BUXIXO

Política


'Pressão'
17/11/2025 - Dono de extenso portfólio e background que inclui o referendo de figuras notórias do passado político recente de São Paulo e do Brasil, o líder sindical tupãense Amauri "Dieta" Mortágua tem andado sob pressão nas últimas semanas. Às vésperas de um importante evento, que pretende buscar novos caminhos para as relações de emprego no País, o ex-vereador vem recebendo convites e "convocações" para integrar o time que vai debater o tema na Conferência Nacional do Trabalho.
Ainda muito atuante no setor e presidindo uma das maiores Centrais Sindicais do Estado, Amauri esteve recentemente em um evento na cidade de Campinas, onde teve de se desvencilhar daqueles que ainda esperam contar com sua presença. Educada e polidamente, como é sua marca, o tupãense agradecia a quem vinha lhe pedir, lembrando que já deu sua cota de contribuição e que agora pretende dedicar seu tempo a projetos pontuais.

Vindo...
Ganha cada vez mais força o rumor de que deve haver alterações, ainda neste ano, na composição do primeiro escalão. Segundo o apurado pela infiltrada Sheila Seicheles, treinada para fazer parte do esquadrão de defesa pessoal de Fidel Castro e remanejada para a sucursal Oeste paulista do SMI, o objetivo nem é tanto mudar o que acontece na "Casa Branca".
A mobilização tem foco em promover uma dança das cadeiras na "Caixinha Cinza de Novos Membros", já de olho nas eleições do ano que vem, quando o número de deputados apoiados e a quantidade de votos que cada um vai receber, vai determinar o futuro da cidade.

...Indo
E se as mudanças se confirmarem, Madame Merlinda Mendonça, a última vidente do Além Tejo, já mandou avisar que "um período de bonança se levantará, mas não prosperará" e que os "ventos fortes que o sucederão colocarão a terra no céu e o céu no chão". 
Contratado para interpretar a previsão, professor Ptolomeu Provença entendeu que o texto faz referência a mudanças nos blocos, prevendo, inclusive, a derrocada de uma liderança que agora se sobrepõe a todos, mas que deve, dentro de pouco tempo, tocar em outras orquestras.

Bye, bye
A primeira mudança já aconteceu, com a saída do secretário de Saúde, Fredy Rodrigues, indicado por PH "Riquinho" Andrade. Mas, o que se ouve, é que as mudanças podem ser ainda mais profundas. Vai acontecer, dentro de pouco tempo, o que todo mundo sabia que aconteceria: um secretário que nunca secretariou, vai secretariar em outras secretarias. Mas, de modo secreto. Ou seja, em lugar nenhum.
A verdade é que o prefeito Renan "Pokemon" Pontelli ainda não está satisfeito com alguns de seus auxiliares. Ele quer maior movimentação, mais eficiência, mais projetos e muita dedicação. Para ele, secretário de holerite não serve...

Presença
Dona Delícia de Deus, que durante muitos anos vendeu cocada no centro da cidade e, nesse período, apertou a mão e deu conselho a muitos prefeitos e deputados, viu o prefeito Renan "Vamos Ajudar o Povo" Pontelli andando pela Avenida Tamoios dia desses e se impressionou com a presença do rapaz.
O dono da cadeira mais alta da "Casa Branca" estava abraçando a filha de uma senhora que havia trabalhado com a família Pontelli, quando o hoje prefeito era apenas um menino e contava, se enchendo de risadas, as peripécias do então garoto. "Esse é do povo e não esquece", sentenciou Dona Delícia, com a sabedoria de quem consegue fazer o equilíbrio perfeito entre duas xícaras de açúcar e 300 gramas de coco ralado.

Falta de conversa
O recente episódio registrado na "Caixinha Cinza de Criação de Cargos" mostrou que, sem diálogo, não se prospera. Claudinha "Tacha Preta" do Povo andou brava, mas admitiu que faltou negociar com os colegas e, principalmente, pedir socorro a quem manda. Deu no que deu.

Contenção de despesas
Na "Casa Branca" a contenção de despesas atinge quase todos os setores. Com a queda na receita, a ordem é "segurar a onda" neste final de ano. A situação está complicada e poderá ficar pior diante do cenário econômico mundial nada favorável.

Versinho de segunda
Você veio para ficar, 
Mas não se segurou
Agora, depois de não se esforçar
Nossa relação azedou.

Perguntas que esperam respostas
- Se fosse seu, você daria?
- E se não fosse, emprestaria?
- Tem gente se preparando para derrubar o amigo?
- E o amigo, sabe o que estão tramando?
- E se ele sabe, já fez algo a respeito?
- Será que haverá mesmo mudanças na "Caixinha Cinza das Armações"?
- Por que a "Caixinha Cinza" desistiu de comprar um carro zero?
- As obras no estacionamento da TV Câmara já terminaram?
- Qual será o segundo secretário a deixar o cargo?

Frase da semana:
"Tem quem queira".
(Político de um grupo que já teve forte presença na Câmara de Kuala Lumpur mas que agora está sozinho)

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade