Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto
Envie a sua notícia por e-mail:
Últimas Notícias:
A natureza é uma das principais tendências na decoração de imóveis residenciais e comerciais. Ela transmite a calma de uma paisagem nativa ou exótica, em meio à correria do dia a dia.
A decoração natural destaca uma das principais preocupações da modernidade: a preservação ambiental e a sustentabilidade. Arquitetos e designers investem cada vez mais no tema, que está em alta nos dias atuais.
Em meio a prédios espelhados, que dão o tom da era moderna, começa-se a observar tons esverdeados que invadem, aos poucos, as selvas de pedra.
Para sair do trivial, e do lugar-comum em decoração, muitos moradores investem no plantio de espécies exóticas, que chamam a atenção. Em muitos casos, elas chegam a se confundir com a flora nativa.
É o caso da espécie “Pandanus tectorius”, nativa da Malásia, do Leste da Austrália e das ilhas do Pacífico. Alguns tupãenses descobriram a espécie e decidiram decorar suas residências com o conhecido “pé-de-abacaxi”. O fruto se parece com uma de nossas tradicionais frutas. Seu aspecto se parece com um abacaxi devido ao seu formato e coloração. O fruto possui coroa, mas seus espinhos não são como o do abacaxi. A árvore se destina, apenas, para decoração de ambientes externos e precisa de espaço para se desenvolver. Um exemplar, está plantado em uma residência na Vila Abarca.
Espécie
A espécie Pandanus tectórios cresce nas planícies costeiras tipicamente perto da borda do oceano. Nomes comuns em inglês incluem “screwpine” taitiano, thatch screwpine, hala tree, pandanus e pu hala em havaiano. A fruta é às vezes conhecida como fruta hala.
Trata-se de uma pequena árvore que cresce verticalmente. O tronco único é delgado com casca de anéis marrons. Ela é espinhosa. É apoiada por raízes que firmemente ancoram a árvore ao solo. As raízes às vezes crescem ao longo do galho, e elas crescem em amplos ângulos em proporção ao tronco.
Flores
Pandanus tectorius é dióico, significando que as flores masculinas e femininas são carregadas em árvores separadas, com flores masculinas e femininas muito diferentes. Flores masculinas, conhecidas como racemos, são pequenas, perfumadas e de curta duração, durando apenas um único dia. As flores são agrupadas em 3 e reunidas em grandes cachos rodeadas por grandes brácteas brancas. Esses aglomerados têm cerca de 1 pé de comprimento e são perfumados. Flores femininas lembram abacaxis.
Fruta
As árvores de P. tectorius produzem um fruto grande e segmentado. Embora não relacionado, a fruta se parece com um abacaxi. O fruto de P. tectorius é ovóide, elipsoide, subgloboso ou globoso, com um diâmetro de 4 a 20 cm (1,6 a 7,9 pol) e um comprimento de 8 a 30 cm (3,1 a 11,8 pol). A fruta é composta por 38-200 falanges em forma de cunha, muitas vezes referidas como chaves ou carpelos, que têm uma casca fibrosa externa e são 8 polegadas de comprimento. Há cerca de 40 a 80 chaves em cada fruta e a cor da fruta pode ser amarela, laranja ou vermelha com um top verde. As falanges contêm duas sementes em média, com um máximo de oito relatadas. As falanges são flutuantes e as sementes dentro delas podem permanecer viáveis por muitos meses enquanto são transportadas pelas correntes oceânicas.
Sem se importar muito com todos esses detalhes, muitas donas de casa escolhem essa planta pela sua beleza. A opção, naturalmente, é pela planta feminina, por causa de seus frutos.
01/04/2026 - O Parque Ecológico "Izidoro Nechar" em Tupã, situado na baixada d[...]
01/04/2026
01/04/2026 - A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio da Delegacia de [...]
01/04/2026
01/04/2026 - Imagine que um pequeno inseto verde entra voando pela janela da sua[...]
01/04/2026
Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto
Envie a sua notícia por e-mail: