Ponto de vista

Geral


(*) Jesus Guimarães

24/10/2025 - Governando com minoria no Congresso, com o mercado financeiro batendo de frente, com amplos setores da mídia corporativa jogando contra, com governadores de oposição que sabotam o governo o quanto possível, com a família Bolsonaro e agregados traindo o País em Washington, mesmo assim, não se pode negar que Lula vem fazendo um bom governo. Se considerarmos as condições adversas, podemos dizer que tem um ótimo desempenho na Presidência da República, com resultados muito acima dos previstos. 
Após receber um País destroçado pela ineficiência e má fé dos que o antecederam, Lula não abriu mão de sua proposta de governo. Retomou as centenas de obras paradas, ressuscitou o Ministério da Saúde, tirou a Educação da queda livre em que a puseram, libertou o Brasil das cavernas do obscurantismo para colocá-lo em diálogo franco e altivo com as nações, negocia com os grandes de igual para igual, é personalidade respeitada por governos e organizações internacionais, fala de cabeça erguida até com brutamontes como o autocrata americano, Donald Trump. 
Os índices inflacionários estão sob controle, o desemprego baixíssimo, câmbio estável, reservas cambiais protegidas, PIB surpreendendo a cada trimestre, projeto de nação sendo implementado dia a dia, ininterruptamente. Além disso, revela-se Lula um estadista com foco e direção assumida. Quer a consolidação da democracia através da construção diuturna da justiça social no Brasil e no mundo. Não estimula conflitos bélicos, debate, mas não briga, diz o que tem a dizer convicto de seus ideais. E isso tudo aos 80 anos de idade. 
Se alguém, ao ler estas considerações, estiver balançando a cabeça negativamente, convido-o a comparar a inegável atualidade com o passado recente em que na Presidência tínhamos um inepto por excelência, incapaz de desenvolver um só projeto para o País.  Um pária planetário que depois de abrir a Assembleia da ONU em Nova Iorque, foi comer pizza na esquina por falta do que conversar com os líderes mundiais presentes. E, por fim, um debochado que desdenhou da dor dos brasileiros durante a pandemia, negando vacina, sugerindo remédios impróprios, ensejando a morte desnecessária de centenas de milhares de compatriotas.
Só não vê esse conjunto de mudanças positivas quem segue sequestrado em bolhas bolsonaristas, onde as mentiras e distorções proliferam para sustentar as tais realidades paralelas.
Não fosse a atuação nefasta do Congresso Nacional, majoritariamente direitista e irresponsável, o governo Lula estaria ainda muito melhor do que já está. 

(*) Jesus Guimarães é professor, bacharel em Direito, funcionário aposentado do BB 
e ex-prefeito de Tupã
E-mail: zuguim@uol.com.br

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade