Banco Central mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Economia


18/09/2025 - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu ontem (17) manter a taxa básica de juros da economia, a Selic, estável em 15% ao ano.
Esse é o maior patamar em quase 20 anos – em julho de 2006, ainda no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Selic estava em 15,25% ao ano.
O Copom justificou com instabilidades no ambiente externo e com inflação ainda acima da meta no Brasil. O comitê reconhece que a atividade econômica esfriou, mas o mercado de trabalho continua dinâmico. Nas atuais condições do País, segundo o Copom, esse cenário é inflacionário. Os juros auxiliam no combate à inflação.
“Em relação ao cenário doméstico, o conjunto dos indicadores de atividade econômica segue apresentando, conforme esperado, certa moderação no crescimento, mas o mercado de trabalho ainda mostra dinamismo. Nas divulgações mais recentes, a inflação cheia e as medidas subjacentes mantiveram-se acima da meta para a inflação”, afirmou.

O ponto destacado no cenário externo, que recomenda o atual patamar de juros no Brasil, é a incerteza da política econômica nos EUA.
“O ambiente externo se mantém incerto em função da conjuntura e da política econômica nos Estados Unidos. Consequentemente, o comportamento e a volatilidade de diferentes classes de ativos têm sido afetados, com reflexos nas condições financeiras globais. Tal cenário exige particular cautela por parte de países emergentes em ambiente marcado por tensão geopolítica”, continuou o Copom no comunicado divulgado ontem à noite.

A decisão de ontem do Copom corresponde com a expectativa dos economistas do mercado financeiro, tendo por base indicações do próprio BC de que a taxa será mantida inalterada por um “período bastante prolongado” de tempo.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade