Influenza Aviária: Após novo caso em ave silvestre, Defesa Agropecuária reforça atividades educativ

Geral


10/07/2025 - A Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) informa que novos casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) foram confirmados pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), na terça-feira. 
Os casos acometeram novamente aves silvestres, desta vez três irerês (dendrocygna viduata) que foram encontradas no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, não sendo aves residentes do local. 
Diante do caso, a Defesa Agropecuária, em conjunto com a direção do parque e com a prefeitura, irá intensificar as atividades de educação sanitária no local a fim de conscientizar a população acerca dos procedimentos que devem ser adotados para evitar a propagação da doença.
Importante ressaltar que não há risco à população, nem impacto na produção avícola, e que o consumo de carne de aves e ovos é seguro.

O Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA) através de suas equipes e também da equipe da Divisão de Fauna Silvestre da Prefeitura Municipal, já atuam no local realizando diariamente vistorias clínicas e, até o presente momento não há sinais de sintomatologia compatível com IAAP. 

A gerência do programa informa ainda que não haverá sacrifício sanitário no local devido à ausência de sinais clínicos nos animais existentes no local.

A Defesa Agropecuária frisa que em se tratando de foco de IAAP em ave silvestre, não ocorre embargos nas exportações de carnes e ovos, não sendo alterado o status sanitário de São Paulo e do Brasil perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade