Você precisa saber o que acontece quando congela e descongela a carne de forma incorreta

Variedades


05/09/2025 - Um detalhe importante antes do preparo da carne é a forma de congelar e descongelar. Se esse processo for feito de maneira incorreta, pode comprometer o sabor, a segurança alimentar e até a sua saúde. A nutricionista e produtora de culinária do Mais Você, Daniela Meira, explica os riscos e ensina como realizar o procedimento da forma correta.
“Quando a carne é descongelada em temperatura ambiente ou recongelada após já ter sido exposta, ela perde água, proteínas e nutrientes importantes, além de ficar com a textura ressecada. O problema é ainda mais grave porque bactérias que estavam inativas durante o congelamento encontram condições ideais para se multiplicar rapidamente, aumentando o risco de intoxicações alimentares por micro-organismos como Salmonella e E. coli”, explicou.
Além disso, a nutricionista também fala sobre um erro comum que é usar embalagens inadequadas, deixando a carne em contato com o ar e acelerando a oxidação da gordura, alterando cor, cheiro e sabor. O ideal é sempre dividir em porções menores, usar embalagens próprias para congelamento, vedar bem e colocar a data antes de levar ao freezer.
Para descongelar corretamente, os métodos mais seguros são: deixar a carne na geladeira, usar a função “descongelar” do micro-ondas (seguida de cozimento imediato) ou submergir em água fria, trocando-a a cada 30 minutos, desde que a carne esteja bem embalada.
“Pode parecer apenas um detalhe, mas esses cuidados fazem toda a diferença. Congelar e descongelar corretamente preserva os nutrientes, mantém a qualidade da carne e, principalmente, protege a sua saúde”, finaliza a nutricionista.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade