Tupã já se aproxima do primeiro centenário

Geral


10/10/2025 - Fundado no dia 12 de outubro de 1929, o município de Tupã completa domingo 96 anos e já se aproxima do primeiro centenário. A história oficial a maior parte conhece, mas do antes resta muito pouco, já que as memórias acabaram se perdendo.
A verdade é que não se sabe a data exata em que ocorreu a chegada dos primeiros imigrantes, pioneiros anônimos, que chegaram para o trabalho numa terra ainda dominada pelos índios. Pouco se sabe da pacificação entre os colonizadores e os índios kaingangs, fato que não foi documentado. 
Também há poucas informações disponíveis sobre os nomes dos pioneiros que foram fundamentais para a ocupação do interior de São Paulo e a consequente construção da cidade. 
O que se sabe vem da memória de alguns mais antigos, que não existem mais, dando conta dos conflitos pela terra, os muitos índios que povoavam a região e o clima nada amistoso então existente.
Toda a região era habitada pelos índios kaingangs antes da chegada dos colonizadores, sendo que os primeiros chegaram a partir do Leste, reunindo famílias. Houve grande resistência e houve confrontos que resultaram em muitas mortes de indígenas.
A paz só foi alcançada com a mediação de uma índia conhecida como Vanuíre. No entanto, não se sabe a data exata dessa pacificação. 
Não é novidade para ninguém que Luiz de Souza Leão foi o fundador de Tupã, em 1929, tendo destacada importância durante todo este período. O município se desenvolveu com a agricultura, através do plantio de algodão, café, amendoim e outros produtos.
Os primeiros pioneiros, no entanto, que chegaram antes da fundação oficial, os chamados desbravadores, foram esquecidos na história. Foram eles que derrubaram a mata no machado e plantaram as primeiras roças, já a partir de 1916.

Desenvolvimento
Depois da fundação, em 12 de outubro de 1929, por Luiz de Souza Leão, a região de floresta virgem, no espigão dos rios do Peixe e Feio (ou Aguapeí), passou a se transformar. Nada aconteceu da noite para o dia e foi preciso muito trabalho.
O desenvolvimento mesmo começou com o cultivo do café, transformando-se, com o apoio direto dos imigrantes, que também ajudaram a ocupar o interior do Estado de São Paulo. Por aqui aportaram letos, japoneses, portugueses, italianos, espanhóis, sírios e outros. Foi preciso muito trabalho debaixo de sol para conquistar um espaço.

Hoje as novas gerações acham que tudo foi muito fácil, que a história exagera, talvez para valorizar a ocupação de uma região que já era rica e proporcionou isso aos primeiros moradores. Atualmente, a tecnologia torna tudo muito mais fácil e fica difícil para muitos assimilar todas as dificuldades de um passado não muito distante. Muitos nem mesmo imaginam que estão aqui agora graças ao suor e dificuldades de seus antepassados.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade