Sinalização de trânsito: Tupã deve usar mais balizador cilíndrico

Geral


18/12/2025 - A Prefeitura de Tupã deve utilizar mais o balizador cilíndrico, cuja experiência foi positiva, com os primeiros sendo instalados na Avenida Tabajaras, defronte a um posto de combustíveis.
O subsecretário de Trânsito, Célio de Oliveira, explicou que o prefeito Renan Pontelli aprovou o sistema e autorizou sua instalação em trecho da vicinal do São Martinho, onde o excesso de velocidade tem causado muitos acidentes.
O órgão já realizou algumas melhorias na vicinal ontem, por conta da pequena estiagem. O objetivo é sinalizar melhor a estrada, orientando os motoristas sobre os riscos, por exemplo, na curva logo depois do acesso à capela.
A Subsecretaria de Trânsito deverá instalar balizadores nas proximidades do acesso à fazenda Santa Estela, em trecho considerado perigoso. “Vamos utilizar placas de retorno, de acesso, sinalização de faixa contínua e balizadores”, disse o subsecretário.

Balizadores
Feito de plástico e flexível, para que não cause danos nos veículos, no caso de contato, o dispositivo cilíndrico colocado no meio da rua para impedir a passagem de veículos é geralmente chamado de balizador cilíndrico de tráfego ou poste de segurança. Em sinalização viária, os termos mais técnicos são: 
- Cilindro delimitador ou cilindro canalizador de tráfego. Estes são frequentemente feitos de materiais plásticos flexíveis ou borracha, mas a função é a de delimitar o espaço de circulação e inibir a transposição de faixa.
- Poste de segurança (ou, em inglês, bollard): quando a estrutura é metálica e rígida, tem a função de bloquear fisicamente o acesso de veículos, podendo ser fixo, removível ou até mesmo retrátil (subindo e descendo do pavimento). 
A escolha do tipo de material (metálico rígido ou plástico flexível) depende do objetivo: os flexíveis servem mais como um aviso visual e direcional, enquanto os rígidos são barreiras de contenção para impedir a passagem ou colisão.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade