Brasil sofre com altitude, perde para Bolívia com gol de pênalti polêmico e termina em 5.º lugar nas

Esportes


11/09/2025 - Visivelmente afetada pela altitude de 4.100 metros de El Alto, a seleção brasileira não conseguiu se impor em momento algum na noite da última terça-feira (dia 9) e, diante da Bolívia, conheceu a primeira derrota na era Carlo Ancelotti. Miguelito, de pênalti, marcou o único gol da partida e, com o 1 a 0, garantiu os bolivianos na repescagem da Copa do Mundo de 2026. O Brasil, por sua vez, encerrou as Eliminatórias apenas na quinta colocação.
Na véspera do jogo, o técnico italiano Carlo Ancelotti dissera que não conhecia os efeitos da altitude, mas que a comissão técnica da seleção brasileira o estava municiando com todo tipo de informação. A programação da equipe também foi diferente, sendo que o Brasil chegou à Bolívia menos de quatro horas antes de a bola rolar. A ideia era fazer com que os jogadores sentissem o mínimo possível.
Mas os primeiros 50 minutos de jogo demonstraram que, mesmo com todos os cuidados prévios, a seleção brasileira não parecia preparada para enfrentar os bolivianos. Porque apenas eles jogaram.
Mas, apesar de estar bem à vontade, a Bolívia só conseguiu abrir o marcador em pênalti polêmico, nos acréscimos e com o auxílio do VAR. Aos 48’, o árbitro chileno Cristian Garay foi chamado ao monitor e assinalou pênalti de Bruno Guimarães. Miguelito cobrou e Alisson chegou a tocar na bola, mas ela morreu no fundo da rede.
No segundo tempo, o Brasil voltou com mais atitude diante da Bolívia. Àquela altura, os bolivianos garantiam uma vaga na repescagem graças à derrota parcial da Venezuela para a Colômbia. Foi quando Carlo Ancelotti decidiu mexer no time, aos 15’.
De uma só vez, entraram Marquinhos, Estêvão, Raphinha e João Pedro. Pouco a pouco, a seleção brasileira começou a se insinuar sobre a Bolívia. O Brasil foi ganhando campo e as chances de gol, ainda que timidamente, começaram a surgir, quase sempre em chutes de média distância. Mas o tempo foi passando e o Brasil cansando. No fim, o placar foi mesmo 1 a 0.
Depois de perder para a Bolívia e encerrar a participação na quinta colocação das Eliminatórias, o Brasil agora terá mais quatro amistosos este ano. No mês que vem, a seleção brasileira encara a Coreia do Sul em Seul, no dia 10, e enfrenta o Japão quatro dias depois, em Tóquio. Os adversários de novembro ainda não estão definidos, mas serão duas seleções africanas. Sétima colocada, a Bolívia disputará a repescagem para a Copa do Mundo em março do próximo ano.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade