Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto
Envie a sua notícia por e-mail:
Últimas Notícias:
05/09/2025 - A decisão de ter um animal de estimação atualmente exige muita responsabilidade. Os tempos mudam e as coisas evoluem. Maltratar um animal nos dias atuais, felizmente, é crime e a pessoa pode até ir presa. Também é preciso cuidar da saúde e higiene dos bichinhos.
Num passado não muito distante, era comum a impunidade no caso do avistamento de uma cena de agressão contra um cão, por exemplo. E quem procurasse intervir, acabava apanhando também.
Felizmente, a sociedade está evoluindo. Ainda existem ocorrências de maus tratos, mas isso está diminuindo gradativamente.
Mas, em caso de não cumprimento da legislação, já está em funcionamento em Tupã a Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal, que pode ser acionada inclusive em caso de abandono, que lidera as denúncias, principalmente de filhotes.
As pessoas podem denunciar, que os fatos serão apurados. Não é preciso se identificar. Os casos serão encaminhados às autoridades.
Inquérito canino
A Subsecretaria assumiu a realização do inquérito canino, também chamado de levantamento censitário, para prevenção e controle da leishmaniose. A ação, realizada em parceria com o Instituto Adolfo Lutz, de Marília, segue as diretrizes do governo do Estado de São Paulo e tem como objetivo identificar a presença da doença no município, que conta com número elevado de casos.
Durante o trabalho, agentes estão visitando as residências para realizar a coleta de sangue de cães, tanto daqueles que apresentem sinais da doença quanto dos que não pos-suam sintomas. Esse monitoramento é fundamental para mapear a circulação do protozoário causador da leishmaniose e planejar ações de prevenção e combate.
O subsecretário de Proteção e Bem-Estar Animal, Renan Gonela, pede a colaboração dos tutores, lembrando que o trabalho é feito com todo cuidado, sem nenhum sofrimento ao animal.
A subsecretaria vem realizando um trabalho de excelência, trazendo diversas comodidades para os tutores de Tupã, além de manter ações permanentes voltadas aos animais abandonados. “Por isso, queria reforçar a importância da colaboração dos tutores, permitindo o acesso dos profissionais e a coleta do material”, pediu.
“A adesão da população contribui diretamente para a saúde dos animais e para a proteção da população, já que a leishmaniose é uma zoonose que também pode atingir seres humanos”, disse Gonella.
A equipe responsável foi especialmente treinada e instruída para lidar com a realidade da leishmaniose, contando ainda com o acompanhamento de um médico veterinário durante as visitas casa a casa. A presença do profissional garante segurança, qualidade no atendimento e orientação técnica imediata.
Lembrando que a Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal de Tupã foi inaugurada em junho de 2025, sendo um órgão municipal que visa implementar políticas públicas para garantir o cuidado, o respeito e a proteção dos animais. Ela é responsável por ações de bem-estar animal na cidade, como a fiscalização de maus-tratos e a promoção de políticas para o cuidado dos animais.
05/09/2025 - Uma motocicleta furtada na quarta-feira (3), em Adamantina, foi rec[...]
05/09/2025
05/09/2025 - O médio volante do Santos, Willian Arão, entrou em campo pelo clu[...]
05/09/2025
05/09/2025 - O prefeito Renan Pontelli apresentou na manhã de ontem, quinta-fei[...]
05/09/2025
Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto
Envie a sua notícia por e-mail: