e o desenvolvimento econômico do Oeste paulista. A consideração é da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), que avalia tal retomada como positiva.
O ex-presidente e conselheiro da UEPP, Renato Michelis, que tem acompanhado de perto as discussões sobre a malha ferroviária regional, pontua que a iniciativa pode abrir caminhos para outras soluções viáveis. "Continuar essa discussão nos permite também pensar em um projeto de ramal partindo de Presidente Prudente x Parapuã, por onde passará essa ferrovia. Essa é uma pauta antiga nossa, especialmente após constatar que reativar a antiga Alta Sorocabana se mostra praticamente inviável. Um novo trecho de cerca de 80 km é algo factível, com impacto relevante para a integração da nossa região com a malha da Alta Paulista", afirmou Michelis.
Responsável pela obra, a Rumo Logística pontua que os trabalhos no ramal Bauru-Panorama começaram em junho de 2024 e estão previstos para serem concluídos em 2028, conforme contrato com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O projeto está dividido em três etapas: a primeira envolve a limpeza da vegetação ao longo da linha férrea; a segunda contempla a recuperação da infraestrutura, incluindo correção de erosões e ajustes em cortes e aterros; e a terceira abrange a recuperação da superestrutura, com a adequação de dormentes, trilhos e lastro de brita, além da instalação de grades em pontos que sofreram vandalismo.
"No momento, a concessionária atua em duas frentes de trabalho: uma dedicada à limpeza da vegetação e desobstrução da via nas regiões de Avaí e Gália, e outra focada na recuperação e correção de erosões em Bauru, Avaí e Herculândia, e devem avançar para outras regiões nos próximos meses", detalhou a empresa.
Prospecção de
antigos trechos
Recentemente, a Rumo deu mais um passo em relação à reativação do ramal, que abrange os municípios de Tupã, Iacri, Parapuã, Osvaldo Cruz, Inúbia Paulista, Lucélia, Adamantina, Flórida Paulista, Pacaembu, Irapuru, Junqueirópolis, Dracena, Ouro Verde e Panorama. A medida é a solicitação ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) da licença de instalação ambiental para recuperação de um trecho de 169 quilômetros, que atravessa 14 municípios da região.
O anúncio da reestruturação dos ramais desativados da malha ferroviária de São Paulo, denominados Colômbia-Pradópolis (185,6 km) e Panorama-Bauru (369,1 km), que cortam o Estado em direção ao Porto de Santos, foram anunciados em 2020, pelo então governador João Doria. O assunto voltou a ser tema de discurso em 2023, quando, em visita a Presidente Prudente, o atual chefe do governo paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos), declarou que, com a retomada do ramal, o Estado trabalharia na prospecção de antigos trechos ferroviários que poderiam ser reativados.
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