Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto
Envie a sua notícia por e-mail:
Últimas Notícias:
10/10/2025 - Khalil Al-Hayya, membro da alta cúpula do grupo terrorista Hamas, declarou ontem (9) o fim da guerra com Israel. Ele afirmou também ter recebido garantias dos Estados Unidos e de mediadores de países árabes sobre um cessar-fogo permanente.
Al-Hayya atuou como negociador-chefe do grupo nas conversas sobre o plano de paz proposto pelos Estados Unidos para a Faixa de Gaza. Em setembro, ele sobreviveu a um ataque de Israel contra alvos do Hamas no Catar.
A guerra começou em 7 de outubro de 2023, quando o Hamas lançou um ataque que resultou na morte de mais de 1.200 pessoas e no sequestro de outras 251.
Desde então, mais de 60 mil palestinos morreram em Gaza, segundo dados de autoridades ligadas ao grupo terrorista
O anúncio do acordo de paz foi feito na quarta-feira (8). Segundo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Israel e o Hamas concordaram com a implementação de uma primeira fase para o fim da guerra.
Até ontem à noite, ministros do governo israelense estavam reunidos para discutir a aprovação oficial do acordo. Um porta-voz de Israel afirmou que o cessar-fogo começará em até 24 horas após a ratificação do tratado.
Um dos pontos cruciais exigidos por Israel para o avanço do acordo de paz é que o Hamas deixe o governo de Gaza e entregue as armas. Mais cedo, uma autoridade do grupo afirmou que "nenhum palestino aceita o desarmamento".
Itamar Ben-Gvir, líder do partido de extrema direita que integra a coalizão do governo israelense, afirmou que derrubará a gestão de Benjamin Netanyahu caso ele fracasse em desmantelar o Hamas.
Reféns mortos
Entre as várias condições impostas no acordo de paz na Faixa de Gaza alcançado por Israel e o Hamas na quarta-feira, está a devolução, pelo grupo terrorista, dos corpos de reféns mortos em cativeiro.
No entanto, este pode ser um dos principais gargalos para que o acordo efetivamente entre em vigor. Isso porque, segundo a imprensa norte-americana e israelense, o Hamas não sabe onde estão alguns corpos.
Ontem, a Turquia anunciou que uma força-tarefa com autoridades estrangeiras foi montada para ajudar o Hamas a encontrar esses corpos por diferentes localidades da Faixa de Gaza.
Autoridades da Turquia participaram de negociações que resultaram no acordo de paz. Estados Unidos, Catar e Egito - os mediadores do acordo -, além de Israel, também participarão da força-tarefa, segundo o governo turco.
O número de corpos desaparecidos ainda era desconhecido até ontem à noite. No total, sabe-se que 28 dos 48 reféns ainda sob poder do Hamas morreram. A imprensa israelense fala de cerca de seis ou sete corpos desaparecidos. Oficialmente, o grupo terrorista ainda não se pronunciou sobre esse assunto.
Segundo a imprensa dos Estados Unidos, o Hamas pediu um prazo maior para devolver os corpos das vítimas que morreram.
De acordo com Trump, todos os reféns serão libertados provavelmente na segunda-feira (13). Ele apresentou o plano de paz que foi firmado na quarta-feira.
Pontos do acordo
O plano de paz foi apresentado no fim de setembro por Trump e negociado com a mediação de Egito, Catar e Turquia. Na primeira etapa do acordo, todos os reféns mantidos pelo grupo terrorista desde outubro de 2023 serão libertados. Em troca, Israel irá soltar prisioneiros palestinos.
Além disso, tropas israelenses que estão na Faixa de Gaza devem recuar de suas posições. O território palestino também receberá mais caminhões de ajuda humanitária, com a entrega de comida, água e medicamentos.
GB Edições 10/10/2025 - Depois de conquistar o público do Globoplay, a ter[...]
10/10/2025
10/10/2025 - Uma mulher venezuelana de 35 anos foi esfaqueada na frente dos filh[...]
10/10/2025
10/10/2025 - Na próxima terça-feira (14), a equipe do Posto de Atendimento ao [...]
10/10/2025
Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto
Envie a sua notícia por e-mail: