Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto
Envie a sua notÃcia por e-mail:
Últimas NotÃcias:
(*) Roberto Kawasaki
05/12/2025 - E o Mirassol Futebol Clube, que outrora jogava na mesma série que o Tupã Futebol Clube, além de ter obtido uma ascensão meteórica no Campeonato Brasileiro, subindo de série e chegou, com muitos méritos, à Série A do futebol pentacampeão. Mais do que isso, garantiu, com rodadas de antecipação, seu extraordinário lugar na fase de grupos da Copa Libertadores da América.
No Estado de São Paulo, deixou para trás clubes da grandeza de Corinthians, São Paulo e Santos, que não garantiram o mesmo patamar. É um vexame para outros grandes do futebol brasileiro de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul.
De um lado, é extrema competência do Mirassol, que maximizou seus recursos limitados e de outro lado, a absurda incompetência dos outros “grandes do futebol brasileiro”. Outrossim, revela que há espaço para administração séria, competente e honesta no disputadíssimo Campeonato Brasileiro da Série A, revelando também como os outroras grandes clubes são administrados com amadorismo, com desonestidade, com tamanha incapacidade gerencial.
De fato, o problema é gestão. Se houver uma administração impessoal, com planejamento, com organização, com prazos, com metas e objetivos corretamente traçados, com gestão científica de pessoas, finanças, estratégias, marketing, tecnologia da informação, com sistemas e controles operacionais, com logística adequada, com gestão concisa da produção, e todo o ambiente do clube, do time e da empresa, sonhar é possível.
Administração não somente do time, do clube, mas sobretudo da empresa. Administração sobretudo honesta, moral e ética. Uma verdadeira cultura e filosofia humana e com pés no chão.
Mirassol é um município com pouco mais de 63.000 habitantes, do mesmo patamar de Tupã. Aliás, em outros tempos, nem tão remotos, Mirassol e o Tupã disputavam as mesmas divisões do futebol paulista... E agora, onde o Mirassol Futebol Clube chegou. É a demonstração mais do que óbvia de que uma boa gestão, honesta, que saiba obedecer seus limites e com respeito às diferentes áreas da ciência da administração, pode fazer sonhos se tornarem realidade.
Simplesmente ficaram para trás clubes como Fluminense, Botafogo, São Paulo, Corinthians, Grêmio, Vasco, Atlético Mineiro, Santos e Internacional. Parabéns, Mirassol Futebol Clube.
(*) Roberto Kawasaki é economista
pela FEA-USP, Professor da FACCAT, Delegado do Conselho Regional de Economia – SP,
colunista dO Tupacity e DIÁRIO
05/12/2025 - O meia uruguaio Giorgian de Arrascaeta, de 31 anos, usou as redes s[...]
05/12/2025
04/12/2025 - O deputado federal Luiz Carlos Motta (PL-SP), titular da SubcomissÃ[...]
04/12/2025
GB Edições 05/12/2025 - As doenças cardÃacas persistem como a principal c[...]
05/12/2025
Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto
Envie a sua notÃcia por e-mail: