Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto
Envie a sua notícia por e-mail:
Últimas Notícias:
23/09/2026 - O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) inicia hoje, quarta-feira, dia 23, a preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas no 1º turno das eleições 2026. No Estado, cerca de 114.500 equipamentos, incluindo a contingência, passarão pelo procedimento. Somente na capital, serão mais de 28 mil máquinas. A geração das mídias que serão inseridas nas urnas, bem como a carga e lacração dos equipamentos ocorrerão em cerimônia pública, a partir das 11 horas, em todas as zonas eleitorais de São Paulo.
Os trabalhos terão início com a geração das mídias com os sistemas eleitorais e dados do eleitorado e das candidaturas. As mídias são dispositivos semelhantes a pen drives, em que são gravadas as informações necessárias para o funcionamento das urnas. Na sequência, os dados das mídias são inseridos nas máquinas (procedimento de carga) correspondentes a cada seção eleitoral. Nessa etapa, as urnas também passam por um teste de funcionamento, sendo posteriormente lacradas para a votação.
A lacração das urnas é feita com selos produzidos pela Casa da Moeda para garantir a integridade dos sistemas e arquivos instalados. Os lacres são assinados pela juíza ou juiz eleitoral ou pela chefia do cartório.
Antes de serem utilizados na preparação das urnas, os sistemas eleitorais, responsáveis por automatizar o processo eleitoral nos equipamentos, foram assinados e lacrados durante cerimônia realizada no último dia 4, no TSE, em Brasília. Na solenidade, foram realizadas as assinaturas digitais do arquivo que reúne os resumos digitais dos sistemas eleitorais, identificações únicas que permitem atestar a autenticidade dos programas desenvolvidos pela Justiça Eleitoral.
Os procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação estão dispostos na Resolução nº 23.673/2021, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), alterada pela Resolução TSE nº 23.758/2026, bem como na Resolução TRE-SP nº 696/2026. Os editais de convocação para as cerimônias de geração das mídias e preparação das urnas são publicados por cada zona eleitoral na página Eleições 2026 do TRE-SP, na aba “Editais e comunicados”. A previsão é que a atividade seja concluída até 2 de outubro, antevéspera do pleito.
23/09/2026 - CALENDÁRIO 23 de setembro de 1948 Criação do Instituto Estad[...]
23/09/2026
23/09/2026 - A CBF aprovou segunda-feira, em reunião com os clubes, no Rio de J[...]
23/09/2026
23/09/2026 - O tupãense que tem comparecido aos postos de combustíveis da cida[...]
23/09/2026
Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto
Envie a sua notícia por e-mail: