"FRAGMENTOS" DA HISTÓRIA DE TUPÃ

Geral


1.”Perpetuando a memória do infatigável  e ilustre jornalista Stélio Machado Loureiro, batalhador invicto em prol dos interesses dos municípios do Estado de São Paulo, é dado ao Parque Infantil desta cidade o nome de Stélio Machado Loureiro” (foto). O espaço está localizado no quadrilátero formado pela Avenida Tapuias, Rua Cherentes, Rua Paiaquás e Rua Piratinins. Alí funciona o Ambulatório de Saúde Mental e, o mais, uma vasta área ociosa.

1.1. Tratando dessa homenagem, a Lei nº 398, de 16 de abril de 1956, assinada pelo prefeito Irio Spinardi (foto), determina que “em dependência principal do Parque Infantil será afixada placa de bronze com os seguintes dizeres: ‘Stélio Machado Loureiro - o Municipalista - Homenagem da Cidade de Tupã -  Falecido em 19.12.1955’” e que “à familia do extinto jornalista Stélio Machado Loureiro, residente em São Paulo, capital, é concedida, em caráter excepcional, a contribuição de Cr$ 10.000,00 (dez mil cruzeiros).

1.2. Stélio Machado Loureiro nasceu em Rincão/SP em 12 de outubro de 1919. Iniciou os estudos em Campinas e, graduado, lecionou História em Bebedouro/SP. Interessou-se pela política mas, na década de cinquenta tornou-se um municipalista fervoroso por acreditar no fortalecimento do município que propicia uma dinâmica social ágil e eficiente. Considerado arrojado em suas idéias para a época. Era um poeta quando escrevia cartas e crônicas. Escrevia com ousadia artigos para jornais, onde mostrava ousadia para homeagear, com clareza, a verdade, a justiça e o direito. Deixando o magistério, dedicou-se exclusivamente ao jornalismo, integrando os Diários Associados. Foi o responsável pela fundação da Associação Paulista de Municípios - APM, Escreveu o livro História da história do Brasil. Stélio Machado Loureiro tinha como emblema o chapéu de palha, simbolo da naturalidade e da harmonia. Muito cedo teve sua vida interrompida. Foi tragado pelas águas do Rio Paraná, quando se dirigia para assistir a uma missa campal, em ação de graça, no local onde mais tarde seria instalada a Usina de Urubupungá. O barco em que atravessava virou, levando-o de nosso convívio aos 36 anos.
2. Presença do empresário Guerino Ferrari, o primeiro, a partir da direita, na primeira fila, em reunião promovida pela Cooperativa dos Produtores de Leite da Alta Paulista - COPLAP. Foi ele o fundador da conhecida Fábrica de Malas Imperial, então na Vila Vargas, hoje na Vila das Indústrias.

David de Castro (dacajur@hotmail.com)
servidor público municipal - 1973|2017

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade