Após 'química' entre Lula e Trump, diplomatas dos EUA vão ao Senado, em Brasília, discutir o tarifaç

Política


26/09/2025 - Diplomatas da embaixada dos Estados Unidos em Brasília e assessores dos senadores norte-americanos Jeanne Shaheen (democrata) e Pete Ricketts (republicano) se reuniram ontem (25) com o presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS).
O encontro ocorreu dois dias após a aproximação entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Na ocasião, o presidente americano disse que teve "uma química excelente" com Lula, "que pareceu um cara muito agradável".
A diplomacia brasileira já iniciou negociações com Washington para viabilizar uma reunião ou conversa por telefone entre os dois presidentes. Enquanto isso, no Congresso, parlamentares também buscam ampliar os canais de interlocução.

"Os próprios senadores americanos já sinalizaram o interesse em vir também para o Brasil. E transmitiram recado de que estão prontos para aprovar nosso diálogo interparlamentar, inclusive uma nova participação substantiva dos senadores republicanos", afirmou Trad.
Em julho, o senador liderou uma comitiva brasileira a Washington em tentativa de abrir negociação para amenizar o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros imposto por Trump.
Na quarta-feira (24), o Senado aprovou o texto principal de um projeto que cria espaço fiscal para medidas emergenciais contra os efeitos das tarifas, com objetivo de compensar exportadores.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade