Universitários da Universidade Estadual de Maringá visitaram Tupã

Variedades


24/10/2025 - Nos dias 3 e 4 de outubro, um grupo de 25 alunos da Universidade Estadual de Maringá realizou duas visitas técnicas nos museus de Tupã e Arco-Íris. A atividade foi organizada pela profª. Leilane Patrícia de Lima, prof. David Netto e prof. Luís Fernando Pessoa, e contou com o apoio do Departamento de História (DHI). Também acompanharam o grupo o prof. Lúcio Tadeu Mota (coordenador do Laboratório de Etnografia e Etno-história – LAEE) e a profª Rosangela Faustino (do Departamento de Fundamentos da Educação). 
Realizada como parte das atividades de extensão curricular, as visitas técnicas tiveram como objetivo ampliar as perspectivas dos alunos sobre os espaços museológicos e, de maneira mais ampla, a museologia.
No Museu "Índia Vanuíre", a visita começou pela reserva técnica do museu, que é constituída por um conjunto de coleções diversificadas. Para os universitários, foi possível conhecer um pouco das exigências para a conservação e a preservação dos acervos museológicos. Na sequência, fizeram a visita guiada pela exposição. Ao final, realizaram uma roda de conversa no auditório, onde foi possível trocar experiência entre os estudantes, professores e a equipe técnica do museu, à frente a profª Tamimi David Rayes Borsatto. No final da tarde os alunos puderam aproveitar para conhecer pontos da cidade de Tupã, antes de embarcarem rumo ao município de Arco-Íris, onde ficaram hospedados. 
No sábado pela manhã, a comitiva partiu em direção ao Museu Worikg, criado e organizado por Dirce Kaingang e Susilene Kaingang. Lá o grupo foi recebido por Susilene Kaingang, Eliseu Caetano e Kauê Deodato. Foi possível aos alunos e professores experimentarem uma outra prática museológica, que envolve não apenas o espaço físico, mas também os elementos da natureza evidenciados naquele território indígena. Ali foi realizado um debate sobre museus e memórias indígenas, museus como territórios educativos e a importância de fortalecimento e parcerias com museus comunitários.
 Colheu-se entre os visitantes a certeza de que a experiência de conhecer os dois museus na região de Tupã foi transformadora para os alunos do curso de História (CRV) da Universidade Estadual de Maringá - UEM. 

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade