Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto
Envie a sua notícia por e-mail:
Últimas Notícias:
GB Edições
18/12/2025 - As castanhas são velhas conhecidas da Humanidade e fazem parte da alimentação desde os tempos bíblicos.
O termo “castanha” vem sendo usado para se referir a várias sementes oleaginosas no Brasil e seu consumo, na maioria das vezes, restringe-se à época do Natal e Ano Novo ou como complemento de doces e biscoitos, mas o que é preciso ressaltar é o grande valor nutritivo de tais sementes.
Nesta categoria encontramos a castanha de caju, castanha do Pará, nozes, amêndoas, avelãs, castanha portuguesa, pistache e pinhão. Todas ricas em ácidos graxos e ômega 3, grandes protetores do coração; fazem parte da lista dos alimentos construtores.
A castanha de caju é muito popular e o Brasil é um dos grandes produtores mundiais. É muito consumida como aperitivo e triturada vai muito bem como acompanhante de sorvetes, mas ela também pode ser usada em outras preparações salgadas ou doces; complementa pratos típicos de algumas regiões do Brasil.
A castanha do Pará, também conhecida como a castanha do Brasil, é típica da região Norte e já deixou de ser produto da época do Natal, podendo ser encontrada durante o ano inteiro nos supermercados, onde é oferecida sem casca, às vezes torrada e salgada, prontinha para o consumo. Rica em proteínas e selênio, combate os radicais livres e ajuda na prevenção do câncer. É calórica, por isso o recomendado é a ingestão de uma castanha por dia para aqueles que ficam de olho na balança.
As avelãs, de sabor adocicado, é ingrediente principal de um saboroso composto de chocolate cremoso, é importada e por isso o seu custo às vezes é meio “salgado”, mas faz um bem enorme ao organismo. Pode ser consumida crua, mas deve ser bem mastigada; é rica em proteínas e vitaminas.
As amêndoas têm alto teor de proteínas e também é usada pela indústria de cosméticos e farmacêutica. Vai bem em preparações doces e salgadas.
As nozes são as queridinhas do mês de dezembro, mas tal qual as castanhas do Pará, também são encontradas durante o ano todo, geralmente descascadas e até mesmo trituradas. Elas se prestam à preparação de várias receitas, mas também podem ser consumidas ao natural, são fontes de fósforo e cálcio.
O pinhão é muito popular na região Sul do Brasil, sendo consumido cozido ou assado. É rico em proteínas.
As sementes são importantes na alimentação humana e deveriam ser incluídas na dieta regular e não apenas em comemorações festivas.
Na hora de comprar, fique de olho nas datas de validade e prefira aquelas que são oferecidas sem sal. Verifique também o aspecto das sementes que não podem estar manchadas ou mofadas.
Se a família resiste ao consumo das sementes, procure receitas nas quais elas são incluídas e “camufladas” por outros ingredientes mais atrativos.
18/12/2025 - A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou ontem, quart[...]
18/12/2025
18/12/2025 - Por Artur Bentlin / GB Edições Passeando pelo bairro [...]
18/12/2025
18/12/2025 - Depois de 11 dias do desaparecimento do caminhoneiro Élcio Carlos [...]
18/12/2025
Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto
Envie a sua notícia por e-mail: