Amendoim vai ter queda de até 35% na área plantada

Economia


21/11/2025 - Todo produtor da região sabe que o amendoim é uma cultura bastante suscetível aos ataques de insetos-praga, que afetam diretamente sua produtividade e seu desenvolvimento em campo.   
Entre esses insetos, a larva-alfinete (Diabrotica speciosa), o percevejo-preto (Cyrtonemus mirabilis), a lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus), o percevejo-castanho (Scaptocoris castanea) e a lagarta-rosca (Agrotis ipsilon) são os mais comuns e que mais prejudicam a cultura.

Como resultado da ação desses insetos, a comercialização do amendoim pode ficar comprometida, pois o consumidor exige um produto de qualidade. Assim, para enfrentar essas pragas, é fundamental realizar a aplicação de inseticidas eficientes para amendoim em sua plantação.
De acordo com o engenheiro agrônomo José Victor Teixeira, da Coopermota, que presta assessoria a produtores da região, é importante o acompanhamento das áreas de cultivo, com aplicação do produto certo no volume indicado. O objetivo é conseguir um bom resultado.
O custo da pulverização, a fim de que se tenha um produto final de qualidade, custa em torno de R$ 7 mil por alqueire, do plantio à colheita, sendo fundamental o acompanhamento de um profissional agrônomo.

Redução de área
De acordo com José Victor, na safra atual haverá uma redução de área de plantio entre 30% a 35% em relação à safra passada. Ele estimou que cerca de 70% das áreas programadas já estão em fase de desenvolvimento.
O agrônomo explicou que o amendoim começou a ser plantado na região no dia 18 de outubro, com colheita prevista de 120 dias depois do plantio. Dessa forma, as primeiras colheitadeiras devem entrar nas roças a partir da segunda quinzena de fevereiro de 2026.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade