Por que os pés incham durante o frio?

Variedades


01/07/2025 - Desde o fim de maio, o Brasil tem recebido as primeiras ondas de frio sinalizando a chegada do Inverno, que teve início em 20 de junho. O período, que pode ser agradável para alguns, também é sinônimo de incômodo para outros, principalmente aqueles mais sensíveis a sintomas como inchaços nos membros inferiores ou sensação de mãos e pés gelados, mesmo com o uso de luvas e meias.
 De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), a sensação de inchaço ou até mesmo de membros gelados é causada pela vasoconstrição. Trata-se de um mecanismo natural do corpo, que visa preservar a temperatura quando estamos expostos a baixas temperaturas. Na busca por manter órgãos vitais como o coração e o cérebro aquecidos, o organismo contrai os vasos sanguíneos periféricos e reduz o sangue nas extremidades, como mãos, pés e pernas.
 
Mesmo que isso seja parte de uma reação natural, a SBAVC alerta que esse processo pode causar desconforto com o surgimento de inchaços nas extremidades do corpo, provocado pela circulação reduzida. Além disso, o retorno venoso - parte do fluxo sanguíneo que corre dos pés para o coração - pode ser prejudicado, o que favorece a retenção de líquidos e provoca o edema. 
 
Outra possibilidade é o Fenômeno de Raynaud, que também pode ser desencadeado pelo frio. Neste quadro, é observada a redução da oxigenação dos tecidos e o surgimento de sintomas como dor e formigamento persistentes. Pessoas com diagnósticos de hipertensão, diabetes e obesidade são mais suscetíveis a esse tipo de problema. Na dúvida, sempre busque orientação médica.
 
O que fazer para prevenir os inchaços durante o frio:
 
- Meias de compressão: as meias são utilizadas no tratamento de problemas de circulação, que causam inchaços, fadiga e conseguem aliviar vários sintomas causados pelo frio;
- Hidratação: beber bastante água ajuda a manter a viscosidade do sangue adequada e melhora a circulação venosa;
- Roupas confortáveis: vestimentas muito justas podem dificultar o fluxo sanguíneo e agravar problemas circulatórios;
- Atividade física: movimentar-se regularmente, mesmo dentro de casa, ajuda a estimular a circulação e prevenir trombose venosa profunda;
- Aquecimento: manter mãos e pés protegidos do frio reduz o risco de vasoconstrição excessiva e do Fenômeno de Raynaud;
- Álcool e tabaco em excesso: essas substâncias podem comprometer a circulação e aumentar o risco de doenças vasculares.
 
Atenção: a alteração de cor na pele para um tom arroxeado ou a perda de sensibilidade nas regiões afetadas podem ser um alerta para um problema circulatório. Nesses casos, a orientação é ir ao médico.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade