Indicações feitas por vereador ‘Shigueru’ destacam contribuições à agricultura, educação e inovação

Política


13/11/2025 - A 54ª edição do Prêmio Kiyoshi Yamamoto, uma das mais tradicionais homenagens concedidas pela comunidade nipo-brasileira, reconheceu neste ano duas personalidades ligadas à região de Tupã: o produtor Miguel Massake Makiyama e a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia.
Ambos foram indicados pelo vereador Eduardo “Shigueru”, que ressaltou o legado de trabalho, inovação e contribuição social dos homenageados. A cerimônia de entrega aconteceu na noite de 31 de outubro de 2025, no Salão Nobre da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social - Bunkyo, em São Paulo.
O evento reuniu autoridades, lideranças da comunidade nipo-brasileira, representantes do agronegócio e do meio educacional, marcando também as comemorações dos 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão e os 70 anos do Bunkyo.

Miguel Massake Makiyama
Natural de Cambará (PR) e radicado em Colônia Esperança, no município de Arapongas, Miguel Massake Makiyama foi homenageado por sua notável contribuição à agricultura brasileira, especialmente pelo desenvolvimento da variedade de abacate “Margarida” - fruto de décadas de pesquisa e dedicação.
Na década de 1950, Makiyama iniciou o cultivo experimental de abacates na propriedade da família, observando o comportamento das plantas e identificando uma muda com características superiores, como alta produtividade, resistência ao frio e maturação tardia. A nova variedade foi reconhecida oficialmente em 1979 e batizada de "Margarida", em homenagem à esposa do produtor.
Hoje, a produção anual da Colônia Esperança ultrapassa 1,5 milhão de quilos de abacate, distribuídos para diversos estados brasileiros. O prêmio reconhece a trajetória de um agricultor que, com conhecimento prático e espírito inovador, transformou a fruticultura nacional.

Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia
Também indicada pelo vereador Eduardo “Shigueru”, a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT) foi agraciada pelo seu papel fundamental na formação de profissionais, incentivo à pesquisa e promoção da inovação no campo e na indústria.
Criada em 1979 pelo empresário e imigrante japonês Shunji Nishimura, a Fundação nasceu com o propósito de retribuir ao Brasil as oportunidades que o País proporcionou.
Ao longo de mais de quatro décadas, consolidou-se como um verdadeiro ecossistema de educação e tecnologia, reunindo o Colégio Técnico Agrícola, o Colégio Shunji Nishimura, a Escola Senai Shunji Nishimura, a Fatec Pompéia - Shunji Nishimura, além de um laboratório de solos, museu e memorial dedicados à história da instituição.
O reconhecimento no Prêmio Kiyoshi Yamamoto reforça o impacto da Fundação no desenvolvimento educacional, científico e social do País, e a importância do legado de Shunji Nishimura, cuja visão de futuro permanece inspirando novas gerações.
Para o vereador Eduardo “Shigueru”, as duas indicações representam o orgulho da cidade de Tupã em reconhecer cidadãos e instituições que contribuem significativamente para o Brasil. "É uma grande honra ver o nome de Tupã associado a trajetórias que unem tradição, inovação e compromisso social. O senhor Miguel Makiyama e a Fundação Shunji Nishimura simbolizam o melhor da relação entre o trabalho, a educação e o progresso do nosso País", destacou o parlamentar.
“Shigueru” destacou ainda que "sendo um parlamentar da Câmara Municipal de Tupã, sinto-me orgulhoso, parabenizo os homenageados e reafirmo o orgulho em ver representantes e instituições ligadas à região reconhecidos em uma premiação de tamanha relevância, que celebra a contribuição da comunidade nipo-brasileira para o desenvolvimento nacional".

A entrega do Prêmio Kiyoshi Yamamoto em sua 54ª edição foi realizada na sexta-feira, 31 de outubro de 2025, a partir das 19 horas, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social - Bunkyo, no Salão Nobre, localizado à Rua São Joaquim, 381 - 2º andar - Liberdade, São Paulo, (bunkyo. org.br). O evento, que neste ano também marca os 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão e os 70 anos do Bunkyo, reuniu personalidades do setor agropecuário, acadêmico e institucional. (fsnt.org.br).

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade