Foco nas vendas: Comércio entra no principal período de vendas do ano

Economia


06/10/2025 - O último trimestre do ano já começou e todo comerciante sabe que é o melhor período para vendas, que exige estratégia, mobilização e engajamento. Isso porque a reta final do ano concentra três datas estratégicas para o setor: o Dia das Crianças, que será comemorado neste domingo, dia 12, vindo depois a Black Friday, em 28 de novembro; e, finalmente, o Natal, quando as lojas funcionam em horário estendido por cerca de 15 dias.
Não importa o resultado, o lojista vive de otimismo, seja para impulsionar o vendedor ou para motivar o consumidor, principalmente aquele que está em dúvida. Todo comerciante sabe que o consumidor que está em dúvida sobre a compra de determinado produto, na verdade ele quer fechar a compra. Muitas vezes, só precisa de um pequeno discurso motivacional.
Análises são positivas, no cenário nacional, apontando que a confiança do comércio também apresentou melhora. Segundo levantamento do Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), o índice avançou 1,6 ponto em setembro, chegando a 84,7 pontos, após duas quedas consecutivas.
Apesar desse avanço, o estudo alerta que fatores como juros elevados e alto endividamento das famílias ainda restringem o consumo. "O momento favorável, com baixo desemprego e renda familiar em alta, não se traduz totalmente em otimismo para o setor, pois essas variáveis impactam negativamente as expectativas para os últimos meses de 2025", aponta a nota do Ibre/FGV.
Para o comerciante, mesmo diante de um cenário desafiador, é importante apostar na potencialização das vendas. É importante apostar na tradição das datas de final de ano, o que acaba estimulando o consumo. O comerciante precisa estar atento, inovar e aproveitar esse período para fidelizar clientes, uma coisa que nem todos fazem.

DIA DAS CRIANÇAS
Com este objetivo de estimular as vendas, o Sincomércio definiu o horário especial de funcionamento para esta semana. Nesta sexta-feira, dia 10, as lojas estarão abertas das 9 às 22 horas. Já no sábado, dia 11, o atendimento aos consumidores será das 9 às 17 horas.
A expectativa nesta semana é de maior movimento nas lojas e aumento da procura por presentes, reforçando a relevância da data para o setor. Mesmo porque o quinto dia útil do mês ainda não ocorreu, acontecendo somente hoje ou amanhã, terça-feira, dependendo do setor.

No domingo, o comércio estará fechado. Já os supermercados estarão funcionando normalmente, respeitando a carga horária de seis horas por trabalhador, apesar de ser feriado.

DEMAIS DATAS
Os horários de funcionamento do comércio para a Black Friday e para o Natal serão definidos em conjunto pelo Sincomércio e o Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio de Tupã e Região), por meio da CCT 2025/2026 (Convenção Coletiva de Trabalho).

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade