Cai o interesse pelo plantio de mandioca em Tupã

Economia


30/07/2025 - O plantio de mandioca em Tupã e na região continua em queda. Muitos produtores desistiram da produção da raiz. E a situação tende a piorar ainda mais.
O secretário Municipal de Agricultura, Anderson Pereira, explicou que em 2022 fez o atendimento de 380 pequenos produtores e, neste ano, até agora apenas 140. “O plantio vem caindo por causa do clima, muito instável, incluindo a falta de chuva, e por conta do preço baixo”, explicou.
Com a instabilidade das chuvas, a raiz não se desenvolve como deveria. E com o preço médio de R$ 450,00 a tonelada, posto indústria, a mandioca não oferece rentabilidade, considerando os custos de produção.
Anderson ponderou que alguns produtores fazem a rotatividade com o amendoim, mas mesmo assim pode não oferecer o retorno esperado. Principalmente porque a colheita da mandioca geralmente ocorre entre 14 e 16 meses após o plantio, podendo variar de acordo com a cultivar, o solo e as condições climáticas.

Colheita
Atualmente, a colheita da raiz não se processa principalmente por conta do solo seco. A colheita é facilitada em solos mais úmidos e fofos, o que ocorre após períodos de chuva. 
Em geral, a colheita é realizada manualmente, utilizando facões para podar as manivas e enxadas para retirar as raízes. Em algumas propriedades, são utilizados métodos semi-mecanizados que combinam mão de obra e equipamentos.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade