Pessoa idosa: Conselho municipal elabora material para conscientizar sobre cuidados

Geral


20/06/2025 - O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Tupã produziu e vai distribuir uma cartilha com orientações sobre um tema ainda pouco debatido pela sociedade: a violência contra a pessoa idosa. A ação integra a série de iniciativas conhecida como “Junho Violeta”, que coloca o tema em destaque.
“A campanha é alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho”, explica o material de divulgação preparado pelo conselho. 
De acordo com o texto, a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o propósito de alertar sobre os diversos tipos de violência sofridos pela população idosa, e incentivar o respeito e a garantia de direitos dessa parcela da sociedade.
Além da agressão física, a cartilha alerta que a violência contra o idoso pode ocorrer de diversas formas, como pressões psicológicas (humilhações, xingamentos, ameaças e isolamento), financeiras (uso indevido do dinheiro do idoso e empréstimos sem consentimento), por negligência (falta de cuidados básicos com saúde, higiene, alimentação e medicamentos) ou por abandono.

Pessoas que testemunham essas formas de agressões devem agir imediatamente, através do Disque 100, canal de denúncia anônima e gratuita. Ou ainda entrando em contato com a Polícia Militar, através do telefone 190 ou informando a Delegacia de Polícia ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade