Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto
Envie a sua notícia por e-mail:
Últimas Notícias:
GB Edições
17/04/2025 - Com uma abordagem leve e, ao mesmo tempo, profundamente crítica, o especial “Falas da Terra” retorna à programação da Globo na segunda-feira, dia 21 de abril, logo após o “Big Brother Brasil”. A atração celebra a cultura e a resistência dos povos indígenas, trazendo à tona temas urgentes como mudanças climáticas, consumismo, ancestralidade e preservação ambiental — tudo costurado com doses de bom humor, reflexão e arte.
Nesta edição, Dira Paes e Xamã dividem a apresentação e também interpretam personagens ao longo do especial. A proposta é entreter e conscientizar ao mesmo tempo, com esquetes que misturam ironia, afeto e denúncia. “O ‘Falas da Terra’ vem para resgatar a memória dos povos originários, que são a base da nossa sociedade, a raiz histórica e humana do Brasil”, afirma Dira. “Achei muito perspicaz abordar temas tão sérios e urgentes por meio do cotidiano e da leveza”, completa a atriz.
Xamã, que também participa de cenas no especial, destaca o papel do programa como ponte entre culturas: “É um programa educativo, mas cheio de carisma e humor. Ele oferece uma plataforma para que o público conheça mais sobre nossos povos, nossas vozes e nossas lutas”.
Em uma das esquetes, Dira Paes se junta à atriz Susanna Kruger para viver uma âncora de telejornal que apresenta uma previsão do tempo em um cenário de colapso climático. O boletim anuncia temperaturas históricas, queimadas pelo País e uma densa fumaça cobrindo todos os estados. A crítica é clara: estamos diante de um futuro distópico que já começa a se concretizar.
Xamã, por sua vez, interpreta o indígena Raoni em um clipe que ilustra o impacto do plástico e do consumo desenfreado na vida das populações indígenas, tanto nas aldeias quanto nos centros urbanos. A cena busca revelar a força e a vulnerabilidade desses povos frente à degradação ambiental.
Outro destaque do especial é a personagem Mãe Natureza, interpretada por Grace Gianoukas. Ela surge em cena para alertar seus “filhos” sobre os rumos desastrosos que estão dando ao planeta. “Esse convite foi um presente, uma bênção. Minha única causa é a natureza e poder personificá-la foi emocionante”, revela a atriz. “Levar esse tema ao grande público, com sensibilidade e humor, me tocou profundamente”.
O ator Adanilo vive um fiscal indígena que aborda um casal branco para questionar seus costumes — e revela que muito do que eles consideram “normal” é, na verdade, fruto da cultura indígena. A esquete subverte estereótipos e propõe uma reflexão sobre identidade e pertencimento. “Faço um fiscal da branquitude, numa inversão de valores. Nós, indígenas, sempre somos cobrados a provar quem somos, e aqui faço exatamente o oposto”, explica.
Em outro momento do especial, Mell Muzzillo interpreta uma assistente ao lado de Neuza Caribé, que vive a personagem Yaci. Juntas, elas protagonizam um comercial sobre a eficácia das ervas medicinais, exaltando os saberes tradicionais com um toque de humor e crítica social. “Foi maravilhoso participar desse projeto. O humor é uma ferramenta poderosa para educar e conscientizar”, comemora Mell. “É uma honra dividir essas esquetes com parentes tão queridos”.
“Falas da Terra” é o segundo especial da série “Falas”, iniciativa da TV Globo que celebra datas importantes do calendário nacional com programas que promovem diversidade, inclusão e reflexão. A proposta está alinhada aos compromissos ESG da emissora. O primeiro programa da série foi o “Falas Femininas”, dedicado ao Dia Internacional da Mulher. Em 2025, estão previstos mais cinco especiais, que tratarão do Dia dos Povos Indígenas, Dia do Orgulho LGBTQIA+, Dia do Idoso, Dia da Consciência Negra e Dia da Luta da Pessoa com Deficiência.
A equipe criativa do especial conta com nomes como Carolina Warchavsky, Clara Anastácia, Tukumã Pataxó, Flávia Boggio, Luciana Fregolente e Veronica Debom, que assina o roteiro final. A direção é de Nathalia Ribas, com direção artística de Matheus Malafaia, produção de Silvana Feu, produção executiva de Claudio Dager e direção de gênero de Patricia Pedrosa.
Além de Dira Paes e Xamã, o especial reúne um time de artistas e pensadores indígenas e não-indígenas, como Adanilo, Chico Terrah, Daniel Munduruku, Dig Verardi, Fernanda Fuchs, Grace Gianoukas, Jefferson Schroeder, Luene Karipuna, Mell Muzzillo, Neuza Caribé, Owerá, Tiago Karitiana e Tukumã Pataxó. Um elenco diverso para narrar, com empatia e humor, as urgências do nosso tempo e os saberes ancestrais que nos conectam com a Terra.
Por Artur Bentlin / GB Edições Especulações 08/05/2025 - E a Globo seg[...]
08/05/2025
Dia das Mães 05/05/2025 - Singela homenagem a todas as mães de Tupã pelo seu[...]
05/05/2025
08/05/2025 - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu [...]
08/05/2025
Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto
Envie a sua notícia por e-mail: